Fabricante admite problemas mecânicos no jipe que matou Anton Yelchin

Paramount Pictures

Anton "Chekov" Yelchin na ponte da USS Enterprise de James T. Kirk

Anton “Chekov” Yelchin na ponte da USS Enterprise de James T. Kirk

Segundo informações veiculadas pela Fiat Chrysler, fabricante do jipe que esmagou o ator Anton Yelchin no passado fim de semana, este poderia ter problemas na embraiagem, levando os condutores a achar que o carro estava em modo de estacionamento quando não estava.

A marca tinha enviado – durante o mês de maio – uma nota de aviso para recolha do modelo Grand Cherokee fabricado em 2015 – precisamente o modelo de automóvel que vitimou a estrela de “Star Treck”.

Na nota, pedia-se aos condutores para confirmarem sempre se o travão do carro estava corretamente accionado antes de saírem do veículo.

A empresa ainda não tinha chamado os carros para reparação por falta de peças para troca.

Estima-se que mais de um milhão de automóveis poderão sofrer deste problema.

Recorde-se que o ator Anton Yelchin morreu este sábado, depois de ser esmagado contra uma parede pelo próprio carro, que havia estacionado à porta de casa.

O carro continuou a deslizar e atingiu Yelchin, que acabou por morrer.

A polícia de Los Angeles ainda está a investigar o caso e, na passada terça feira, a marca anunciou que vai investigar o acidente que vitimou o ator.

O modelo de automóvel utilizado por Yelchin foi responsável por mais de 100 incidentes – mais exactamente, 41 lesões, 212 colisões e 308 relatos de danos, segundo a Reuters – todos eles causados por problemas de ambiguidade na embraiagem.

O estilo de peça escolhida tornava difícil a identificação visual da mudança em que se encontrava o carro, o que fazia com que muitos condutores não se apercebessem de que o carro não estava em modo de estacionamento.

Apesar dos incidentes resultantes do problema, ainda ninguém tinha morrido por causa desta falha: a empresa garante que apenas registou ferimentos, onde se incluem uma pélvis fraturada e algumas costelas partidas.

Nascido na antiga União Soviética, Anton emigrou para o Estados Unidos da América com apenas seis meses de vida e iniciou a sua carreira com nove anos de idade no filme independente A Man is Mostly Water (2000).

Entre inúmeros papéis em séries e filmes, foi nas longas-metragens Alpha Dog (2006) e Charlie Bartlett – Psicanálise Para Todos (2007) que o talento do jovem começou a ser reconhecido por Hollywood e pelos críticos.

No entanto, e apesar de já ter participado no filme Exterminador Implacável – A Salvação (2009), a sua popularidade surgiu com o papel em Star Trek – Além da Escuridão (2013), onde reencarnou a personagem Pavel Chekov, o oficial de navegação da nave USS Enterprise.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …