/

Facebook suspende lançamento da Libra até dúvidas serem esclarecidas

Shawn Thew / EPA

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

O lançamento da Libra, a criptomoeda do Facebook, foi temporariamente suspensa até que as preocupações regulatórias e dúvidas estejam devidamente resolvidas.

O Facebook parece decidido a jogar pelas regras no que toca ao lançamento da sua nova criptomoeda, a Libra. O líder do projeto, David Marcus, decidiu suspender a sua implementação até que todas as dúvidas dos reguladores sejam saciadas. Ultimamente, a Libra tem levantado preocupações entre várias entidades, que temem pela segurança e viabilidade da nova moeda.

Marcus diz que a Libra não pretende competir com as moedas nacionais dos países e não irá interferir de qualquer maneira com os bancos centrais na política monetária. O executivo do Facebook será ouvido esta terça-feira perante o Comité Bancário do Senado norte-americano.

“O tempo entre agora e o lançamento foi projetado para ser um processo aberto e sujeito a supervisão e revisão regulatória“, disse Marcus, citado pela Bloomberg. E deixou ainda a promessa que a Libra só entraria no mercado assim que estivesse tudo preparado e recebesse as aprovações regulatórias devidas.

O Facebook espera lançar a criptomoeda no próximo ano com a colaboração de dezenas de parceiros. Esta será construída com base numa nova infraestrutura Blockchain e contará com o apoio de uma reserva de depósitos bancários e certificados do tesouro.

Entre outros, quem não se mostrou muito contente com o surgimento da Libra foi o presidente norte-americano Donald Trump. Numa série de tweets publicados na semana passada, admitiu não ser fã da Bitcoin e de outras criptomoedas, “que não são dinheiro e cujos valores são altamente voláteis e calculados com base no ar”.

“A moeda virtual do Facebook, Libra, terá pouca importância ou fiabilidade. Se o Facebook e outras empresas quiserem tornar-se num banco, devem procurar uma nova Carta Bancária e ficarem sujeitas a todos os regulamentos bancários, assim como outros bancos”, escreveu o presidente americano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.