Famílias mais numerosas tendem a ser mais conservadoras

Famílias mais numerosas tendem a ter visões mais conservadores sobre questões sociais, concluiu uma nova investigação levada a cabo por um cientista da Universidade da Califórnia e outro da Universidade de Stanford, ambas nos EUA.

Para chegar a esta conclusão, Tom Vogl e Jeremy Freese analisaram dados do General Social Survey (GSS), procurando obter uma correlação entre o tamanho da família e as suas opiniões sobre questões sociais, como o casamento homossexual ou o aborto.

O GSS é uma pesquisa sociológica que, desde 1972, recolhe e armazena dados de entrevistas de cidadãos norte-americanos sobre questões sociais.

Foi a partir deste banco de dados que os cientistas fizeram a análise, retirando também desta plataforma a informação sobre o tamanho de família e os seus valores.

Vogl e Freese descobriram que o tamanho do agregado familiar pode influenciar significativamente as visões políticas e sociais dos seus membros. Especificamente, os cientistas descobriram que as famílias mais numerosas tendem a ter opiniões mais conservadores sobre o aborto ou casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Tal como observa o portal Phys, os cientistas acreditam mesmo que existe uma correlação entre as variáveis – pertencer a uma família numerosa pode realmente levar as pessoas a ter opiniões de cariz mais conservador.

Os cientistas, que publicaram recentemente os resultados da sua investigação na revista cientifica Proceedings of the National Academy of Sciences, sugerem ainda que as pessoas com mais filhos ou irmãos refletem um padrão de uma família maior e, por isso, tendem a ser mais religiosas e menos instruídas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …

De Cristas aos encontros com Salgado. PS já tem 14 perguntas sobre o Novo Banco para Passos

Depois de Carlos Moedas e Cavaco Silva, o PS já tem perguntas que quer fazer ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.  De acordo com o semanário Expresso, o …