Famalicão 1-2 Sporting | Triunfo de leão com gosto pelo precipício

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O Sporting conseguiu, finalmente, vencer o Famalicão desde que os minhotos regressaram ao principal escalão do futebol português.

Os “leões” superiorizaram-se por 2-1, estiveram por cima quase todo o jogo, mas antes de conseguirem “matar” o encontro, com um terceiro golo, sofreram um tento perto do fim que lançou minutos derradeiros tensos.

O “Fama” vendeu cara a derrota perante uma formação de Alvalade com gosto pelo precipício e sem a tranquilidade mental para controlar as partidas do início ao fim. Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Iván Jaime fizeram os golos.

Perante um Famalicão sem pressionar alto e algo encolhido, o Sporting entrou bem no jogo, mandão e a criar alguns lances de perigo, primeiro por Trincão, aos oito minutos, com o extremo a acertar no poste, e depois em dose dupla por Pedro Gonçalves (10′ e 16′), em ambos os casos a ser negado por Luiz Júnior. A estratégia reativa e pouco acutilante do “Fama” acabou por ter um peso grande nesta primeira parte.

A pressionar bastante, liderado por Trincão, o extremo fez o primeiro da partida aos 42 minutos, confirmando em cima da linha um primeiro remate (enrolado) de Paulinho. E ainda antes do descanso, o árbitro assinalou mão na bola de Rúben Lima na área e, na conversão da grande penalidade, Pedro Gonçalves fez o 2-0, resultado a refletir fielmente o que se passou em campo.

O melhor em campo nesta fase era precisamente “Pote”, com um GoalPoint Rating de 7.2, com um golo, três remates enquadrados em três realizados e excelentes quatro passes para finalização, mais três que qualquer outro jogador.

O Famalicão tentou reagir na segunda parte, teve um pouco mais de bola, atacou mais e limitou as saídas leoninas em transição. Aos 62 minutos surgiu o 3-0, por Morita, que acabou anulado por fora-de-jogo. Contudo, este lance marcou nova viragem no jogo. O Famalicão como que sentiu o golo… que não valeu e voltou a ser dominado, com os “leões” a estarem sempre mais perto do terceiro do que os da casa de reduzir.

Só que o futebol é assim mesmo. Aos 79 minutos, Iván Jaime realizou um pontapé acrobático, a bola desviou em St. Juste e traiu Antonio Adán. O jogo estava relançado, os homens da casa recuperaram o ânimo e começaram a criar diversos lances de ataque.

O jogo estava longe de decidido, a ansiedade tomou conta da formação lisboeta que, ainda assim, fechou-se e conseguiu vencer pela primeira vez em Famalicão desde o regresso dos minhotos ao escalão principal.

Melhor em campo

O médio-ofensivo leonino foi o melhor em campo num estádio que bem conhece, ante a sua antiga equipa. Pedro Gonçalves marcou, inclusive, de grande penalidade, não festejando praticamente o seu tento.

O GoalPoint Rating de 7.3 reflete também três remates, todos enquadrados e realizados no primeiro tempo, mas também cinco passes para finalização, sete ofensivos valiosos, recebeu 11 aproximativos e registou sete ações com bola na área contrária.

Destaques do Sporting

Trincão 6.9

O extremo foi dos mais esclarecidos do Sporting, em especial na primeira parte, uma vez que saiu a meio da segunda. Trincão fez um golo, acertou uma vez no poste, fez cinco remates, três enquadrados e uma condução super aproximativa.

Paulinho 6.5

O atacante poderia ter terminado o jogo com um golo, não tivesse Trincão “roubado” o tento em cima da linha, no 1-0. Paulinho foi o mais rematador do jogo, com seis disparos, dois enquadrados, fez uma assistência em três passes para finalização e acumulou nove acções com bola na área contrária.

Morita 6.3

O japonês é o “patrão” do meio-campo sportinguista e chegou a marcar um golo, que acabou anulado. Morita somou dez recuperações de posse, máximo como Moura, quatro desarmes e bloqueou dois remates.

Gonçalo Inácio 6.2

Jogo esforçado do central, que esteve muito bem no passe, terminando com uma eficácia de 93%. Destaque para nove passes longos certos em dez, oito recuperações de posse e acumulou dez ações defensivas, entre elas dois bloqueios de remate.

Coates 6.0

O uruguaio não complicou e assinou quatro alívios, afastando de qualquer forma o perigo minhoto. Destaque para o capítulo do passe, com 49 certos em 51 (96% de eficácia).

Ugarte 5.6

Com pouca presença no jogo ofensivo do “leão”, Ugarte esteve muito certo no passe (95% de eficácia), registou o máximo de interceções (4) e de acções defensivas no meio-campo contrário (5).

St. Juste 4.9

O central esteve muito bem no passe, com o máximo de entregas certas (80) e tentadas (86). Somou oito recuperações de posse, mas sentiu muitas dificuldades nos duelos, terminando com apenas duas acções defensivas.

Destaques do Famalicão

Luiz Júnior 6.7

O brasileiro pode ter estado ligado negativamente ao primeiro golo leonino, mas o guardião teve um jogo muito positivo, uma vez que somou seis defesas, três delas a remates na sua grande área.

Iván Jaime 6.2

O espanhol entrou a meio da segunda parte e revolucionou o futebol famalicense. Além do golo, num remate acrobático, tentou duas vezes o drible e teve sucesso numa.

Colombatto 5.9

O médio trabalhou muito, registando oito recuperações de posse. Além disso, somou quatro desarmes, três bloqueios de passe/cruzamentos e três acções defensivas no meio-campo contrário.

Resumo

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.