Família italiana encontrou tesouro arqueológico nas obras da casa de banho

(dv) Museo Faggiano

Museu Faggiano em Lecce, Itália

Tudo começou por causa de uns canos estragados numa casa de banho. Depois de azulejos e paredes partidas, Luciano Faggiano e os seus filhos encontraram um tesouro arqueológico que deu origem ao mais carismático museu de Lecce, em Itália.

Neste país banhado pelo Mediterrâneo, qualquer escavação pode levar a vários achados arqueológicos – e foi isso mesmo que aconteceu com a família Faggiano, que descobriu, por trás da parede de uma casa de banho, uma cidade da época messápia, ou seja, de 500 anos antes da conquista dos romanos.

Foi em 2000 que esta família começou as obras na residência, que tinha estado arrendada, visando transformá-la num restaurante típico italiano. Havendo um problema com os canos da casa de banho, Luciano Faggiano e os seus filhos começaram a partir azulejos e paredes, e foi então que se depararam com a extraordinária descoberta.

Andrea Faggiano, um dos filhos do sortudo pai de família, conta à BBC que, nos últimos anos, já encontraram “mais de cinco mil peças de cerâmica” de várias épocas históricas.

As escavações feitas no local chegaram aos 15 metros de profundidade e, entre as descobertas arqueológicas, estão ossários, tanques e desenhos datados de há 2.500 anos.

Em 2001, depois de os boatos da descoberta terem alastrado pela vizinhança, a autarquia de Lecce ordenou o término nas escavações, que decorriam de forma ilegal, pretendendo tomar conta da situação. Volvido um ano, as autoridades ainda não tinham feito nada, e Luciano Faggiano ofereceu-se para continuar as escavações com a supervisão de arqueólogos.

O Museu Faggiano acabou por ser inaugurado em 2008 e foi uma ideia do patriarca da família. Está aberto ao público em pleno centro histórico de Lecce e pode fazer-lhe uma visita virtual através do vídeo que se segue.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …