F1 em Portimão: “Não são 27 mil pessoas. Recebemos quase 40 mil pessoas”

Primeiro dia de treinos livres no regresso da Fórmula 1 em Portugal. Autarca local está confiante e lembra ausência de eventos em Portimão ao longo dos últimos meses.

Desde 22 de setembro de 1996 até 25 de outubro de 2020. São 24 anos e pouco. O jejum da presença da Fórmula 1 em Portugal termina neste fim de semana. E já começou oficialmente, com a realização dos primeiros treinos livres nesta sexta-feira, em Portimão – Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido na primeira sessão.

É a estreia do autódromo de Portimão, e do Algarve, no campeonato mais mediático do automobilismo. O recinto consegue receber quase 100 mil pessoas nas bancadas mas, devido às restrições impostas pelo coronavírus, estão disponíveis 27.500 lugares sentados, divididos por setores de cerca de 800 pessoas.

No entanto, chegaram a Portimão muito mais do que 27.500 pessoas, lembrou a presidente da Câmara Municipal de Portimão: “Não vamos receber 27.500 pessoas. Temos cá quase 40 mil pessoas porque, só da organização da prova, chegam cerca de 10 mil pessoas”.

Isilda Gomes, citada pela Antena 1, mostrou-se confiante no impacto que a Fórmula 1 vai ter no turismo e no comércio da cidade e da região, anunciando que tem a indicação de que há várias unidades hoteleiras esgotadas para estes dias.

A mesma reportagem da rádio pública escutou alguns profissionais do turismo e do comércio locais e a ideia é de que o impacto vai ser quase nulo. Por duas razões: muitos adeptos estrangeiros cancelaram a sua viagem nos últimos dias e a maioria dos adeptos portugueses só chegará no dia da corrida (domingo) e voltam para casa logo a seguir.

A autarca respondeu também a críticas que tem ouvido, provenientes de responsáveis que não concordam com a grande aglomeração de pessoas que vai acontecer em Portimão neste fim de semana: “Eu lembro a essas pessoas que, ao longo dos últimos meses, outras autarquias do Algarve realizaram diversos eventos. Portimão não fez isso. Porque estávamos a guardar-nos precisamente para esta fase, da Fórmula 1 e do mundial de motociclismo, em novembro”.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência. Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a …

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …