BE e PAN criticam “falta de liberdade de expressão” no Porto

Ana Gasston / Flickr

Edifício da Câmara Municipal do Porto, na Avenida dos Aliados

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”.

“Soubemos que a liberdade de expressão parece estar em risco”, afirmou a deputada Bebiana Cunha, do PAN, durante a Assembleia Municipal do Porto, que decorreu na segunda-feira.

No período dedicado a declarações políticas, a deputada afirmou que um grupo de artistas portuenses, “de forma espontânea e com o consentimento do proprietário”, usou um muro como tela, mas que “as duas pinturas não duraram muito”.

“Afinal o executivo não era pela arte urbana? E quanto à liberdade de expressão? Neste caso, já era”, afirmou Bebiana Cunha.

Também no mesmo período, a deputada Susana Constante Pereira, do BE, afirmou que nas últimas semanas, “grafitis críticos da governação da cidade desapareceram da noite para o dia”.

“Estes acontecimentos devem preocupar-nos a todos”, disse, considerando que “a pandemia criou uma espécie de vácuo na cidade, antes [da] covid-19 e depois [da] covid-19”.

No seguimento das declarações, Isabel Ponce Leão, do grupo municipal Rui Moreira: Porto, O Nosso Partido, acusou os partidos de “aproveitamento dos tempos políticos para atacar o executivo, sabendo que não há contraditório”.

Também o deputado Miguel Gomes, do movimento independente, disse ser “profundamente deselegante aproveitar o momento de declarações políticas” para criticar o executivo.

“É evidente que a democracia vive da dialética, mas também da capacidade de a rebater e poder dar explicações. Este é um voto de protesto e é profundamente deselegante o que se passou neste ponto”, afirmou.

Em 18 de junho, o jornal Público dava conta de que dois trabalhos, um de Filho Bastardo e outro do artista maismenos, foram “apagados pelos serviços da câmara”, em Contumil, “no mesmo muro onde ficaram outros três pintados no mesmo dia”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco. Portugal não está em condições de …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …