Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente.

Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines no leste da Ucrânia, em 2014, disse que 290 familiares e pessoas próximas apresentaram um pedido de indemnização por “distúrbio emocional” contra quatro suspeitos responsáveis pelo acidente.

A advogada Arlete Schijns falava durante uma audição preliminar no longo processo legal contra três russos e um ucraniano suspeitos de envolvimento no derrube do voo MH-17 entre Amesterdão e Kuala Lumpur em 17 de julho de 2014.

Não houve sobreviventes entre as 298 pessoas a bordo do Boeing 777. Nenhum dos suspeitos compareceu no tribunal, e o caso vai prosseguir com a sua ausência.

“Nenhuma indemnização pode compensar as perdas sofridas pelos familiares. A indemnização pode fornecer um sentimento de reconhecimento quando se trata de danos morais e também pode proporcionar um certo sentimento de justiça”, disse Schijns aos juízes.

A advogada referiu ainda que 90 familiares pretendem depor em tribunal sobre o impacto do acidente, e quando o início das audições está previsto para junho.

Após uma investigação internacional que se prolongou por vários anos, os procuradores indiciaram quatro suspeitos — os russos Igor Girkin, Sergey Dubinskiy e Oleg Pulatov e ainda o ucraniano Leonid Kharchenko — pelo seu alegado envolvimento no derrube do aparelho, que ocorreu numa zona do leste da Ucrânia controlada pelos rebeldes pró-russos.

Os procuradores indicaram que o avião foi atingido por um sistema de mísseis Buk na Ucrânia disparado a partir de uma base militar russa. A Rússia nega qualquer envolvimento no derrube do aparelho.

Schijns disse que a indemnização por familiar se situa entre os 40.000 e 50.000 euros, dependendo da sua relação com a vítima.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.