Extrema-direita lidera primeira volta das Presidenciais na Áustria

Franz Johann Morgenbesser / Wikimedia

Norbert Hofer, candidato de extrema-direita às Presidenciais na Áustria

O candidato de extrema-direita Norbert Hofer venceu a primeira volta das presidenciais na Áustria, com 35,3% dos votos, e vai disputar a segunda volta com o economista ecologista Alexander Van der Bellen.

A liderança do candidato do partido ultranacionalista FPÖ (Partido da Liberdade da Áustria) é o melhor resultado da extrema-direita austríaca numa eleição nacional desde a Segunda Guerra Mundial.

Com 71% dos votos contados, o candidato do partido ecologista – dado como favorito antes do escrutínio – fica em segundo lugar, com 21,3% dos votos, à frente da candidata independente Irmgard Griss, com 18,9%, de acordo com uma projeção da televisão pública ORF para as eleições para apurar o sucessor do social-democrata Heinz Fischer.

Os candidatos da coligação governamental formada pelo Partido Social Democrata (SPÖ) e pelos conservadores democrata-cristãos do ÖVP – os dois grandes partidos no poder desde 1945 – ficaram afastados da segunda volta.

Nomeadamente, o democrata-cristão Andreas Khol foi o quarto mais votado com 11,2% dos votos, e o social-democrata Rudolf Hundstorfer ficou com 10,9%.

A segunda volta das presidenciais está marcada para 22 de maio.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …