Fama do “candidato racista” chegou a Espanha (e até Marques Mendes critica o PSD)

André Ventura / Facebook

André Ventura, candidato PSD/CDS à Câmara de Loures

O antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes, defende que o partido fez mal em apoiar a candidatura de André Ventura à Câmara de Loures, mas não pelos comentários polémicos do candidato: porque “é comentador de futebol numa estação de televisão”.

O social democrata, comentador na SIC e antigo presidente do PSD, comentou a candidatura de André Ventura, que muito tem dado que falar, devido às afirmações polémicas contra a etnia cigana que levaram até à retirada de apoio do CDS.

Marques Mendes diz este domingo que “se mandasse, felizmente não mando coisa nenhuma: eu acho que este candidato nunca devia ter sido candidato, mas por uma outra razão até”. Porquê? Porque “é comentador de futebol na CMTV”.

“Eu sou um grande adepto da separação entre política e futebol, pertenço àquele conjunto de pessoas que gosta de política e de futebol, mas acho que as coisas convivem bem se estiverem separadas”, diz Marques Mendes.

É um retrocesso no PSD: no tempo do cavaquismo houve muito o recurso a candidatos do mundo do futebol mas mais tarde cortou-se com isso e agora volta-se ao passado. Por mim, continuo a ser favorável a uma completa separação entre política e futebol”, concluiu o comentador, que enquanto líder do PSD vetou nomes ligados ao futebol, como o de Valentim Loureiro, para candidatos do partido às autárquicas.

Em relação aos comentários polémicos de André Ventura sobre a comunidade cigana, Marques Mendes considera que o candidato esteve mal ao generalizar.

André Ventura “está certo quando diz que há problemas com comunidades ciganas, o que é errado é a generalização”. Porque “dizer que os ciganos não cumprem as leis – só porque alguns prevaricam – é um disparate tão grande quanto dizer que o PSD é um partido de desonestos só porque um ou outro militante esteve envolvido no BPN” – “não se pode generalizar.”

O pior é o populismo“. “O candidato não usou este tema para ajudar a resolver um problema” mas “para ganhar votos à custa de um preconceito” e “isto não é aceitável”. “A política não é a arte do vale tudo. Tem de haver regras. Nem todos os meios são legítimos para atingir os fins que se pretendem.”

O comentador social democrata concluiu apontando culpas também às autoridades, no que toca ao cumprimento de leis por parte da comunidade cigana: “Quem tem que aplicar as leis são as autoridades e quem prevarica tem, evidentemente, de ser punido, cigano, seja muçulmano, seja um português qualquer, normal”.

“Candidato racista”, diz o El País

O jornal espanhol deu a conhecer o “candidato racista que rompeu a coligação portuguesa de centro-direita”, André Ventura. No país vizinho, o El País fala do candidato à Câmara de Loures como alguém que “procura votos sem se importar de onde vêm ou como, independentemente das boas maneiras ou princípios”.

O jornal ridiculariza o candidato, dizendo que “tirando romeno”, André Ventura fala “quase tudo: espanhol, árabe, inglês, hebraico e francês. É licenciado em direito e até dá aulas nas universidades lisboetas”.

El País termina o artigo a dizer que Ventura, “encorajado pelo apoio do chefe do partido, Passos Coelho, acredita que as eleições de 1 de outubro lhe vão dar ou retirar a palavra. ‘O julgamento será feito pelos eleitores'”.

O jornal remata dizendo que “talvez sim, talvez não. Talvez o julgamento seja feito por juízes, já que o Bloco de Esquerda denunciou o candidato à Ordem dos Advogados por incitação ao ódio racial”.

ZAP //

PARTILHAR

39 COMENTÁRIOS

  1. A aplicação de rótulo de “racista” já não cola. Sobretudo quando toda a gente está careca de saber que o que André Ventura disse é verdade. Os jornalistas já deviam ter aprendido com o fiasco que foi insultarem Trump. O resultado é o oposto do que esperam.

    • belo comentario…..mas os jornalistas querem e intoxicar a opiniao publica de acordo com as suas cores clubisticas… ainda por cima e bom nao esquecer que o andre ventura e adepto do BENCICA e isso e muito mais mal visto do que dizer a verdade.

    • O que o andré ventura disse sobre os ciganos não é mentira e até concordo com algumas das coisas que afirma, mas o Trump ??? …não deixa de ser um palhaço!
      Entre André Ventura e Trump, nem há comparação possível!
      o Trump é um completo atrasado mental, um burro de primeira sem qualquer ponta por onde se lhe pegue! Teve sorte de ter um pai rico… e mesmo assim faliu inúmeras empresas do pai!
      Não comparemos!

  2. É um tema polémico, é. Agora provem que o que ele disse é mentira.

    Há muita gente a misturar moral, racismo, verdade e liberdade de expressão.

    • Resposta institucional: Se negarmos que as raças, etnias, religiões Existem, todos os problemas desaparecem como que por magia e misturam-se todos ké uma maravilha..
      Não existem (nem nunca existiram) problemas. O único problema que existe é as pessoas usarem olhos, ouvidos, talvez o tacto e decidirem fazer associações mentais. Isso agora é proibido por lei, e, em países tristemente avançados como a alemanha, é crime punível com coimas de milhões de euros (sim, milhões). Seria preferível ir preso, se calhar.
      Por isso, agora, ser enganado roubado ou intimidado só é crime se for perpetrado pela raça certa (a +/- branca). As outras são automatica e institucionalmente consideradas como os bichos, estão a agir conforme os seus instintos. Mas isso, (isso) não é racismo….

      • Quando temos problemas com um indivíduo branco, ninguém diz um branco bateu-me ou assaltou-me, diz-se um imbecil ou um fdp lixou-me. Passemos a usar essa forma de tratamento para toda a gente e acabou-se o falatório e os maus entendidos.

  3. Eu acho que este candidato tem cara de cigano, reparem no seu tom de pele, e deve ter sido expulso da comunidade por ser um verdadeiro imbecil e agora está à procura de vingança e, acima de tudo de votos de trogloditas que generalizam os problemas da sociedade como ele. Enfim…

  4. quem pratica odio puro é mesmo a esquerda terrorista…da 1 ate a 5 internacional todos unidos no odio a civilizaçao , a religiao, ao progresso …..
    esse odio reflete se nas abordagens enviezadas que fazem e a forma de atuar…
    em lisboa exigiram novas eleiçoes porque o presidente nao foi eleito e … neste momento esta na cml um presidente nao eleito… quando o santana lopes foi substituir barroso.. a esquerda terrorista levantou se em peso a pedir eleiçoes pois o escolhido nao tinha sido votado e agora… tem um 1 ministro que nao pertece ao partido mais votado como diz a lei e a constituiçao. chega ou querem mais????o candidato destacou o grande problema que sao os ciganos na sociedade portuguesa e especialmente em loures…. claro que a esquerda terrorista, apoia incondicionalmente quem desvirtua as leis , quem promove a desmoralizaçao da juventude, quem incentiva o odio quem proclama as liberdades… mas so respeita a sua propria liberdade… marques mendes e mais um papagaio cavaquista quase na carroça da esquerda….senao nao tinha cadeira assegurada numa televisao , esta esquerda odiosa… tem que usar estes papagaios, para confundir os incautos.

    • Esquerda terrorista vs direita santinha, quem ganhará este combate? Não perca as próximas autárquicas! Aposta abertas no Santana Flops Placard, com odds de miséria como costume, pois na Santa Casa vai tudo para os pobrezinhos como se sabe… Ps: Última hora, segundo Passos Coelho alguns apostadores desiludidos enforcaram-se em eucaliptos que não arderam este verão… Como? Ai isso não aconteceu realmente? Ups…

      • enfim sim… como nao tem argumentos faz apenas uma rabula absolutamente fora de proposito… quem quer confrontar a esquerda e direita sao aqueles que estao habituados à manipulaçao constante do cidadao incauto… a esquerda terrorista pois foi o terrorismo que elevou ao poder o sucialismo em espanha , foi com o terrorismo da mafia italiana que a esquerda socialista chegou ao poder em italia, em portugal ja se sabe que tendo brandos costumes… graças a deus nao tem havido terrorismo bombista como em atocha…mas um terrorismo verbal que leva a desalfabetizaçao geral. sera que costa foi votado para 1 ministro???? foi mas ficou em segundo….kkkk
        ah . para nao falar no terrorismo na venezuela praticado pelos defensores da esquerda socialista….lula e morales tambem se juntao ao brupo.. afinal a esquerda terrorista quer e defende tudo o que seja para destruir..seja a economia, a educaçao…ate as matas nao sabe defender… defende os ciganos porque eles representam uma forma de corroer a sociedade. provavelmente tambem defendem e subsidiam os traficantes de toda a especie e ate outras aberraçoes que a gente conheçe……

        • Sim, fiz uma piada digna de entrar para o Inimigo Público, é verdade. Mas realmente os seus argumentos são tão fortes e tão bem escritos que não carecem de mais resposta, é uma perda de tempo…

          • aceito que nao possa perder tempo em tornar claro o que a todo o custo querem escurecer….a verdade e muito incomoda e so se pode ver se tivermos coragem. se nao, escrevemos bitates como o sr fez.nao perca mais tempo em tentar encobrir o rei.. ele vai mesmo nu.

        • “sera que costa foi votado para 1 ministro????” O Costa NUNCA foi votado para Primeiro Ministro! O que foi votado foi a representação na Assembleia da República! Ponho isso nessa cabeça de uma vez por todas! Não existe eleição de Primeiro Ministro em Portugal!!!

          • olhe la sr(a) triologia…ja se sabe que nao ha votaçao direta para 1 ministro essa e uma verdade a la palisse…kkkk mas adiante. no entanto se os partidos apresentam um nome para 1 ministro durante a campanha eleitoral concerteza que essa pessoa indicada pelo partido sera tacitamente o 1 ministro. a constituiçao determina que o 1 ministro seja escolhido ou nomeado pelo partido mais votado, ou estou enganado????

            • Completamente enganado – com já vem sendo habito!!
              A Constituição não determina nada disso!
              Se assim não fosse, o Cavaco nunca teria indigitado o Costa como PM, quando o Passos não conseguiu formar governo!
              Mas, nesta altura do campeonato, ainda haver quem não saiba isto…

    • “tem um 1 ministro que nao pertece ao partido mais votado como diz a lei e a constituiçao.”
      Vou-lhe explicar uma vez mais para que entenda de uma vez por todas: Numa eleição legislativa, quem ganha é o partido e não o “futuro” Primeiro Ministro. Após esse facto, o partido apresenta ao Presidente da República a proposta de Primeiro Ministro. Após aprovação institui-se o Governo. De facto foi o PSD/CDS (PAF!) que ganhou as últimas eleições. Mas… Não teve maioria absoluta na Assembleia. O que é que acontece? Se nenhum partido ou deputado (tipo queijo Limiano, lembra-se?) apoiar o Governo aprovado pelo Presidente, nenhuma lei é aprovada. Acha que é possível governar assim? Mas é claro que não. Numa situação como esta, o Presidente tenta promover acordos com outras forças políticas para que seja possível governar. Como o Passos sempre se cortou a juntar-se ao PS e vice-versa, a coisa ficou preta… E eis que surge o António Costa, um negociador nato (provavelmente chamar-lhe-á de “rato”)! Oque é que ele consegue? Algo nunca visto (mas previsto na CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA): Conseguiu apoio parlamentar do Bloco de Esquerda e da CDU (e, eventualmente do PAN). E na prática o que acontece? O PS, BE e CDU (+PAN?) fazem a mioria na Assembleia. Maioria que permite aprovar leis (aquilo que a PAF não poderia fazer). Após muita resistência da abécula do Cavaco, lá teve de ceder e dissolver o Governo, passando a bola a quem teria condições de governar. O Costa apresentou as suas propostas (apoiadas pelos partidos de esquerda) e o Cavacão lá aceitou. Porquê? Porque está na CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA!!! Não sei se se recorda que já aconteceu algo semelhante diversas vezes. O PSD com o CDS, o PS com o PSD… a única diferença (e; mais uma vez, patente na CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA!) é que se trata de um acordo parlamentar e não governativo. de resto é em tudo igual ao que permitiu o PSD governar com o CDS (antes da PAF). Espero que tenha entendido. Qualquer dúvida não hesite, mas por favor: Não volte a usar a CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA como arma de arremesso sem a conhecer. A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA não serve só para a direita!
      Mais uma vez (em tom de resumo): A Assembleia é que faz as leis. O Governo (ou outras forças) propõem uma lei e é a Assembleia que aprova ou não. Portanto o Governo precisa do apoio da Assembleia. Sem ele não governa. O Presidente só aprova ou reprova aquilo que vem da Assembleia e não do Governo. Está a ver a força da Assembleia? E porquê? Pela representatividade do povo? Quer queira quer não; apesar da PAF ter ganho as eleições, na realidade foi a esquerda que teve mais votos e; por isso, mais deputados na Assembleia. O povo escolheu mais esquerda que direita. Faz sentido a direita governar quando o povo votou mais na esquerda? E o contrário, faz sentido também? Para mim não. Espero que, depois da minha explicação, também esteja de acordo comigo.

      • muito bem sr professor… tem graça mas nao e engraçado…. tenta esconder o sol com a peneira. provavelmente ja se esqueceu da chicana politica que a geringonça fez por inteiro a quando da substituiçao do barroso pelo santana, alegando que este nao tinha sido eleito.. lembra se ou isso voce ja esqueceu? tambem se lembra na camara de lisboa que a mesma geringomça exigiu eleiçoes dado que o presidente nao tinha sido eleito… e assim conseguiram novas eleiçoes.. tb se esqueceu? entao se esqueceu va avivar a memoria e depois diga me alguma coisa mais consistente e de acordo com a vontade da maioria..kkk sabe que mais???? numa eleiçao onde a maioria nao forma governo… o presidente da republica tem a prerrogatiba de dissolver e marcar novas eleiçoes.. so uma abecula como o cavaco nao percebeu isso. e triste que quando convem… tomam se determinadas atitudes, quando nao convem outras, é o marxismo a funcionar na sua plenitude…. agora que defenda o indefensavel …. mesmo que a constituiçao nao reprove acho caricato . nada mais.

        • Não me vou dignar a responder às suas insinuações. Acusa geringonças e esquece-se de “outras”… Adiante. O que queria era falar nesta afirmação: “o presidente da republica tem a prerrogatiba de dissolver e marcar novas eleiçoes.. so uma abecula como o cavaco nao percebeu isso.” Parece-me que foi você que não percebeu (sem querer chamar-lhe “abécula”. Sabe porque é que o Cavaco não dissolveu a Assembleia. Não foi porque estava a pensar nos interesses da nação (coisa que ele NUNCA fez). Não… Foi porque ele sabia que o PS ganharia umas novas eleições (sem maioria). Ele preferiu que houvesse um acordo parlamentar. E porquê? Porque pensava que não ia durar e, entretanto o PS sairia desgastado… E ganharia o PSD novamente. Foi por isso!
          Ah! Primeiro diz que consta na Constituição, mas agora acha caricato. Sabe a que isso me cheira? Bem… Digamos que a Constituição serve para umas coisas e não para outras. Esqueceu-se que foi a Constituição que permitiu o Passos unir-se ao Portas (que rico casalinho) e f…der o país inteiro (excepto os ricos)? E que tal essa memória?
          Não quis fazer qualquer graça, porque isto não tem graça nenhuma. Custou-me muito ver o partido mais votado unir-se ao TERCEIRO mais votado para formar governo (e que rico governo…) mas tive de aceitar. Porque é que não consegue aceitar este? Mesmo que não concorde com as políticas (algo que é óbvio)? A política vive da pluralidade. Quer mais pluralidade que esta, ou prefere a política (de direita) de um só sentido? Submissão á Europa e destruição do estado social e económico do MEU país. mal por mal, prefiro o Costa e Companhia. As Portas com Cristas e os Passo… atrás, já me chegaram. E não venha com essa que foi o PS que levou o país á bancarrota! Aí demonstra que a sua memória é mesmo selectiva. Só vê governos socialistas, mas ignora os “outros”. Enfim…
          Sei que prefere ficar assim. Nada que vá dizer (substanciado ou não) olhe vai mudar as ideias. Confesso que também não mudará as minhas. Pelo menos com argumentos parciais como os seus. E, com “parciais”, não me refiro a quantidade mas á tendência “clubística”. O PS teve culpa nas muitas governações? Sim! Mas “saltar” as responsabilidades de PSD e/ou CDS, é ser desonesto.
          Tenha uma boa vida (de preferência á “custa” de governos socialistas e companhia).

          • claro que nao se vai dignar…. ou voce nao fosse um iluminado, mas enfim.. ja sabemos o que a casa gasta com essa retorica tao certinha e tao constitucional. nem lhe vou lembrar que esse governo que f como voce diz… os pobres…kkkk, foi aquele que herdou a tal pesaada herança do sucialismo de socrates e do covil do rato.. talvez piores que cds e psd juntos… como voce diz e muito bem…. a conta do ps vivem os mais ricos e sempre foi assim em todo o mundo…. as maiores fortunas sao acomuladas nos governos de geringonças nao sei la porque.. e sabe porque chamo geringonça?? porque nao e uma coligaçao . aliança ou encontro de ideias mas apenas e tao so partilha do poder e por sorte o uso da conjuntura favoravel para comprar aderentes… e manter os sindicatos domados pela pouca seriedade dos parceiros mais marxistas da geringonça. afinal a pouca vergonha e tanta que nem vale a pena descrever… mas olhe la.. afinal nao me explicou porque e que os senhores do rato e seus aliados pediram nas ruas e nos jornaois eleiçoes quando o barroso saui de cena? afinal tb nao me explicou o porque das eleiçoes em lisboa porque o presidente nao tinha sido eleito… voce escreve muito, mas imagino que receba boa compensaçao . quando o povo e nao os lacaios abrirem os olhos talvez engula muitos sapos como e costume ao moradores do covil do rato, eu tenho uma boa vida porque tenho saude, e paciencia e tambem alguma condescendencia para com caes submissos, vulgo a voz do dono….mas nao e a conta dos governos do ps e aderentes….porque esses so dao boa vida a quem apresenta as quotas em dia e a quem lhes jura subserviencia total…( o basilia viu o por ai? o o vara?? e o godinho? o a lena? ….enfim… va se catar com a sua presunçao

          • olha outra a proposito da boa vida que os governos da geringonça nos da.. leia…”.Uma das promessas do Governo era aliviar a carga fiscal dos rendimentos mais baixos, mas o fiscalista Manuel Faustino frisa que o desdobramento do segundo escalão do IRS em dois patamares “não vai beneficiar nada” os contribuintes do nível inferior de rendimentos, “mas todos os superiores vão ganhar”.” limpa te a esse guardanapo.. e a outros que virao..kkkkkk.

  5. Se a queixa do partido da esganiçada Catarina Martins , tiver consequências judicias , meta-me também a mim no processo porque partilho inteiramente das declarações do André Ventura .
    Ela que me venha dizer na cara que eu incito ao ódio racial , que eu mando-a aquela parte.

    • eu tambem vou….ja que na zona onde vivo me deram uma liçao que nunca mais esqueço, quando ingenuamente quis defender umas ciganas que vendiam na rua e a quem a policia andava a impedir que fizesse o seu negocio….. quando afirmei “coitadas, ha tanto bandido a solta e estas pelo menos estao a trabalhar”…responderam me a trabalhar estou eu 8 h por dia recebo salario minimo e uma certe elas alem de venderem….. tem subsidios do estado para elas para os filhos nao pagam casa nem agua nem luz e passeiam se de mercedes .. e os maridos… cala te boca!!!!. mas como e evidente os defensores dos ciganos sao os mesmos defensores dos muçulmanos e dos terroristas.. tem o centro no rato…. so e pena que quem paga as favas desta escumalha andar por ai a seu belo prazer sao sempre os mais desprotegidos e os que menos culpa tem……

      • Aldrabão!!! Defendeste nada! Um racista não defende ciganos! Vai aldrabar outro… Dizes que conheces muito ácerca dos ciganos. Isso é o mesmo que dizer que os nazis conheciam muito ácerca dos judeus, ou os esclavagistas americanos e os seus escravos. Deixa-te de tretas aldrabão!

        • essa conversa mole e para mim? disse alguma mentira???onde leste que eu escrevi que conhecia muito acerca de ciganos?? deves estar a ler outro guiao!!! mas como ja percebi que es um cachorro emestrado.. nao foste vacinado contra a raiva. mas deixa me perguntar… es de raça pit bull ou pastor alemao?… ah deves ser boxer..pois babas te muito.sabes percebo melhor de caes danados do que de ciganos….

  6. Com tanto comentador a defenderem a causa cigana não tenho dúvidas que daqui por algum tempo vamos passar a ter uma vida mais segura e tranquila pois estes senhores certamente se irão dispor a receberem em suas casas um cigano onde lhes irão pôr ao dispor cama, mesa e roupa lavada e uns bons patacos para uma vida de folia e assim ficaremos nós livres de uma visita inesperada de um abutre destes.

  7. Deste cromo, que é “comentador” da CMTV e que escreveu um livro com a bruxa Maya nunca se poderia esperar grande coisa, MAS, desta vez, acertou em cheio em tudo o que disse!
    Não que ele seja um bom candidato ou sequer exemplo de alguma coisa, mas em relação aos ciganos, tudo o que ele disse é a mais pura realidade!
    Quem disser o contrário, ou não conhece a realidade, ou é mentiroso e hipócrita!
    Ele também NÃO disse que eram TODOS assim; é importante frisar isso!.
    .
    Em relação ao “monte de estrume” Mendes e aos seus “comentários” da treta, ainda bem que ele não manda “nada”, pois já nos basta a “caca” que sai daquela sua boca suja e mafiosa!!
    O seu passado e as suas ligações aos que diariamente roubam Portugal, são mil e uma vezes bem mais graves do que de qualquer desabado de um qualquer candidato autárquico!…
    Quem lhe dá tempo de antena, neste caso, a SIC, devia ter vergonha e mais consideração pelos seus espectadores!….

    • “Quem disser o contrário, ou não conhece a realidade, ou é mentiroso e hipócrita!” Ora bem… Vou pegar nesta afirmação e usá-la contra si. Não se importa pois não?
      Quem concordar, ou não conhece a realidade, (ou?) é mentiroso e racista! Que tal? Então!? Falamos da liberdade e nã me deixa expressar a minha opinião? Será que a liberdade é só para “os bons” (sendo que os maus são aqueles que respeitam todas as outras culturas)?

      • Não deixo?!
        Onde/quando?
        Pode dar a sua opinião à vontade!!!
        Tem total liberdade para isso, até porque em democracia há lugar para todas a opiniões – até mesmo para as mais estúpida e completamente fora da realidade!
        Quando, para se dar uma opinião, for necessário conhecimento, inteligência e bom senso, aí vai haver muitas gente que não vai ter direito a ela!…

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mafiosa disse?????? va ler o histporia do seu amigo socrates, do vara do basilio… do lena, etc etc… +ara ja nao falar dos mortos….. mafia disse voce??? com um desgoverno a arder, com 5 ou seis elementos acusados de se servirem do seu estatuto para ganhar vantagens, com a cumplicidade dos midia controlados e silenciados por um polvo gigantesco…. voce vem falar em mafia??? nao me diga que tambem usa a carroça dos burros para trazer po da eira e anda de mercedes para passear no nabal???? tome juizo ja que vergonha nao a tem

      • Ah?!
        O teu caso está cada vez mais grave!…
        É que além de não teres capacidade para interpretar o que está escrito, tens um “dom” para baralhar tudo!…
        Mas pega lá no M. Mendes, no Sócrates, no Vara, etc e deita-os todos ao rio… e vai também!!

        • sabes muito( desta vez deste me direito de resposta….)… mas nao me enganas… podes enganar os da tua laia, mas nao quem le o zap!!!. ja nao vale a pena o dialogo quando o que te move é apenas a propaganda .. eu nao interpreto o que esta escrito, para isso basta ler , eu interpreto a tua indole quando fazes afirmaçoes mais que ridiculas….claro que posso deitar ao rio socrates e outros, esses ja sao passado ne??? e preciso e que fiquem os outros iguias ou piores que esses… basilio, costa,papa viagens…. e ate os mestres dos impostos…

  8. “Tem total liberdade para isso, até porque em democracia há lugar para todas a opiniões – até mesmo para as mais estúpida e completamente fora da realidade!”. Nisto estamos de acordo. Sem dúvida!!! E a afirmação seguinte também! “Quando, para se dar uma opinião, for necessário conhecimento, inteligência e bom senso, aí vai haver muitas gente que não vai ter direito a ela!…” Talvez seja um caso de má sintonia…

  9. Disparate. Não são incitações ao ódio nem comentários racistas. Sei do assunto. Aquilo que li deste candidato são factos há muito conhecidos. E é tudo verdade. Há excepções entre os ciganos e alguns querem integrar-se minimamente, mas são a excepção que confirma a regra. De facto nunca a comunidade cigana em Portugal seu mostras de respeito pelo Estado de Direito nem sequer por quaisquer direitos de outras pessoas a não ser os deles próprios. A mim muito me agradaria que os ciganos começassem a dar sinais desse sentido de justiça e equidade e de tentar melhorar a sua própria imagem pública e que pudessemos todos conviver bem antes que o povo se revolte realmente contra esta e outras discriminações EXTREMAMENTE positivas que os agentes políticos normalmente fazem face aos ciganos (por medo… infelizmente e vergonhosamente para uma sociedade civilizada que dizemos ser..) e cheguemos a extremismos com consequências de retrocesso civilizacional como vemos em toda a europa. É bem melhor que se aponte o problema como faz o candidato e se digam as verdades para se corrigir e o resto do povo possa aceitar melhor “futuros” cidadãos ciganos, quando viverem em cidadania connosco e não no seu submundo sem lei

RESPONDER

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …