A famosa “Pirâmide Curvada” do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa “Pirâmide Curvada”, construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos.

Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, uma das mais bem conservadas no Egito, é uma estrutura de 101 metros que desempenhou um papel importante na evolução da construção das pirâmides, de acordo com a Reuters.

Os primeiros 49 metros foram levantados num ângulo inclinado de 54 graus, antes de diminuir no topo. Outro facto interessante é que os arqueólogos ainda não sabem ao certo onde o faraó foi enterrado, podendo ter sido dentro desta pirâmide ou em algum outro lugar.

Segundo alguns arqueólogos, a pirâmide teria sido concluída às pressas, o que justifica o formato. O faraó Senefuru, não satisfeito com a obra, mandou erguer a Pirâmide Vermelha, a alguns quilómetros a norte.

Aberto ao público após um período de restauração, a pirâmide oferecerá aos turistas a oportunidade de descer por um túnel estreito de 79 metros a partir de uma entrada na sua face norte, localizada a uma altura de 12 metros, e alcançar duas câmaras no seu interior.

Além disso, os visitantes podem visitar uma pirâmide adjacente de 18 metros de altura, possivelmente construída para Heteferés I, a esposa do faraó da Dinastia IV. A rainha foi mãe do faraó Quéops, o construtor da grande pirâmide de Guiza. Segundo alguns especialistas seria filha do último rei da III dinastia, Hórus Huni.

Esta construção foi aberta pela primeira vez desde a sua escavação em 1965. Durante a abertura, arqueólogos mostraram múmias, máscaras, ferramentas e caixões descobertos durante as escavações, que começaram no ano passado perto das pirâmides de Dahshur.

A cerimonia de inauguração desta pirâmide incomum e outra, também localizada na área arqueológica de Dahshur, foi realizada a 13 de julho e contou com a presença de embaixadores estrangeiros e representantes da Unesco, de acordo com o Egypt Today.

As autoridades estão a tentar promover o turismo em Dahshur. O sítio encontra-se no deserto, atrai apenas alguns visitantes e é livre da agitação de Gizé. A promoção de Dahshur é parte de um impulso mais amplo para impulsionar o turismo, uma importante fonte de receita externa para o Egito, que caiu drasticamente após a revolta do país em 2011, antes de se recuperar gradualmente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …