Família de Pablo Neruda acusa serviço médico-legal de atrasar investigações

Biblioteca del Congreso Nacional de Chile / wikimedia

Salvador Allende com Pablo Neruda

A família de Pablo Neruda, que acredita que o Prémio Nobel da Literatura de 1971 foi envenenado, acusa o serviço médico-legal chileno de atrasar as investigações sobre a morte do poeta.

A família de Pablo Neruda acredita que o poeta comunista, simpatizante do Presidente deposto Salvador Allende, foi envenenado. Em 2013, o corpo do poeta foi exumado para que fosse analisada a causa da sua morte. Contudo, falta ainda um aval final para confirmar com exatidão os resultados dos exames que poderão revelar se Pablo Neruda faleceu, ou não, na sequência de um cancro.

Devido a este atraso, a família do poeta acusa o Instituto Médico Legal de Santiago de fazer obstrução à Justiça.

Há dois anos, um grupo de especialistas internacionais detetou uma forte presença de uma substância paralisante no corpo do poeta. Contudo, era preciso analisar o solo em torno da sepultura do militante comunista, para se ter certeza absoluta de que a contaminação não era posterior à morte.

Desta forma, conforme salienta a RFI, falta ainda analisar três pequenos frascos de laboratório, cheios de terra, para que se possa encerrar definitivamente as investigações científicas do caso Neruda.

Segundo o advogado da família, Rodolfo Reyes, que também é sobrinho do poeta, o serviço médico-legal chileno tem-se recusado a colocar as amostras à disposição da Justiça.

“O instituto médico-legal afirmava que não tinha as amostras, que teriam sido usadas noutras análises. Mas numa busca oficial no dia 25 de julho, ordenada pelo juiz Mario Carroza, as amostras foram encontradas. É inexplicável que o serviço tenha mentido ao juiz. Isto teve consequências muito negativas”, disse Rodolfo Reyes.

Uma das consequências foi o atraso de vários meses nas investigações. A partir de agora, a família de Neruda tem esperanças de que as amostras sejam enviadas rapidamente para um laboratório no Canadá, que deverá realizar os últimos exames relativos ao caso.

ZAP // RFI

PARTILHAR

RESPONDER

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …