Falta de pessoal cria “graves problemas” à ADSE

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE alerta que a falta de recursos humanos no instituto que gere o sistema de assistência na doença da função pública coloca “graves problemas de gestão”.

No parecer aprovado na quinta-feira, o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE mostra preocupação com a perda de 7% dos trabalhadores e pede ao conselho diretivo que dê conta das diligências para reforçar os seus quadros.

O conselho presidido por João Proença deu parecer favorável às contas de 2018. Como pontos positivos destacou o aumento de 0,8% do número de beneficiários titulares entre 2016 e 2018, o crescimento de 3% da receita dos descontos e os resultados líquidos de 46 milhões de euros, com um saldo de caixa de 90 milhões de euros no final do ano passado.​

No entanto, exigiu também que o Relatório de Atividades seja reformulado para integrar “matérias relevantes” que ficaram fora do documento e para explicar com mais detalhe a atividade do instituo ao longo de 2018.

Uma das principais questões que o CGS quer ver esclarecida prende-e com a perda de recursos humanos, uma vez que, no final do ano passado, a ADSE tinha 184 trabalhadores, “um dos valores mais baixos dos últimos anos”, enquanto o mapa de pessoal prevê a existência de 242 postos de trabalho.

“A falta de recursos humanos faz com que a ADSE se confronte com graves problemas de gestão, incluindo nas áreas de auditoria e de combate à fraude e de pagamento das comparticipações”, alerta o parecer do CGS, citado pelo Público.

O documento refere ainda que o aumento dos prazos médios de pagamento das comparticipações aos beneficiários que recorrem ao regime livre quase duplicou (para 60 dias) e que isso “é sobretudo devido à falta de recursos humanos e aos acréscimos resultantes da integração dos beneficiários nas Regiões Autónomas”.

Os membros do CGS pedem também ao conselho diretivo da ADSE que explicite o movimento das entradas e saídas de trabalhadores, as justificações e as medidas tomadas para reforço dos recursos humanos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …