/

Fallon Sherrock está a derrubar estereótipos no desporto, um dardo de cada vez

Fallon Sherrock é a primeira mulher a vencer uma partida frente a um homem nos Mundiais de dardos. A britânica tornou-se num dos rostos no combate a favor da igualdade de género no desporto.

Fallon Sherrock está a dar que falar no mundo do desporto nos últimos dias. A jovem de 25 anos está atualmente a competir entre os ‘gigantes’ nos Mundiais PDC de dardos. Num desporto tipicamente masculino, Fallon está a provar que as mulheres também têm uma palavra a dizer.

A londrina não só venceu a primeira partida, como voltou a repetir a proeza na ronda seguinte, derrotando por 3-1 o 11.º do ranking mundial, o austríaco Mensur Suljovic. Tornou-se na primeira mulher a vencer uma partida nos Mundiais.

Fallon tem um percurso de vida interessante. Vinda de uma família apaixonada por dardos, a britânica era cabeleireira, mas foi ganhando o ‘bichinho’ pelo desporto e começou a jogar em competição aos 17 anos idade. Com apenas 20 anos já era vice-campeã mundial feminina.

Segundo o Tribuna Expresso, há um ano, numa medida inédita, a Professional Darts Corporation (PDC) reservou duas vagas dos Mundiais para mulheres. As interessadas tiveram de participar num qualificador antes de ganharem o seu lugar.

Depois de garantir a sua presença nos Mundiais, Fallon estreou-se na competição com uma vitória por 3-2 sobre Ted Evetts. A jovem rapidamente conquistou o coração do público, que unissonamente apoia a underdog.

Na segunda ronda da competição, este sábado, Fallon Sherrock defrontou e derrotou um dos melhores jogadores do mundo, Mensur Suljovic.

Bati dois dos melhores jogadores do Mundo. Se isso não mostra que as mulheres podem jogar dardos ao mesmo nível que os homens, não sei o que mais fará”, disse a londrina, com um sorriso no rosto que carrega o sonho de muitas outras mulheres.

Para além da batalha que trava nesta modalidade, Fallon tem também uma batalha pessoal na sua própria vida. O seu filho, Rory, sofre de autismo e é uma das suas principais atenções.

Cuidar de Rory é um trabalho permanente. Quando vai dormir, pelas sete da noite, é que consigo treinar. Ele fica sempre muito orgulhoso de mim e muito feliz com tudo o que se está a passar comigo. Felizmente, a minha família pode cuidar dele quando estou nos torneios”, realçou.

(dr) PDC

Fallon Sherrock na partida frente a Ted Evetts.

Fallon tem sido a prova viva que as mulheres estão em pé de igualdade com os homens e, caso lhes seja dada a oportunidade, podem muito bem fazer um brilharete. Pela frente terá agora Chris Dobey, em mais uma oportunidade para fazer história.

As mulheres não têm uma desvantagem física nos dardos, apenas não temos tantas oportunidades quanto isso para jogar contra os homens e é só por isso que não vemos coisas assim mais frequentemente. Espero que esta vitória inspire mais miúdas a competir. Os dardos são competitivos e é um desporto divertido, aconselho toda a gente a pelo menos tentar”, atirou.

Um dardo de cada vez, Fallon Sherrock vai derrubando os estereótipos no desporto. E, como ela, muitas outras se podem seguir.

DC, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.