Entre saques e presuntos roubados, há também quem tente tirar partido da situação catastrófica que se vive em Valência para traficar drogas, vestido de voluntário para evitar suspeitas.
No decurso de uma operação de segurança em Albal, Valência, a Guarda Civil espanhola deteve três pessoas que, fazendo-se passar por voluntários da ajuda humanitária, transportavam sacos de lixo cheios de marijuana.
Os detidos estavam equipados com botas de borracha e coletes refletores, e a tentar passar despercebidos no contexto da ajuda humanitária que se seguiu às fortes chuvas na região, que começaram a assolar a Comunidade Valenciana — mas também Barcelona e Málaga — há quase duas semanas.
De acordo com as autoridades, a vestimenta dos traficantes imitava a dos voluntários, “para evitar suspeitas”, cita o jornal espanhol La Vanguardia esta terça-feira.
A intervenção foi levada a cabo pela Unidade de Segurança Cidadã (USECIC) da ‘Guardia Civil’, destacada para a zona afetada para reforçar a segurança face à maior proliferação de saques, roubos e outros crimes na Comunidade Valenciana desde que o dilúvio lá caiu: já foram detidas 371 pessoas ligadas na região, de acordo com dados do Ministério do Interior.
Fontes da Guarda Civil informaram que “as operações continuarão ativas para proteger a população e garantir que a ajuda chega de forma segura a quem realmente precisa”.
Os detidos, acusados de tráfico de droga e de se fazerem passar por voluntários em operações de emergência, já foram levados a tribunal.
Não estava a espera dessa… Prioridades. trocadas….