Falha de segurança permite que carregadores destruam telemóveis ligados a eles

Investigadores de um laboratório de segurança da China descobriram uma vulnerabilidade perigosa nos carregadores rápidos que permite induzir danos irreversíveis a qualquer dispositivo ligado a eles.

O carregamento rápido é uma tecnologia que permite que dispositivos como telemóveis e tablets sejam carregados em velocidades muito mais rápidas. O carregador possui o seu próprio microprocessador e firmware – bits básicos de código que informam o que fazer – que recebe informações do que estiver a carregar, garantindo que qualquer dispositivo conectado obtenha a quantidade certa de energia.

De acordo com o Android Central, o Tencent Security Labs encontrou uma forma de substituir esse firmware pela porta USB em 18 dos 35 modelos diferentes de carregadores rápidos.

Os investigadores conseguiram modificar o firmware usando uma exploração chamada “BadPower”, fazendo com que o bloco de energia envie uma voltagem muito alta para qualquer dispositivo conectado a ele.

Os danos físicos podem ser periogosos, porque os componentes podem estalar e queimar, o que pode levar a um problema muito sério, uma vez que esses circuitos também estão conectados à bateria.

Num vídeo de demonstração, os investigadores do Tencent Security Labs até conseguiram pôr um telemóvel em chamas.

Segundo o laboratório, os fabricantes precisam fazer uma de duas coisas para corrigir esta falha: ou desativar a capacidade de aceitar atualizações de firmware ou permitir apenas atualizações assinadas pela empresa que escreve o firmware original.

Para já, segundo o Futurism, não houve relatos de terceiros a modificiar carregadores rápidos com a intenção de destruir um dispositivo.

O carregamento rápido não é bom para as baterias. Estudos recentes descobriram que as baterias de ião lítio, como as encontradas nos carros elétricos, podem sofrer danos consideráveis com a tecnologia em apenas 40 ciclos de carga.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …