Fake repair: a burla em que se renova… nada

Caso recente de empresa reforça alerta da PSP. Há obras que nunca chegam a começar.

Muitos portugueses já passaram, ou passam, pela situação de verem as obras em sua casa atrasadas.

Mas há obras que nunca começam sequer – e a “empresa” responsável sabia disso quando recebeu o dinheiro.

O caso recente de uma empresa de remodelações de casas-de-banho, que recebeu milhares de euros e nunca avançou para as obras (e entretanto fechou), recuperou avisos da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Estas burlas relacionadas com obras são frequentes. A PSP classifica este fenómeno como fake repair, ou “reparações falsas”.

No Jornal de Notícias, a polícia explica que este esquema começa com “panfletos ou cartões distribuídos em mão ou deixados nas caixas do correio”.

Outro meio de divulgação do (alegado) serviço são páginas criadas na internet normalmente associadas a electricidade, canalização ou eletrodomésticos – além de obras e remodelações.

O cliente assina o contrato e, depois, há vários caminhos para a burla: ou o serviço fica mesmo feito mas no fim a factura é muito superior ao que tinha sido combinado, ou os responsáveis pelo serviço vão pedindo cada vez mais dinheiro durante a obra alegando despesas inesperadas, ou – tal como aconteceu com a empresa em causa – o cliente paga o dinheiro adiantado mas a obra nunca começa e a “empresa” desaparece do mapa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.