/

Facebook usado para recrutar jovens para a guerra na Síria

As autoridades da União Europeia estão preocupadas com o uso de redes sociais como o Facebook para aliciar jovens europeus na guerra da Síria.

A Comissão Europeia recomendou recentemente aos governos que vão “além da proibição ou remoção de material ilegal publicado no Facebook” e que passem a “publicar mensagens opostas” para contrariar as versões dos extremistas e reduzir o impacto das redes sociais na radicalização de jovens.

Várias páginas foram criadas no Facebook com mensagens explícitas para tentar recrutar jovens europeus. Páginas supostamente criadas por outros jovens que já lutam em território sírio, mostram um objectivo claro: promover a causa e atrair mais simpatizantes para a luta.

A maioria dessas páginas seria de jovens que se teriam convertido ao islamismo radical contra a vontade das suas famílias e passado a integrar os batalhões do Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL), um grupo ligado à Al-Qaeda que pretende instalar a sharia (lei islâmica) na Síria.

As autoridades francesas estimam que cerca de 250 cidadãos do país participam no combate na Síria e outros 150 teriam manifestado o desejo de participar.

Na Bélgica, o ministério dos Negócios Estrangeiros identificou cerca de 200 cidadãos que lutam em território sírio, além de 20 mortos, mas afirma que esses números variam rapidamente.

Incentivo

As páginas trazem estampadas fotos dos supostos combatentes a mostrar a cara e mensagens abertas ao público da rede social, não apenas contra o governo de Bashar al-Assad, mas também contra grupos rebeldes moderados e contra toda a forma de democracia.

Nos perfis criados com pseudónimos religiosos, são publicadas regularmente fotos a mostrar esses jovens nas mansões em que viveriam, na região de Aleppo, expropriadas a habitantes ricos que fugiram das cidades depois da chegada dos radicais.

“Publico as fotos para dar força aos irmãos para vir (à guerra)”, afirma a página do suposto francês Abou Shaheed ao lado de uma imagem na qual aparece em uniforme camuflado, um grande sorriso no rosto descoberto e um fuzil na mão.

Facebook

Perfis no Facebook são usados para aliciar jovens à guerra na Síria

Perfis no Facebook são usados para aliciar jovens à guerra na Síria

A mesma justificação é dada por Abu Houdaifa Ahmed, que se diz belga, de 21 anos. Ahmed exibe orgulhosamente as suas armas e uma grande jarra de sumo fresco de fruta, a explicar como os “candidatos ao martírio” têm tudo o que precisam na “terra de Alá” que tentam conquistar.

O belga Ismail diz que se uniu ao combate há um ano, aos 16 anos. Revela uma cara angelical coroada com um turbante com imagens de fuzis AK 47 e lança-granadas.

Nos comentários das fotos, muitos simpatizantes dizem-se “ansiosos por se unir” ao grupo e “combater os infiéis”.

Os combatentes na linha de frente prometem ajudar com a logística e “esperar de braços abertos” os novos recrutas, mas não se limitam às palavras.

Simpatia

Warda Salame, jornalista do semanário belga Le Vif, passou-se por um simpatizante e, depois de meses de contactos, recebeu indicações precisas e números de telefone de intermediários que a ajudariam a chegar a uma brigada do EIIL através da fronteira turca.

Até mesmo as fotos de cadáveres de companheiros de luta – menos frequentes – despertam simpatia entre os contactos dos combatentes, que louvam a coragem do morto e desejam “que Alá abra as portas do paraíso” ao “mártir” ou “reserve a mesma honra” a si próprio.

A rede social também é usada para pedir doações e enviar mensagens às famílias, através de membros do grupo que ficaram no país de origem.

Exibicionismo

Para François Ducrotté, analista do centro de pesquisa International Security Information Service (ISIS), com sede em Bruxelas, essa actividade explícita é também uma forma de exibicionismo para jovens procedentes de classes desfavorecidas.

“É um orgulho para eles (mostrar a vida que levam na Síria). Essas pessoas, que são geralmente esquecidas pela sociedade, podem ter um momento de glória quando lutam por uma causa que talvez nem conheçam. E  usam as redes sociais para ganhar destaque”, afirmou em entrevista à BBC.

No entanto, “por serem inconscientes e orgulhosos, (os autores das páginas) também ajudam as autoridades a identificar as células de recrutamento e células terroristas” ativas nos seus países de origem, acredita o analista.

O Ministério do Interior da Bélgica afirma que esses sites são controlados pelos serviços anti-terrorismo e que as informações divulgadas nessas páginas são usadas nas investigações sobre os combatentes que voltam ao país.

Segundo a Europol, as autoridades europeias não têm poderes legais para controlar publicações na internet feitas fora do seu território ou perseguir suspeitos noutros países.

Questionado pela BBC, o Facebook disse que as páginas identificadas pela reportagem violam as regras do site que proíbem a difusão de conteúdo a incentivar ou a apoiar a violência, mas continuavam no ar porque não tinham sido denunciadas por nenhum utilizador.

Os perfis foram rapidamente desactivados, mas a empresa admitiu que é incapaz de impedir que as mesmas pessoas criem uma nova conta ou de supervisionar o conteúdo publicado pelos seus mais de mil milhões de utilizadores, o que poderia ser qualificado como invasão de privacidade.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.