Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão.

Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no dia 23 de abril por ter, alegadamente, insultado a rainha do país com uma playlist no Spotify.

Em comunicado, as autoridades explicaram que Reza, que já estava a ser investigado sob as leis de sedição e comunicação da Malásia, fez uma playlist com músicas que continham a palavra “ciúme” e ilustrou-a com uma fotografia da rainha Tunku Azizah Aminah Maimunah Iskandariah.

Na mesma semana, a rainha fez um comentário, nas redes sociais, a responder a um utilizador que questionava se os chefs do palácio já tinham sido todos vacinados. Na resposta, a conta da monarca questionou se o seguidor estava com ciúmes, o que causou alvoroço nas redes sociais, escreve o Aljazeera.

A detenção de Fahmi Reza, que acabou por ser libertado sob fiança, reacendeu o debate sobre a liberdade de expressão no país do sudeste asiático, onde ser-se criativo é uma tarefa difícil, prejudicada pelas leis restritivas e pelas sensibilidades políticas, religiosas e culturais.

Mesmo antes da sua detenção, a 21 de abril, Reza defendeu, no Twitter, o direito dos artistas à liberdade de expressão.

“Num um país onde artistas, designers e satiristas foram censurados, presos e encarcerados pela sua arte, é importante que esta forma vital de expressão artística – paródia e sátira como forma de protesto político – continue a ser praticada e defendida a todo custo”, lê-se na publicação.

Em 2016, Fahmi Reza foi ameaçado pelas autoridades malaias por ter publicado memes nas redes sociais a troçar do ex-primeiro-ministro do país, Najib Razak, que estava envolvido num escândalo de corrupção.

Já em março deste ano, o ativista foi avisado pela polícia de que dois tweets seus estão a ser alvo de investigação por, supostamente, difamarem o ministro da saúde da Malásia.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …