/

Falta de hormona na gravidez pode explicar más notas a matemática

inkyhack / Flickr

-

Um novo estudo indica que, durante a gestação, baixos níveis de uma hormona produzido pela glândula tiroide da mãe influenciam negativamente o desempenho de uma criança em matemática nos seus primeiros anos na escola.

Investigadores holandeses registaram o nível da hormona tiroxina em mulheres quando estavam na 12ª semana de gravidez e acompanharam os seus bebés – 1.196 crianças saudáveis – desde o nascimento até completarem cinco anos de idade. Em seguida, analisaram as notas destas crianças em línguas e a matemática.

As crianças cujas mães tinham um baixo nível de tiroxina na gestação tiraram notas abaixo da média em aritmética. No entanto, afirmam os cientistas liderados por Martijn Finken, do VU University Medical Centre, de Amesterdão, não houve diferença nas notas em línguas.

“Ainda é preciso saber se isso persiste na idade adulta. Continuaremos a monitorizar estas crianças para responder a isso”, diz Finken.

Metabolismo

Também conhecido como T4, a hormona tiroxina tem a função de estimular o metabolismo das células do organismo.

Um baixo nível de tiroxina em mulheres grávidas já tinha sido relacionado com problemas no desenvolvimento mental na infância, levando possivelmente a dificuldades na aprendizagem e a problemas de crescimento.

Finken sugere que, no futuro, testes hormonais possam ser usados para identificar crianças que precisam de ajuda a matemática na escola.

“É possível que estas crianças possam contar com suplementos hormonais para melhorar o seu desenvolvimento cerebral quando ainda estão no útero”, afirma o cientista.

“Este tipo de tratamento já foi tentado antes, mas não melhorou as habilidades cognitivas. No entanto, o momento em que este tratamento é aplicado por influenciar o seu sucesso.”

Os resultados foram apresentados durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica, em Dublin, na Irlanda.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.