Falta de pessoal não permite cobrar 10 milhões de multas nos transportes

Jcornelius / Wikimedia

Mais de 118 mil multas foram passadas nos transportes públicos, por falta de bilhetes, durante 2014. Mas a maioria destas infracções está por cobrar por falta de funcionários.

A imprensa desta terça-feira anuncia que as empresas de transportes públicos emitiram mais de 118 mil multas a passageiros sem bilhetes, durante o ano passado. Mas 85 mil dessas infracções, o que equivale a cerca de 10 milhões de euros, não terão ainda sido pagas por falta de pessoal.

É o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) que o revela, na Rádio Renascença, notando que faltam três mil funcionários para que a Autoridade Tributária e Aduaneira consiga cobrar coercivamente essas multas.

A larga maioria dos passageiros multados não terá intenção de regularizar a situação voluntariamente, pela que a Autoridade Tributária e Aduaneira precisa de recursos para proceder à cobrança coerciva. O sistema informático que deveria auxiliar a estrutura neste desiderato não estará ainda a funcionar e o STI fala de uma “situação incomportável“, conforme nota na Renascença Paulo Ralha.

“Não há recursos humanos suficientes para tramitar processos e para fazer o atendimento de todas as coimas que estão pendentes e, depois, o curso natural das coimas, que seguiriam para a Autoridade Tributária”, salienta Paulo Ralha, do STI, à Renascença.

Este elemento sindical fala de uma “situação incomportável, quer para os trabalhadores quer para os contribuintes”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os nossos governantes são tão poupadinhos, tão tão tão, que para poupar €10 desperdiçam €1000. Parabéns aos nossos governantes imbecis.

RESPONDER

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …