Segundo informações veiculadas pela Fiat Chrysler, fabricante do jipe que esmagou o ator Anton Yelchin no passado fim de semana, este poderia ter problemas na embraiagem, levando os condutores a achar que o carro estava em modo de estacionamento quando não estava.
A marca tinha enviado – durante o mês de maio – uma nota de aviso para recolha do modelo Grand Cherokee fabricado em 2015 – precisamente o modelo de automóvel que vitimou a estrela de “Star Treck”.
Na nota, pedia-se aos condutores para confirmarem sempre se o travão do carro estava corretamente accionado antes de saírem do veículo.
A empresa ainda não tinha chamado os carros para reparação por falta de peças para troca.
Estima-se que mais de um milhão de automóveis poderão sofrer deste problema.
Recorde-se que o ator Anton Yelchin morreu este sábado, depois de ser esmagado contra uma parede pelo próprio carro, que havia estacionado à porta de casa.
O carro continuou a deslizar e atingiu Yelchin, que acabou por morrer.
A polícia de Los Angeles ainda está a investigar o caso e, na passada terça feira, a marca anunciou que vai investigar o acidente que vitimou o ator.
O modelo de automóvel utilizado por Yelchin foi responsável por mais de 100 incidentes – mais exactamente, 41 lesões, 212 colisões e 308 relatos de danos, segundo a Reuters – todos eles causados por problemas de ambiguidade na embraiagem.
O estilo de peça escolhida tornava difícil a identificação visual da mudança em que se encontrava o carro, o que fazia com que muitos condutores não se apercebessem de que o carro não estava em modo de estacionamento.
Apesar dos incidentes resultantes do problema, ainda ninguém tinha morrido por causa desta falha: a empresa garante que apenas registou ferimentos, onde se incluem uma pélvis fraturada e algumas costelas partidas.
Nascido na antiga União Soviética, Anton emigrou para o Estados Unidos da América com apenas seis meses de vida e iniciou a sua carreira com nove anos de idade no filme independente A Man is Mostly Water (2000).
Entre inúmeros papéis em séries e filmes, foi nas longas-metragens Alpha Dog (2006) e Charlie Bartlett – Psicanálise Para Todos (2007) que o talento do jovem começou a ser reconhecido por Hollywood e pelos críticos.
No entanto, e apesar de já ter participado no filme Exterminador Implacável – A Salvação (2009), a sua popularidade surgiu com o papel em Star Trek – Além da Escuridão (2013), onde reencarnou a personagem Pavel Chekov, o oficial de navegação da nave USS Enterprise.
ZAP / Move