Facebook anuncia que haverá recompensas para quem denunciar uso indevido de dados

(dv)

O novo programa Data Abuse Bounty irá recompensar quem denunciar o uso indevido de dados pessoais por aplicações terceiras.

“Recompensaremos com base no impacto de cada relatório”, avança a empresa, que acrescenta que irá analisar “todos os relatórios legítimos” e responder “o mais rápido possível”.

Caso o abuso de dados seja confirmado, “encerraremos o aplicativo ofensivo e tomaremos medidas legais contra a empresa que está a vender ou a comprar os dados, se necessário. Pagaremos à pessoa que relatou o problema e também alertaremos aqueles que acreditamos que serão afetados”, afirma.

Esta medida foi anunciada no mesmo dia em que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, foi ouvido no congresso dos Estados Unidos sobre o caso que envolve a obtenção de dados de utilizadores pela consultora Cambridge Analytica, revela a Renascença.

Esta quarta-feira, Zuckerberg prestou esclarecimentos na comissão de Comércio e de Energia da Câmara dos Representantes, a câmara baixa do Congresso.

Em resposta à pergunta da congressista democrata Anna Eshoo “os seus dados foram vendidos a terceiros de má-fé?” o fundador do Facebook respondeu prontamente que “sim”. “Também a minha informação pessoal foi vendida a entidades insidiosas“.

Segundo a TSF, Zukerberg recusou, por outro lado, as insinuações de que os utilizadores da rede social não têm controlo suficiente sobre os seus dados. “Cada vez que alguém escolhe partilhar alguma coisa no Facebook há um controlo. Aí mesmo. Não enterrado algures nas definições mas mesmo ali”, argumentou.

O norte-americano admitiu que “uma certa forma de regulamentação” da internet e das redes sociais é “inevitável”, embora defenda que esta não deve prejudicar as pequenas empresas do setor.

Ainda segundo a TSF, o congressista Bob Rush acusou o Facebook de se assemelhar a uma operação de vigilância, ao que Zuckerberg respondeu que nunca viu “uma organização de vigilância que deixa as pessoas irem-se embora“.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Estrada onde morreram 6 pessoas espera por obras há oito anos

A requalificação do Itinerário Complementar 8, onde esta segunda-feira morreram mais seis pessoas numa colisão frontal, já é reclamada há, pelo menos, oito anos. Na edição desta terça-feira, o Jornal de Notícias avança que, há cerca …

Vale e Azevedo fugiu para Londres em jacto privado para escapar à prisão

Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, fugiu à justiça, para não cumprir mais uma pena de prisão, anuncia o Correio da Manhã. O advogado terá viajado num jacto privado apesar de declarar que vive com …

Preço do petróleo atinge máximos de quatro anos. PIB pode derrapar

O preço do petróleo superou ontem a fasquia dos 80 dólares, o valor mais alto dos últimos quatro anos. A subida pode não ficar por aqui. Só nos últimos 12 meses, o petróleo valorizou cerca de …

Director da PJ Militar e comandante da GNR detidos no caso do roubo de Tancos

A Polícia Judiciária deteve, nesta terça-feira, o director da Polícia Judiciária Militar, coronel Luís Augusto Vieira, e o comandante da GNR de Loulé, sargento Lima Santos, numa investigação relacionada com o furto de armas de …

Taxistas no sétimo dia de protesto. Reunião com assessor de Costa foi "manobra de diversão"

Taxistas de Lisboa, Porto e Faro cumprem o sétimo dia de protesto, mantendo-se os motoristas parados contra a entrada em vigor, a 1 de novembro, da lei que regula as quatro plataformas eletrónicas de transporte …

Professora condenada a 5 anos de prisão por maus tratos a alunos

O Tribunal Judicial de Barcelos condenou, nesta segunda-feira, uma professora de duas escolas do 1.º ciclo do concelho a cinco anos de prisão, com pena suspensa, por dez crimes de maus tratos a alunos menores. A …

Fundadores do Instagram deixam a empresa em rutura com Zuckerberg

Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, vão deixar a empresa adquirida pelo Facebook em 2012 para "construir coisas novas". Em causa estarão também algumas tensões com o CEO Mark Zuckerberg.   “Vamos …

Universitários dormem na rua em protesto. "É urgente criar mais residências"

Esta segunda-feira, vários estudantes universitários do Porto dormiram na rua, uma iniciativa que pretende alertar para a situação que se vive devido à falta de alojamento. Estudantes da Universidade do Porto montaram, esta segunda-feira, um acampamento …

Infarmed vai continuar "forever and ever" em Lisboa

O presidente da câmara do Porto, o independente Rui Moreira, disse esta segunda-feira que "o Infarmed vai continuar forever and ever [para todo o sempre] em Lisboa", acusando o Governo, liderado pelo PS, de "sucumbir …

Europa cada vez mais quente. Portugal é o país que menos aqueceu

As temperaturas médias registadas nas cidades europeias estão cada vez mais altas. No topo da lista dos aumentos encontram-se os países nórdicos e no fim da lista as cidades portuguesas. Um estudo do Centro Europeu de …