Equipa da Noruega veio a Mirandela para jogar – mas já sabia que ia perder por falta de comparência

ZAP

B-72 com duas jogadoras, ao lado do Ostrov, com quatro jogadoras

TT Joué les Tours venceu o torneio europeu que se disputou em Portugal. Uma equipa destacou-se das outras, por motivo infeliz.

Mirandela foi o palco das Grandes Finais do ETTU Europe Trophy Women 2023, competição europeia feminina de ténis de mesa.

O Troféu Europeu é o terceiro escalão da Europa do ténis de mesa e foi vencido desta vez pelo TT Joué les Tours, de França.

Na final realizada neste domingo, as francesas venceram as gregas do ASEA Sarises Florinas por 3-0. Audrey Zarif, He Li e Nolwenn Fort foram as campeãs.

Nas meias-finais ficaram pelo caminho a Entente Saint Pierraise TT, também de França, e a STK Aquaestil Duga Resa, da Croácia.

Houve duas equipas portuguesas presentes entre estas oito melhores (dois grupos de quatro equipas cada): o anfitrião Clube Ténis de Mesa de Mirandela e o União Sebastianense FC, dos Açores.

Curiosamente, os dois encontraram-se na disputa pelos quinto e sexto lugares, com triunfo do Mirandela por 3-2.

O HB Ostrov Havlíčkův Brod, da República Checa, ficou no sétimo lugar, enquanto o último lugar foi para a B-72.

Esta equipa da Noruega, a B-72, foi protagonista desta fase final do torneio. Por um motivo insólito e infeliz.

Cada equipa poderia colocar sete jogadoras na lista de pré-convocadas entregue à ETTU (federação europeia de ténis de mesa). Qualquer uma dessas sete jogadoras poderia depois ser chamada para o torneio em Mirandela.

Não conseguimos apurar porquê, mas a B-72 só inscreveu cinco jogadoras – precisamente o número máximo de jogos em cada duelo, já que os encontros disputam-se à melhor de cinco jogos.

No entanto, chegou a semana das Grandes Finais e duas das atletas estavam lesionadas e uma ficou doente.

A B-72 ainda tentou colocar outras três jogadoras na lista, mas a ETTU não deixou (prazo ultrapassado e para não abrir precedente), informou a organização do torneio ao ZAP.

Cada duelo tem no máximo cinco jogos e no mínimo três. Ou seja, cada equipa precisava de, no mínimo, três jogadoras.

Com duas lesionadas e uma doente, a equipa norueguesa veio até Portugal…sem jogadoras suficientes. Só vieram duas: Maria Horgen e Vivian Huynh.

Resultado prático: a B-72 perdeu todos os jogos por 3-0, quando só houve dois jogos em cada encontro.

Porquê? Porque, como Maria Horgen e Vivian Huynh perderam sempre os dois primeiros jogos contra todas as equipas, o terceiro jogo nunca se realizou por falta de comparência – faltava a terceira jogadora para entrar em campo.

Com 3-0, a eliminatória ficou fechada, com vitória para a outra equipa. Mesmo quando só houve dois jogos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.