Facebook anuncia que haverá recompensas para quem denunciar uso indevido de dados

(dv)

O novo programa Data Abuse Bounty irá recompensar quem denunciar o uso indevido de dados pessoais por aplicações terceiras.

“Recompensaremos com base no impacto de cada relatório”, avança a empresa, que acrescenta que irá analisar “todos os relatórios legítimos” e responder “o mais rápido possível”.

Caso o abuso de dados seja confirmado, “encerraremos o aplicativo ofensivo e tomaremos medidas legais contra a empresa que está a vender ou a comprar os dados, se necessário. Pagaremos à pessoa que relatou o problema e também alertaremos aqueles que acreditamos que serão afetados”, afirma.

Esta medida foi anunciada no mesmo dia em que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, foi ouvido no congresso dos Estados Unidos sobre o caso que envolve a obtenção de dados de utilizadores pela consultora Cambridge Analytica, revela a Renascença.

Esta quarta-feira, Zuckerberg prestou esclarecimentos na comissão de Comércio e de Energia da Câmara dos Representantes, a câmara baixa do Congresso.

Em resposta à pergunta da congressista democrata Anna Eshoo “os seus dados foram vendidos a terceiros de má-fé?” o fundador do Facebook respondeu prontamente que “sim”. “Também a minha informação pessoal foi vendida a entidades insidiosas“.

Segundo a TSF, Zukerberg recusou, por outro lado, as insinuações de que os utilizadores da rede social não têm controlo suficiente sobre os seus dados. “Cada vez que alguém escolhe partilhar alguma coisa no Facebook há um controlo. Aí mesmo. Não enterrado algures nas definições mas mesmo ali”, argumentou.

O norte-americano admitiu que “uma certa forma de regulamentação” da internet e das redes sociais é “inevitável”, embora defenda que esta não deve prejudicar as pequenas empresas do setor.

Ainda segundo a TSF, o congressista Bob Rush acusou o Facebook de se assemelhar a uma operação de vigilância, ao que Zuckerberg respondeu que nunca viu “uma organização de vigilância que deixa as pessoas irem-se embora“.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …