Fábrica russa de fake news com 150 mil cartões SIM desmantelada pela Ucrânia

Operação incidiu em Vinítsia, Zaporíjia e Lviv e derrubou rede que contava com mais de 100 indivíduos. Batalha contra as “bot farms” e desinformação continua.

A Ucrânia tem travado uma segunda guerra com a Rússia no combate à desinformação e o Departamento de Cibersegurança da Polícia Nacional da Ucrânia ajudou esta terça-feira, ao desmantelar uma fábrica de desinformação ligada a mais de 100 indivíduos.

As buscas decorreram em cerca de duas dezenas de localizações, espalhadas por Vinítsia, Zaporíjia e Lviv.

O objetivo da enorme fábrica de bots seria espalhar desinformação e propaganda em defesa da Rússia na invasão à Ucrânia. 150 mil cartões SIM espalhavam conteúdo ilegal e informações pessoais e participariam em várias atividades fraudulentas.

Para além das centenas de milhares de cartões SIM (com números de telemóvel sem dono), foram apreendidos computadores, telemóveis e 250 mil Gateways GSM — de acordo com o Bleeping Computer — que agem como um portão entre as ligações de internet.

“A polícia confirmou que os atacantes usaram equipamento especial e software para registar milhares de contas de bots em variadas redes sociais para posteriormente lançar anúncios que violavam as normas e legislação da Ucrânia”, lê-se no comunicado da polícia de cibersegurança.

As contas também terão sido usadas para “distribuição não autorizada de informação pessoal de cidadãos ucranianos na Internet, em esquemas fraudulentos, e para enviar mensagens falsas sobre ameaças à segurança dos cidadãos, destruição ou danos à propriedade”, lê-se.

Batalha já era travada antes da invasão russa

As chamadas “bot farms”, que se têm estabelecido desde o início da guerra em território ucraniano, são para a Ucrânia um alvo a abater desde o começo do conflito.

Em setembro de 2022, o Departamento de Cibersegurança do Serviço de Segurança Ucraniano já tinha abatido duas fábricas com um exército de milhares de bots com o objetivo de espalhar desinformação sobre a campanha que a Rússia conduz na nação liderada por Volodymyr Zelenskyy.

Um mês antes dessa operação — que encontrou sete mil contas falsas — decorreu um dos maiores desmantelamentos destas “bot farms” ucranianas, com 1 milhão de bots a operar a partir de Kharkiv, Czerkasy, Ternopil e Transcarpátia.

A guerra já era travada antes da invasão russa. pesquisadores de segurança detetaram uma campanha russa conhecida como “Infeção Secundária” que alegadamente espalhava desinformação sobre o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, incluindo rumores de que o ex-comediante era nazi.

Por sua vez, o Kremlin também acusa piratas informáticos pró-Ucrânia de reportarem informações falsas sobre acontecimentos na Guerra da Ucrânia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.