Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão.

Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no dia 23 de abril por ter, alegadamente, insultado a rainha do país com uma playlist no Spotify.

Em comunicado, as autoridades explicaram que Reza, que já estava a ser investigado sob as leis de sedição e comunicação da Malásia, fez uma playlist com músicas que continham a palavra “ciúme” e ilustrou-a com uma fotografia da rainha Tunku Azizah Aminah Maimunah Iskandariah.

Na mesma semana, a rainha fez um comentário, nas redes sociais, a responder a um utilizador que questionava se os chefs do palácio já tinham sido todos vacinados. Na resposta, a conta da monarca questionou se o seguidor estava com ciúmes, o que causou alvoroço nas redes sociais, escreve o Aljazeera.

A detenção de Fahmi Reza, que acabou por ser libertado sob fiança, reacendeu o debate sobre a liberdade de expressão no país do sudeste asiático, onde ser-se criativo é uma tarefa difícil, prejudicada pelas leis restritivas e pelas sensibilidades políticas, religiosas e culturais.

Mesmo antes da sua detenção, a 21 de abril, Reza defendeu, no Twitter, o direito dos artistas à liberdade de expressão.

“Num um país onde artistas, designers e satiristas foram censurados, presos e encarcerados pela sua arte, é importante que esta forma vital de expressão artística – paródia e sátira como forma de protesto político – continue a ser praticada e defendida a todo custo”, lê-se na publicação.

Em 2016, Fahmi Reza foi ameaçado pelas autoridades malaias por ter publicado memes nas redes sociais a troçar do ex-primeiro-ministro do país, Najib Razak, que estava envolvido num escândalo de corrupção.

Já em março deste ano, o ativista foi avisado pela polícia de que dois tweets seus estão a ser alvo de investigação por, supostamente, difamarem o ministro da saúde da Malásia.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade australiana está coberta de teias de aranha. Fenómeno tem explicação

Uma região australiana está a ser inundada por teias de aranha, após se deparar com severas inundações que obrigaram os habitantes - e os aracnídeos - a procurar terras mais secas para se estabelecerem. A região …

Governo decide que mortes sob custódia policial passam a ter autópsia obrigatória

Decreto-lei de 16 de junho frisa a necessidade de haver sempre autópsia quando há mortes sob custódia ou em sequência de intervenções policiais e militares. O decreto formaliza "uma prática própria de um Estado democrático", diz …

Mais 1183 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde regista uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 1.183 casos, e uma morte associada à covid-19. O mesmo boletim indica que estão mais …

Austrália queixa-se da China à Organização Mundial do Comércio por tarifas sobre o vinho

A Austrália queixou-se formalmente à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas que Pequim impôs aos vinhos australianos, disse hoje o Governo. A queixa surge na sequência de consultas intensivas com os produtores de vinho …

Quase metade das camas para estudantes do superior ainda não têm data para ficarem prontas

Mais de 40% das camas incluídas no Plano Nacional de Alojamento Estudantil ainda não têm uma data prevista para poderem começar a ser usadas. O programa do Governo tem como objetivo responder à falta de residências …

Portugal vs Alemanha em direto: onze provável da seleção

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Ex-presidente de Infarmed diz que é preciso não descartar a capacidade das farmácias na vacinação

O ex-presidente de Infarmed considera que o mais importante para travar a pandemia é garantir a rápida vacinação do maior número de pessoas no menor espaço de tempo e que é preciso não descartar a …

Clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi vence eleições presidenciais do Irão

O clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi venceu as eleições presidenciais do Irão com mais de 62,2% dos votos, segundo resultados oficiais parciais hoje divulgados. Em 28,6 milhões de votos contados, Raïssi obteve "mais de 17.800.000" votos, declarou …

Organização cancela Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa (e critica a Direção-Geral da Saúde)

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa anunciou hoje o cancelamento da iniciativa e criticou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que emitira parecer desfavorável. A marcha estava prevista para hoje. “Apesar das tentativas …

Dois eurodeputados portugueses não vão a Bruxelas há um ano. Nuno Melo diz que perde 300 euros todos os dias

Os eurodeputados Nuno Melo (CDS) Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) não voltaram a pôr os pés no Parlamento Europeu desde que foram decretados os trabalhos à distância por causa da pandemia de covid-19. Nuno Melo …