Já se sabe quem escreveu o falso poema de Sophia de Mello Breyner

D.R.

Depois de vários anos de confusão, já se sabe quem é a verdadeira autora do poema erradamente intitulado de “O Mar dos Meus Olhos”, que se tornou viral como sendo de Sophia de Mello Breyner.

Tudo não terá passado de um mal entendido. A autora não era Sophia, mas sim Adelina Barradas de Oliveira, uma juíza desembargadora no Tribunal da Relação de Lisboa que escreve poesia nos tempos livres.

Segundo descobriu o jornal Público, tudo começou no dia 2 de julho de 2009, quando se cumpriam cinco anos desde a morte de Sophia. A juíza, como uma forma de homenagem à autora, publicou no seu blog Cleopatra Moon um poema intitulado “Sophia de Mello Breyner Andresen”, assinando no final com as suas iniciais: ACCB.

Um visitante do blog terá feito confusão e achou que a autora do poema era Sophia e, por isso, começou a partilhá-lo nas redes sociais, tornando-se viral em várias páginas da Internet e até em trabalhos académicos assinados por professores universitários dos cursos de Letras.

Adelina Barradas de Oliveira explicou que o seu objetivo com o poema era apenas homenagear a autora numa data que também é especial para si, por ser o aniversário da filha. “Diga que os tais versos fraquinhos, que nunca poderiam ser da Sophia, são da Adelina Barradas de Oliveira e que foram escritos há dez anos, no dia da morte de Sophia e na data do aniversário da filha da autora do blog onde os encontrou”, disse a autora.

A juíza desembargadora no Tribunal da Relação de Lisboa quis ainda deixar um recado para acabar de vez com a confusão: “Escrevo por escrever, como quem fuma por fumar, ou vai até à beira do mar para poder respirar e voltar ao trabalho e à rotina do dia a dia. É assim como uma forma de estar sozinha comigo observando o mundo lá fora”.

Adelina Barradas de Oliveira / Facebook

A juíza desembargadora Adelina Barradas de Oliveira

Num trabalho publicado em março de 2018, a propósito das eleições para a Associação Sindical dos Juízes, a cuja presidência Adelina Barradas de Oliveira concorreu, o jornal Público, ao traçar o perfil dos vários candidatos, já adiantava que os hobbies da juíza incluíam escrever poesia e textos de opinião.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Compartilhei na minha página, creditando, claro, e traçando um paralelo com caso similar, ocorrido aqui, no Brasil, onde o brasileiro Eduardo [Alves da] Costa homenageia Maiakovski e este, apesar da diferença de era, se torna “o autor”.
    Poema belíssimo. Vale demais ser compartilhado. Obrigado.

RESPONDER

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …