Fabricante admite problemas mecânicos no jipe que matou Anton Yelchin

Paramount Pictures

Anton "Chekov" Yelchin na ponte da USS Enterprise de James T. Kirk

Anton “Chekov” Yelchin na ponte da USS Enterprise de James T. Kirk

Segundo informações veiculadas pela Fiat Chrysler, fabricante do jipe que esmagou o ator Anton Yelchin no passado fim de semana, este poderia ter problemas na embraiagem, levando os condutores a achar que o carro estava em modo de estacionamento quando não estava.

A marca tinha enviado – durante o mês de maio – uma nota de aviso para recolha do modelo Grand Cherokee fabricado em 2015 – precisamente o modelo de automóvel que vitimou a estrela de “Star Treck”.

Na nota, pedia-se aos condutores para confirmarem sempre se o travão do carro estava corretamente accionado antes de saírem do veículo.

A empresa ainda não tinha chamado os carros para reparação por falta de peças para troca.

Estima-se que mais de um milhão de automóveis poderão sofrer deste problema.

Recorde-se que o ator Anton Yelchin morreu este sábado, depois de ser esmagado contra uma parede pelo próprio carro, que havia estacionado à porta de casa.

O carro continuou a deslizar e atingiu Yelchin, que acabou por morrer.

A polícia de Los Angeles ainda está a investigar o caso e, na passada terça feira, a marca anunciou que vai investigar o acidente que vitimou o ator.

O modelo de automóvel utilizado por Yelchin foi responsável por mais de 100 incidentes – mais exactamente, 41 lesões, 212 colisões e 308 relatos de danos, segundo a Reuters – todos eles causados por problemas de ambiguidade na embraiagem.

O estilo de peça escolhida tornava difícil a identificação visual da mudança em que se encontrava o carro, o que fazia com que muitos condutores não se apercebessem de que o carro não estava em modo de estacionamento.

Apesar dos incidentes resultantes do problema, ainda ninguém tinha morrido por causa desta falha: a empresa garante que apenas registou ferimentos, onde se incluem uma pélvis fraturada e algumas costelas partidas.

Nascido na antiga União Soviética, Anton emigrou para o Estados Unidos da América com apenas seis meses de vida e iniciou a sua carreira com nove anos de idade no filme independente A Man is Mostly Water (2000).

Entre inúmeros papéis em séries e filmes, foi nas longas-metragens Alpha Dog (2006) e Charlie Bartlett – Psicanálise Para Todos (2007) que o talento do jovem começou a ser reconhecido por Hollywood e pelos críticos.

No entanto, e apesar de já ter participado no filme Exterminador Implacável – A Salvação (2009), a sua popularidade surgiu com o papel em Star Trek – Além da Escuridão (2013), onde reencarnou a personagem Pavel Chekov, o oficial de navegação da nave USS Enterprise.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …

O barulho dos oceanos está a dificultar a comunicação entre baleias-anãs

A comunicação de longa distância entre baleias-anãs está a ser gravemente afetada devido ao barulho de fundo dos oceanos — causado principalmente por humanos. O som emitido pelas baleias-anãs é muito característico e apenas muito recentemente …