Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente.

Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines no leste da Ucrânia, em 2014, disse que 290 familiares e pessoas próximas apresentaram um pedido de indemnização por “distúrbio emocional” contra quatro suspeitos responsáveis pelo acidente.

A advogada Arlete Schijns falava durante uma audição preliminar no longo processo legal contra três russos e um ucraniano suspeitos de envolvimento no derrube do voo MH-17 entre Amesterdão e Kuala Lumpur em 17 de julho de 2014.

Não houve sobreviventes entre as 298 pessoas a bordo do Boeing 777. Nenhum dos suspeitos compareceu no tribunal, e o caso vai prosseguir com a sua ausência.

“Nenhuma indemnização pode compensar as perdas sofridas pelos familiares. A indemnização pode fornecer um sentimento de reconhecimento quando se trata de danos morais e também pode proporcionar um certo sentimento de justiça”, disse Schijns aos juízes.

A advogada referiu ainda que 90 familiares pretendem depor em tribunal sobre o impacto do acidente, e quando o início das audições está previsto para junho.

Após uma investigação internacional que se prolongou por vários anos, os procuradores indiciaram quatro suspeitos — os russos Igor Girkin, Sergey Dubinskiy e Oleg Pulatov e ainda o ucraniano Leonid Kharchenko — pelo seu alegado envolvimento no derrube do aparelho, que ocorreu numa zona do leste da Ucrânia controlada pelos rebeldes pró-russos.

Os procuradores indicaram que o avião foi atingido por um sistema de mísseis Buk na Ucrânia disparado a partir de uma base militar russa. A Rússia nega qualquer envolvimento no derrube do aparelho.

Schijns disse que a indemnização por familiar se situa entre os 40.000 e 50.000 euros, dependendo da sua relação com a vítima.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …