Extremista do Mali declara-se culpado da destruição de mausoléus em Tombuctu

ICC-CPI

Ahmad Al Faqi Al Mahdi

Um extremista islâmico do Mali acusado de autoria e participação na destruição de mausoléus em Tombuctu considerou-se culpado perante o Tribunal Penal Internacional, em Haia.

“Lamento dizer que tudo o que ouvi aqui é verdade e reflete o que aconteceu”, afirmou Ahmad Al Faqi Al Mahdi esta segunda-feira, após a leitura da acusação, tendo-se considerado culpado.

É a primeira vez que o Tribunal Penal Internacional se ocupa de um caso de destruição de património mundial, e Al Mahdi é também o primeiro réu a considerar-se culpado num julgamento por crimes de guerra, no Tribunal de Haia.

O extremista do Mali, um antigo professor de 40 anos que foi formalmente indiciado pelo TPI em março deste ano, é acusado de ordenar os ataques por islamitas contra a cidade de Tombuctu no ano de 2012, que levaram à destruição de nove mausoléus e de uma mesquita durante a ocupação da cidade, também conhecida como Timbuktu (em inglês).

A acusação afirma que Mahdi era um “membro zeloso” do Ansar Dine, uma milícia tuaregue extremista com alegadas ligações à Al-Qaeda, e líder da Hesbah, a “brigada de boas maneiras” que impôs a lei islâmica em Tombuctu durante as lutas entre fações rivais que abalaram o Mali entre 2012 e 2013.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu sabia que já tinha visto este gaijo em algum sítio, e efetivamente é certo: o nome verdadeiro deste gaijo é Sideshow Bob, e protagonizou em muitas séries de Os Simpsons, mas desta vez não queria fazer mal apenas ao Bart, o sacana…

  2. A minha ignorância, levou-me, à inimaginável ideia, que existiam, neste mundo dito “civilizado”, leis que davam poder a algumas pessoas, para poderem fazer o que quisessem, sem que nada lhes acontecesse. Como é isto possível ? Na verdade, estamos num mundo, em termos de civilização humana, completamente selvagens,isto, ao nível de todos os governantes, pelo menos Europeus, já que não conheço esta hipócrita realidade ao nível do planeta.

RESPONDER

Carlos Moedas "tem uma costela liberal". IL pondera apoio ao candidato à câmara de Lisboa

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, disse que Carlos Moedas, candidato à câmara de Lisboa apoiado pelo PSD, tem um "perfil liberal", mas que o partido precisa de perceber projeto do …

Primeiro-ministro da Arménia acusa militares de tentativa de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Arménia referiu-se hoje a "tentativa de golpe de Estado" depois de o Estado Maior ter pedido o afastamento do governo num contexto de protestos por causa da derrota no último conflito com …

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …