Quando faltarem 5 dias para o apocalipse a NASA avisa

Astrónomos e programadores da NASA criaram um sistema de alerta precoce para um eventual “ataque asteroidal”, que pode, com quase 100% de garantia, detetar qualquer asteróide cinco dias antes de este se aproximar da Terra.

Ao longo das últimas décadas, cientistas de todo o mundo têm vigiado ativamente os asteróides próximos da Terra e conduzido uma espécie de censo cósmico, na tentativa de entender a que ponto são perigosos para a Humanidade.

No espaço próximo à Terra há tantos asteróides que os astrónomos tiveram de criar uma tabela especial para avaliar a hipótese de estes atingirem a Terra.

Apesar do grande número descoberto nos últimos anos, com a ajuda de telescópios terrestres e do observatório WISE (Explorador Infravermelho de Campo Amplo), muitos asteróides grandes e inúmeros objetos espaciais menores (do tamanho semelhante ao do meteorito que caiu em Chelyabinsk em fevereiro de 2013), há muitos outros que ainda não foram descobertos.

Segundo o relatório publicado pela NASA em 2011, até hoje conhecem-se apenas cinco mil asteróides com diâmetro aproximado a uma centena de metros, enquanto se estima que o número total de asteróides seja de dezenas de milhares.

O número de corpos objetos menores dentro do cinturão principal de asteróides pode ser ainda maior e chegar a um milhão.

É por esta razão que a NASA, a Roscosmos e outras agências espaciais estão a trabalhar para desenvolver sistemas de deteção de asteróides antes de estes atingirem a Terra.

O primeiro projeto desse tipo foi o sistema Scout, desenvolvido na NASA e testado com sucesso em novembro deste ano.

Ao usar o telescópio PAN-STARRS, foi possível detetar o asteróide 2016 UR36 cinco dias antes do seu encontro com o nosso planeta, calcular o seu diâmetro (entre cinco e 25 metros) e determinar a distância entre ele e a Terra.

Segundo o Universe Today, o prazo de cinco dias pode parecer insuficiente mesmo para enviar uma missão liderada por Bruce Willis ao estilo “Armageddon”. Mas antigamente, os cientistas só eram capazes de detectar tal “assassino espacial” algumas horas antes da sua queda.

Com cinco dias de vantagem, os cientistas podem, pelo menos, avaliar os eventuais prejuízos e tomar as medidas adequadas para conseguir salvar os habitantes da respetiva área.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ainda este ano (faz uns 2 a 3 meses).. detectaram um apenas 3 dias antes de passar entre a lua e a terra..

    … se acertasse não ia ser bonito!
    .
    É tecnicamente impossível mapear com exactidão (tal imensidão de espaço) objectos que se deslocam com velocidades sem precedentes! Para além das dificuldades técnicas… mesmo que o conseguissem fazer.. não pensem que tal seria anunciado ao público em geral!

  2. Pois é uma grande ajuda para especular na bolsa, vender com pré-aviso.
    Até da para ficar podre de rico antes do impacto

RESPONDER

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …