Facebook acusado de manipulação política das notícias

Uma ferramenta incluída no Facebook em 2014 está a despertar graves acusações de manipulação de informação por parte da rede social, que estará a suprimir determinado tipo de assuntos das “notícias em destaque” dos utilizadores.

Em declarações ao Gizmondo, ex-funcionários do Facebook  relataram factos que levantam suspeitas sobre a neutralidade da rede social em relação à sua secção trending news, as “notícias populares“.

De acordo com os ex-funcionários, o Facebook suprime com regularidade notícias com interesse para os leitores conservadores, que deixam de as receber no painel de “notícias populares“.

Segundo um ex-jornalista do Facebook, assuntos de extrema-direita são proibidos consistentemente de aparecer na plataforma, mesmo que as notícias tenham sido populares entre a rede de amigos dos utilizadores e devessem aparecer nas trending news.

Outros ex-colaboradores afirmaram também que eram instruídos a forçar determinados assuntos a aparecer nas trending news, mesmo que a notícia não fosse suficientemente popular a ponto justificar a sua inclusão.

Um dos ex-redactores afirmou que, sempre que houvesse suficientes sites de notícias a cobrir um determinado assunto, poderiam “injectá-lo nas trending news“, mesmo que o algoritmo não o considerasse de interesse dos utilizadores.

Segundo os ex-funcionários, a secção de notícias populares do Facebook funciona na realidade como uma redacção tradicional, o que diverge da versão da empresa, que afirma que a ferramenta simplesmente mostra os tópicos que se tornaram populares no Facebook.

Os redactores do Facebook escrevem manchetes e resumos sobre cada assunto, e acrescentam links para os sites de notícias.

No entanto, segundo alegam os ex-funcionários, assuntos bastante discutidos entre os utilizadores simplesmente não eram incluídos.

O Facebook já desmentiu as acusações dos ex-funcionários e afirma que “nunca impediu que notícias aparecessem em suas trending news“.

Mas provavelmente, esta é uma notícia que não vai aparecer nas notícias populares do dia na rede social de Mark Zuckerberg.

ZAP / Canaltech

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Manipulação (da informação? Mas o que é isso? Mas isso não existe! É tudo gente integra que “só” transmite a verdade e toooooda a verdade!
    Nota: tive de mudar o meu “nome” porque a Zap me estava a censurar os meus comentários (talvez se criticasse a esquerda, não teriam sido censurados…).

  2. Vai-la vai até a BARRACA CUBATA ABANA iiiiiiiiiiiii,onde esta a VERDADE!!!??…… hOJE em DIA õ.õ iiiii para se acreditar em VERDADES e MENTIRAS ja há a LICENCIATURA em CORRUPÇÃO.ÇÕES com direito a HONORYS CAUSA e PRÈMIO NOBEL etetcetcrisssss eu ja estou a estudar para me LIÇENCIAR iiiiiiiiiiiiii……………

    A.G.P.

RESPONDER

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …

“Ajudar o presidente a encontrar mulheres”. Deputada do PSD vai enviar lista de candidatas disponíveis para as autárquicas

No sábado, o líder do PSD Rui Rio afirmou que o partido tinha dificuldade em encontrar candidatas mulheres para as eleições autárquicas. Em resposta, Lina Lopes, coordenadora das Mulheres Social-Democratas, diz que não faltam mulheres …

Chega vai questionar Governo sobre "despesas supérfluas" da presidência da UE

O deputado único do Chega anunciou, no domingo, que vai questionar esta segunda-feira o gabinete do primeiro-ministro acerca das "despesas supérfluas" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Em comunicado, André Ventura, que foi reeleito …

Ministra da Saúde alerta para continuidade de “três ameaças” da pandemia

A pandemia de covid-19 em Portugal continua a apresentar “três ameaças” apesar das medidas de restrição em vigor, adiantou hoje a ministra da Saúde, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira. Em declarações …

Portugal está "em condições invejáveis" de produzir hidrogénio verde, diz ministro do ambiente

"Estamos mesmo em condições invejáveis de sermos um grande produtor de hidrogénio verde", assegurou o ministro do ambiente e da ação climática, João Pedro Matos Fernandes, no terceiro de quatro debates do Expresso e da …

Biólogo defende que pandemia pode ter nascido de "erro honesto" em laboratório chinês

Professor de Princeton defende que não é possível descartar a possibilidade de que a pandemia tenha começado com uma fuga acidental num laboratório de virologia de Wuhan. A origem da pandemia de Covid-19 continua por apurar …

Israel reabre restaurantes e universidades após vacinar mais de metade da população

Israel, um dos países mais vacinados do mundo contra a covid-19, iniciou a terceira fase do desconfinamento, depois de o governo ter aprovado novas medidas que passaram a ser adotadas no domingo. Segundo avançou o Expresso, …

Mais 25 mortes e 365 novos casos nas últimas 24 horas

Os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 25 mortes e 365 novos casos de covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira mostra que mantém-se a tendência de …

Ministra da Presidência lembra que desconfinamento será sempre "faseado e lento"

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, este domingo, que o plano de desconfinamento será sempre "faseado e lento", dependendo da atuação do país e dos números concretos de cada momento. Em entrevista à SIC …

"Salam, salam, salam." Papa deixa Iraque após visita de três dias ao país

Terminou, esta segunda-feira, a visita de três dias do Papa Francisco ao Iraque. No fim da última missa que celebrou, disse em árabe: "Salam, salam, salam" (Paz, paz paz). O Papa Francisco deixou, esta segunda-feira, o …