Extremista do Mali declara-se culpado da destruição de mausoléus em Tombuctu

ICC-CPI

Ahmad Al Faqi Al Mahdi

Um extremista islâmico do Mali acusado de autoria e participação na destruição de mausoléus em Tombuctu considerou-se culpado perante o Tribunal Penal Internacional, em Haia.

“Lamento dizer que tudo o que ouvi aqui é verdade e reflete o que aconteceu”, afirmou Ahmad Al Faqi Al Mahdi esta segunda-feira, após a leitura da acusação, tendo-se considerado culpado.

É a primeira vez que o Tribunal Penal Internacional se ocupa de um caso de destruição de património mundial, e Al Mahdi é também o primeiro réu a considerar-se culpado num julgamento por crimes de guerra, no Tribunal de Haia.

O extremista do Mali, um antigo professor de 40 anos que foi formalmente indiciado pelo TPI em março deste ano, é acusado de ordenar os ataques por islamitas contra a cidade de Tombuctu no ano de 2012, que levaram à destruição de nove mausoléus e de uma mesquita durante a ocupação da cidade, também conhecida como Timbuktu (em inglês).

A acusação afirma que Mahdi era um “membro zeloso” do Ansar Dine, uma milícia tuaregue extremista com alegadas ligações à Al-Qaeda, e líder da Hesbah, a “brigada de boas maneiras” que impôs a lei islâmica em Tombuctu durante as lutas entre fações rivais que abalaram o Mali entre 2012 e 2013.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu sabia que já tinha visto este gaijo em algum sítio, e efetivamente é certo: o nome verdadeiro deste gaijo é Sideshow Bob, e protagonizou em muitas séries de Os Simpsons, mas desta vez não queria fazer mal apenas ao Bart, o sacana…

  2. A minha ignorância, levou-me, à inimaginável ideia, que existiam, neste mundo dito “civilizado”, leis que davam poder a algumas pessoas, para poderem fazer o que quisessem, sem que nada lhes acontecesse. Como é isto possível ? Na verdade, estamos num mundo, em termos de civilização humana, completamente selvagens,isto, ao nível de todos os governantes, pelo menos Europeus, já que não conheço esta hipócrita realidade ao nível do planeta.

RESPONDER

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. De acordo com vários media alemães, pelo menos seis pessoas morreram num tiroteio em Rot am …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …