Erro 451: o lápis azul passou por aqui

ccacnorthlib / Flickr

Fahrenheit 451 insprou a escolha do novo código de erro da Internet

Fahrenheit 451 inspirou a escolha do novo código de erro da Internet

A partir de agora, quando um utilizador visitar um site que tenha sido bloqueado por razões legais (leia-se: censurado), deverá encontrar um erro 451, em vez do genérico erro técnico 403 forbidden – o que é considerado uma vitória para a transparência da internet.

O Internet Engineering Steering Group aprovou no dia 18 um novo código de erro. O novo código 451 significa “indisponível por razões legais“.

O número foi escolhido, diz-se, em função da proposta inicial que pretendia homenagear o escritor Ray Bradbury pela sua distopia de ficção científica Fahrenheit 451, que descreve uma sociedade em que os livros foram banidos pelo governo.

Há 3 anos fora proposto um novo código para as situações em que os conteúdos têm de ser excluídos por terem sido considerados ilegais, quaisquer que sejam as razões invocadas pelos tribunais: censura governamental, direitos de licenciamento, privacidade, blasfémia, ameaça de segurança, etc.

O romantismo da homenagem “casou” bem com a hierarquia dos códigos HTTP. A série 400 está reservada para os diversos erros que podem ocorrer.

O que sucede na web quando uma página não está disponível?

O servidor produz uma mensagem de erro que fornece alguma informação, por mínima que seja, acerca das razões da indisponibilidade.

Muito conhecidos são erros como o 500 internal server error, e o 403 fordidden. Mas o mais famoso será mesmo o 404 file not found, o temível ficheiro não encontrado.

Este tem sido mais utilizado pelas empresas e serviços que são forçados por lei a retirar páginas e, por força da mesma lei, não podem informar sobre as razões do bloqueio.

Mas esta sua utilização era contestada, por confundir erros normais, decorrentes das interações dentro da rede, com anomalias provocadas deliberadamente pelos homens.

Shifter

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …