Extremista do Mali declara-se culpado da destruição de mausoléus em Tombuctu

ICC-CPI

Ahmad Al Faqi Al Mahdi

Um extremista islâmico do Mali acusado de autoria e participação na destruição de mausoléus em Tombuctu considerou-se culpado perante o Tribunal Penal Internacional, em Haia.

“Lamento dizer que tudo o que ouvi aqui é verdade e reflete o que aconteceu”, afirmou Ahmad Al Faqi Al Mahdi esta segunda-feira, após a leitura da acusação, tendo-se considerado culpado.

É a primeira vez que o Tribunal Penal Internacional se ocupa de um caso de destruição de património mundial, e Al Mahdi é também o primeiro réu a considerar-se culpado num julgamento por crimes de guerra, no Tribunal de Haia.

O extremista do Mali, um antigo professor de 40 anos que foi formalmente indiciado pelo TPI em março deste ano, é acusado de ordenar os ataques por islamitas contra a cidade de Tombuctu no ano de 2012, que levaram à destruição de nove mausoléus e de uma mesquita durante a ocupação da cidade, também conhecida como Timbuktu (em inglês).

A acusação afirma que Mahdi era um “membro zeloso” do Ansar Dine, uma milícia tuaregue extremista com alegadas ligações à Al-Qaeda, e líder da Hesbah, a “brigada de boas maneiras” que impôs a lei islâmica em Tombuctu durante as lutas entre fações rivais que abalaram o Mali entre 2012 e 2013.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu sabia que já tinha visto este gaijo em algum sítio, e efetivamente é certo: o nome verdadeiro deste gaijo é Sideshow Bob, e protagonizou em muitas séries de Os Simpsons, mas desta vez não queria fazer mal apenas ao Bart, o sacana…

  2. A minha ignorância, levou-me, à inimaginável ideia, que existiam, neste mundo dito “civilizado”, leis que davam poder a algumas pessoas, para poderem fazer o que quisessem, sem que nada lhes acontecesse. Como é isto possível ? Na verdade, estamos num mundo, em termos de civilização humana, completamente selvagens,isto, ao nível de todos os governantes, pelo menos Europeus, já que não conheço esta hipócrita realidade ao nível do planeta.

RESPONDER

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …

UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia conta com um processo no Tribunal Penal Internacional interposto por Omer Shatz e Juan Branco. A UE é acusado de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração. Omer Shatz, advogado e professor …

Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas. Sem confirmar que venha a haver minas …

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …