Extrato tóxico usado em flechas venenosas pode ser o futuro da contracepção masculina

Não há escassez de pesquisa científica para tentar encontrar uma forma eficaz e segura de contraceção masculina, mas duvidamos que exista alguma droga candidata com um historial tão mortal como esta nova descoberta.

Uma equipa de cientistas norte-americanos identificou um produto químico que pode servir como contracetivo masculino num extrato de planta de guerreiros africanos e que era tradicionalmente usada por caçadores como um veneno que pára os corações nas suas flechas. O estudo foi publicado no início do mês no Journal of Medicinal Chemistry.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Minnesota e a Universidade de Kansas disse que o ouabaína, uma substância tóxica derivada de dois tipos de plantas africanas – e também produzida em mamíferos em quantidades mais baixas – pode servir de base para uma pílula masculina que funcione.

Na sua forma original, ouabaína pode ser encontrada em raízes, caules, folhas e sementes das plantas Acokanthera schimperiStrophanthus gratus do leste de África – uma descoberta feita por guerreiros etiopianos há mais de dois milénios.

Tal como os seus homólogos do Quénia, Tanzânia, Ruanda e Somália, os caçadores e guerreiros da Etiópia extraíam substância venenosa fervendo a planta e mergulhando as pontas das setas no líquido concentrado que restava.

Alguns milhares de anos depois e os cientistas europeus no século XVIII descobriram que o extrato agia como glicosídeo cardíaco – um composto que aumenta a força da batida do coração enquanto reduz a taxa de contrações.

Por causa disso, em doses muito baixas, a ouabaína foi usada preventivamente para tratar condições como a hipertensão e arritmia, apresar de ser considerada uma substância perigosa e, atualmente, não ser aprovada para uso nos EUA.

Apesar disso, este veneno perigoso pode estar prestes a regressar à medicina – pelo menos numa forma mais segura – graças ao potencial do extrato de afetar a fertilidade masculina.

Estudos anteriores mostram que a ouabaína consegue travar a fertilidade no homem, mas por causa da capacidade da substância de “confundir” os nosso corações, nunca foi considerada suficientemente segura para ser utilizada como contracetivo.

Agora, a equipa de investigadores fez experiências em ratos, do sexo masculino, para demonstrar que, depois de adulterar o arranjo molecular do extrato, um análogo da ouabaína modificado continua a conseguir travar a fertilidade dos animais, apesar de ser não tóxica, não afetando o coração ou outras partes do corpo.

Ao remover um grupo de açúcar do produto químico e substituir o seu grupo lactona por um grupo triazole, a ouabaína o derivado de ouaína quando administrado a ratos foi anulado nas células de esperma dos animais e reduziu a mobilidade dos espermatozóides (capacidade de nadar).

Ele visa o esperma, ligando-se fortemente a uma subunidade nas células chamadas Na, K-ATPase α4, interrompendo a mobilidade espermática suficientemente para produzir infertilidade masculina.

É um resultado promissor que fornece outra via de pesquisa para uma pílula masculina humana, especialmente porque a pesquisa até agora sugere que o efeito é reversível – a redução da motilidade observada nos animais não foi permanente.

Ainda estamos muito longe dessa substância modificada ser testada em humanos, mas se o teste futuro oferecer resultados igualmente positivos, isso pode acontecer um dia – caso em que o futuro do controlo da natalidade pode estar nas flechas venenosas do passado.

PARTILHAR

RESPONDER

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …