F1 em Portimão: “Não são 27 mil pessoas. Recebemos quase 40 mil pessoas”

Primeiro dia de treinos livres no regresso da Fórmula 1 em Portugal. Autarca local está confiante e lembra ausência de eventos em Portimão ao longo dos últimos meses.

Desde 22 de setembro de 1996 até 25 de outubro de 2020. São 24 anos e pouco. O jejum da presença da Fórmula 1 em Portugal termina neste fim de semana. E já começou oficialmente, com a realização dos primeiros treinos livres nesta sexta-feira, em Portimão – Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido na primeira sessão.

É a estreia do autódromo de Portimão, e do Algarve, no campeonato mais mediático do automobilismo. O recinto consegue receber quase 100 mil pessoas nas bancadas mas, devido às restrições impostas pelo coronavírus, estão disponíveis 27.500 lugares sentados, divididos por setores de cerca de 800 pessoas.

No entanto, chegaram a Portimão muito mais do que 27.500 pessoas, lembrou a presidente da Câmara Municipal de Portimão: “Não vamos receber 27.500 pessoas. Temos cá quase 40 mil pessoas porque, só da organização da prova, chegam cerca de 10 mil pessoas”.



Isilda Gomes, citada pela Antena 1, mostrou-se confiante no impacto que a Fórmula 1 vai ter no turismo e no comércio da cidade e da região, anunciando que tem a indicação de que há várias unidades hoteleiras esgotadas para estes dias.

A mesma reportagem da rádio pública escutou alguns profissionais do turismo e do comércio locais e a ideia é de que o impacto vai ser quase nulo. Por duas razões: muitos adeptos estrangeiros cancelaram a sua viagem nos últimos dias e a maioria dos adeptos portugueses só chegará no dia da corrida (domingo) e voltam para casa logo a seguir.

A autarca respondeu também a críticas que tem ouvido, provenientes de responsáveis que não concordam com a grande aglomeração de pessoas que vai acontecer em Portimão neste fim de semana: “Eu lembro a essas pessoas que, ao longo dos últimos meses, outras autarquias do Algarve realizaram diversos eventos. Portimão não fez isso. Porque estávamos a guardar-nos precisamente para esta fase, da Fórmula 1 e do mundial de motociclismo, em novembro”.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …