Quando faltarem 5 dias para o apocalipse a NASA avisa

Astrónomos e programadores da NASA criaram um sistema de alerta precoce para um eventual “ataque asteroidal”, que pode, com quase 100% de garantia, detetar qualquer asteróide cinco dias antes de este se aproximar da Terra.

Ao longo das últimas décadas, cientistas de todo o mundo têm vigiado ativamente os asteróides próximos da Terra e conduzido uma espécie de censo cósmico, na tentativa de entender a que ponto são perigosos para a Humanidade.

No espaço próximo à Terra há tantos asteróides que os astrónomos tiveram de criar uma tabela especial para avaliar a hipótese de estes atingirem a Terra.

Apesar do grande número descoberto nos últimos anos, com a ajuda de telescópios terrestres e do observatório WISE (Explorador Infravermelho de Campo Amplo), muitos asteróides grandes e inúmeros objetos espaciais menores (do tamanho semelhante ao do meteorito que caiu em Chelyabinsk em fevereiro de 2013), há muitos outros que ainda não foram descobertos.

Segundo o relatório publicado pela NASA em 2011, até hoje conhecem-se apenas cinco mil asteróides com diâmetro aproximado a uma centena de metros, enquanto se estima que o número total de asteróides seja de dezenas de milhares.

O número de corpos objetos menores dentro do cinturão principal de asteróides pode ser ainda maior e chegar a um milhão.

É por esta razão que a NASA, a Roscosmos e outras agências espaciais estão a trabalhar para desenvolver sistemas de deteção de asteróides antes de estes atingirem a Terra.

O primeiro projeto desse tipo foi o sistema Scout, desenvolvido na NASA e testado com sucesso em novembro deste ano.

Ao usar o telescópio PAN-STARRS, foi possível detetar o asteróide 2016 UR36 cinco dias antes do seu encontro com o nosso planeta, calcular o seu diâmetro (entre cinco e 25 metros) e determinar a distância entre ele e a Terra.

Segundo o Universe Today, o prazo de cinco dias pode parecer insuficiente mesmo para enviar uma missão liderada por Bruce Willis ao estilo “Armageddon”. Mas antigamente, os cientistas só eram capazes de detectar tal “assassino espacial” algumas horas antes da sua queda.

Com cinco dias de vantagem, os cientistas podem, pelo menos, avaliar os eventuais prejuízos e tomar as medidas adequadas para conseguir salvar os habitantes da respetiva área.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ainda este ano (faz uns 2 a 3 meses).. detectaram um apenas 3 dias antes de passar entre a lua e a terra..

    … se acertasse não ia ser bonito!
    .
    É tecnicamente impossível mapear com exactidão (tal imensidão de espaço) objectos que se deslocam com velocidades sem precedentes! Para além das dificuldades técnicas… mesmo que o conseguissem fazer.. não pensem que tal seria anunciado ao público em geral!

RESPONDER

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …