Extrema-direita francesa furiosa com filme inspirado em Le Pen

Um filme sobre a ascensão dos nacionalismos na Europa, com uma personagem inspirada na líder da extrema-direita francesa e que se estreia em França a dois meses das eleições, está a enfurecer os aliados de Marine Le Pen.

O filme “Chez nous” (“A Nossa Casa”), que chegará às salas de cinema francesas em fevereiro, antes da primeira volta das eleições presidenciais, marcada para abril, conta a história de uma enfermeira do norte de França que é abordada para ser candidata pelo partido “Bloco Patriótico”.

A imagem e a mensagem do grupo radical e a mulher loura que o dirige deixam poucas dúvidas de que o cineasta belga Lucas Belvaux os concebeu a partir da Frente Nacional (FN), que tem registado um aumento significativo das intenções de voto nas sondagens.

O amigo próximo de Le Pen e vice-presidente da FN Florian Philippot considerou “escandaloso” que um filme “claramente anti-Frente Nacional” vá ser lançado durante a campanha presidencial.

“Depois de ver o ‘trailer’, parece mesmo uma caricatura”, disse Philippot no domingo, numa entrevista à imprensa francesa.

Outros líderes da FN, incluindo Gilles Pennelle, da região ocidental da Bretanha, manifestaram-se contra o filme e o seu “desrespeito pelo povo francês e pela sua liberdade de expressão”.

Belvaux respondeu hoje às críticas, dizendo ter ficado surpreendido com a violência das reações ao filme em que a veterana atriz Catherine Jacob desempenha a personagem de Marine Le Pen.

“Philippot só viu o ‘trailer’, por isso, é uma polémica gratuita que evita o debate sobre a mensagem do filme”, disse o realizador ao canal televisivo BFMTV.

“Não se trata tanto de um filme anti-FN, mas mais de um filme sobre a mensagem populista e sobre como as pessoas se relacionam com a política. São os eleitores quem me interessa, não os partidos políticos”, acrescentou.

As sondagens mais recentes apresentam Le Pen a passar à segunda volta das presidenciais, em maio, onde enfrentará – e perderá para – o candidato do partido de direita Os Republicanos, François Fillon.

Poucos analistas aventam a hipótese de ela chegar ao poder, mas as suas hipóteses estão a ser levadas cada vez mais a sério, após 12 meses imprevisíveis na política.

Em junho, o referendo britânico ditou a saída do Reino Unido da União Europeia e, em novembro, a eleição do polémico multimilionário norte-americano Donald Trump como próximo Presidente dos Estados Unidos.

A anémica economia francesa e a imigração são questões fundamentais para os eleitores. A ferozmente nacionalista FN quer que a França saia do euro e da União Europeia e vê-se a si mesma como parte de uma revolta global contra a imigração, os partidos políticos instalados e a globalização.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma vez mais começa a reação contra um partido que apresenta alternativas a uma politica desastrosa de vários anos que entregou a França nas mãos do islamismo e de uma globalização de submissão, entretanto os franceses darão a resposta apesar de muitos outros que de franceses só têm os documentos o poderem fazer também.

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …