Os extraterrestres podem estar a comunicar através de ondas gravitacionais

Maxwell Hamilton / Flickr

Buracos negros em colisão e as ondas gravitacionais que se formam

Uma equipa de cientistas defende que os extraterrestres podem ser dotados de uma tecnologia avançada capaz de gerar ondas gravitacionais. Através destas ferramentas, sustentam os cientistas, poderá ser possível encontrar uma civilização avançada no interior da Via Láctea.

O Universo é demasiado vasto e pouco explorado para que a comunidade científica possa descartar totalmente a existência de outras formas de vida para lá do Sistema Solar. Além disso, vários cientistas defendem a existência de outras formas de vida, alicerçados no número cada vez maior de exoplanetas descobertos.

Estas formas de vida – que podem habitar Marte, a exótica Titã (Lua de Saturno) ou até o tórrido Vénus – não foram ainda encontradas. A procura têm sido em vão, mas os cientistas não desistem e vão procurando novas teorias para o silêncio destes seres.

Um dos principais problemas apontados pelos cientistas para justificar este silêncio é a falta de conhecimento e ou tecnologia humana para reconhecer e rastrear os sinais dos seres alienígenas, muitas vezes chamadas de bioassinaturas.

Num novo esforço para encontrar vida extraterrestre, uma equipa de cientistas, liderada por Marek Abramowicz, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, sugere que estes seres podem ser dotados de uma tecnologia capaz de gerar ondas gravitacionais.

Estas ondas, previstas pela primeira vez por Albert Einstein, são ondulações fracas que se propagam no tecido espaço-tempo, podendo ser formadas por fenómenos violentos como colisões de estrelas ou buracos negros. No fundo, e tal como observa o diário ABC, estas ondulações são como as ondas geradas por uma pedra que cai num lago.

Apesar de estas ondas terem sido já teorizadas durante o século XX, a sua observação direta na Terra ocorreu só em 2015. Atualmente, estes fenómenos continuam a ser estudados, sendo encarados como uma janela científica para o Universo.

Baseado neste fenómeno, Abramowicz e a sua equipa defendem que uma pequena mudança operacional na antena da missão LISA – detetor espacial de ondas gravitacionais projetado pela Agência Espacial Europeia (ESA) programado para ser lançado em 2034 – seria suficiente para permitir que esta missão procure também eventuais sinais de civilizações extraterrestres avançadas.

Segundo escreveram os cientistas, esta pequena mudança neste mega-detetor poderá também permitir a descoberta de uma civilização avançada dentro da Via Láctea.

“A nossa existência no Universo é o resultado de uma rara combinação de circunstâncias. E o mesmo deve ser certo para qualquer civilização extraterrestre avançada”, pode ler-se no estudo, cujos resultados foram disponibilizados para pré-visualização no Arxiv.org.

“Se houver alguns [seres alienígenas] na Via Láctea, é provável que estejam espalhados por grandes distâncias no espaço e no tempo. No entanto, [os extraterrestres] sabem certamente da propriedade única do nosso centro galáctico: aloja um buraco negro massivo mais perto e acessível para nós”.

No entender da equipa de cientistas, “uma civilização suficientemente avançada pode ter colocado uma tecnologia na órbita deste buraco negro, visando estudá-lo, extrair energia ou até para fins de comunicação. Em qualquer das opções, o seu movimento orbital será necessariamente uma fonte de ondas gravitacionais”, escreveram.

Simplificando: os especialistas acreditam que o centro da Via Láctea seria um local ideal para colocar um “farol” que transmite mensagens para o resto da galáxia. Um dispositivo deste género, sustentou Abramowicz, enviaria as mensagens destes seres através das ondas gravitacionais porque “uma vez emitidas, estas ondas viajam pelo espaço sem serem praticamente perturbadas”.

Este farol, que os cientistas batizaram de “O Mensageiro”, deveria ter o tamanho e a massa de Júpiter para conter energia suficiente para efetuar as comunicações. Nestas condições, argumentam os cientistas, a ferramenta “poderia sustentar-se por alguns mil milhões de anos e emitir de forma contínua um sinal inconfundível de ondas gravitacionais que seria observável com detetores do tipo LISA”, remataram.

ZAP //

PARTILHAR

30 COMENTÁRIOS

    • Porque raça que vota em Trump e Bolsonaro não pode ser raça .
      Eles não se interessam por seres sem cérebro . Kkkk

      • Com certeza se interessam por você pois, da forma que fala, deve ter sido ungido com a única verdade que existe. A sua.
        Eta ser inteligente, evoluído e democrata! Já deveria estar em outra dimensão, com tanta superioridade.

    • Talvez por isso mesmo – serem mais evoluidas e não serem como os humanos: traiçoeiros, parasitas, com a intenção subjacente da guerra e da mesquinhez inerente a quem possa ser atrasado. Penso que deveria ler o livro que está online: O GENESIS REVISITADO.

    • Na verdade eles não tiveram contato ainda pq eles nem sabem que nós existimos,no msm caso do seres humanos,nós fazemos essa pergunta todo dia “será que tem outros?”.
      Mas eu acho que ñ teríamos sorte de cermos os unicos nesse infinito.

    • É porque para eles nos somos um bando de bactéria.
      Que tem sentimento e vontade uma simples oportunidade a raça dizima todos eles.
      Somos bons em destruição.
      Poluição, etc….
      Imagem semelhança uma OVA.
      Deus é amor é paz é esperança tudo que os seres humanos não são.

  1. acho que é porque nossa raça a(80%) são pessoas gananciosas,sem coração e corruptas esquecendo DEUS o ser supremo .pensando só em bens materias e cada vez mais tentando enganar uns aos outros…isso é muito ruim….então qual ser evoluido teria “coragem”de ao menos tentar se aproximar de nós ?!?!?!

  2. Pelos livros que eu li, nós somos uma experiência de cada planeta foi tirado um ser humano feito pelos extraterrestres seres evoluídos.
    E estamos aqui de passagem para nos evoluir tbm.
    Mas infelizmente o ser humano de hoje so pensa em corrupção, matar roubar pedofilia e ai vai……
    Um ser evoluído não tem o pq de vim no nosso planeta…pra falar o q….sobre polica futebol novela kkkkk estamos engatinhando.

  3. Tão longe quanto toda a sua existência?
    Tão longe que os equipamentos científicos de ambos ainda não atingiram o grau suficiente para um contato??

  4. Sou criacionista, creio em Deus. Pelo que sei, só os humanos se rebelaram com o criador, rejeitaram o governo de Deus em suas vidas, também aprendi pelas escrituras que Deus tem um universo infinito, incontaveis mundos, habitados por seres inteligentes e que O Adoram, esses seres sabem tudo sobre nós, porém, estão impedidos de se comunicarem conosco, porcausa do pecado que causou essa separação, somentes os Anjos são comissionados a estar em contato com os humanos, quando são ordenados, eles não agem de forma independente, somente quando são enviados e com algum propósito. Temos alguns exemplos na Biblia sobre esses contatos,. Exemplo: Abraão, Moisés, Josué, Jacó, os Pais de Sansão, Maria mãe de Jesus, Daniel, Pedro, João, o Proprio Jesus. Estes e alguns outros no relato Biblico se comunicaram com seres de fora da esfera terrestre. Portanto, tentar fszer contato com extra_ terrestre é jogar tempo e dinheiro no ralo, isso só vai acontecer quando Jesus voltar e.

    • Ok. Acredito no mesmo que tu, mas vi OVNIS algumas vezes, a maioria perto do mesmo horário. Mas era como se eu sentisse que deveria sair pra fazer algo e olhar pra cima naquele momento. Eu estou louca? Ou eles querem me enlouquecer ou algo do gênero?

  5. Porque raça que vota em Trump e Bolsonaro não pode ser raça .
    Eles não se interessam por seres sem cérebro . Kkkk

  6. Eu tive uma experiência com com uma nave
    Esférica tinha ums três metros quadrados
    De cor metálica com uma luz muito forte eles falaram comigo por telepatia na e eles
    Me falaram coisas que iam acontecer no
    Meu futuro isso foi no ano de 1996 numa cidade pequena. Eles existem eu sou prova
    Disso

  7. A minha teoria é a seguinte: os cientistas da NASA podem desistir de esperar uma comunicação extra terrestre por sinal de rádio ou antena. A comunicação será pelo ouvido humano… Alguns irão poder ouvir a mensagem ou sinal.

  8. Uiii… tanto extraterrestre por aqui… alguns até já viram ovni’s e tudo!…
    Só falta falarem com Jesus como aquela ministra maluca brasileira… se calhar alguns até já falam!..
    As drogas estão cada vez mais perigosas e, quando misturadas com ignorância e as religiões são mesmo muito perigosas e o resultado é o que se vai vendo…
    Depois não admira que “coisas” como o Bolsonaro, Trump, etc, sejam eleitos…

  9. Acho que na verdade, como a própria história mostra, já fomos visitados e contatados, eles já sabem quem e como somos, assim imagino que por isso mesmo não os encontramos ou encontraremos, eles é que nos contataram quando quiserem e acharem que seja necessário.
    Para não extinguir nossa espécie, fomos deixados nesse cativeiro, que por sinal é muito perfeito, apenas a raça é imperfeita.

  10. Porque razão é que num artigo cientifico, vêem sempre gentinha com comentários relacionados com pseudo-filosofias, religiões, e que em nada acrescentam de novo ao tema?
    Afastem-se destes tópicos, por favor, façam esse favor à comunidade cientifica.
    Nota: aprendam a escrever português correcto.

  11. Este eu vi…eram cerca de quatro horas da madrugada, e, quando tinha tempo, passava horas a olhar as estrelas na aldeia dos meus pais, local de pouca iluminação. A determinada altura observei um pequeno circulo de luz laranja avermelhado a altitude elevada, que do horizonte mais distante se movia lentamente. Achei curiosa a movimentação, parecia uma pequena moeda a mover-se lentamente. a determinada altura, parou por alguns segundos, cerca de dez segundos, e, de seguida, voltou a mover-se, mas desta vez com mais velocidade, e cada vez mais velocidade, até desaparecer no horizonte contrário de onde tinha vindo, deixando um pequeno rasto de luz. Extraterrestres existem? Acredito que sim, neste espaço tão ilimitado, mas o que relato, é o que efectivamente vi. Acredito na existência, sim, as circunstâncias que levaram ao aparecimento de vida na terra, não obstante raras, podem existir noutros locais do universo, assim como a existência de outras circunstâncias também eventualmente raras, mas que podem ser diferentes, para a criação de outros tipos de biodiversidade, e que simplesmente desconhecemos. Por vezes a limitação da mente humana, de alguns elementos humanos, levam a não crer no que não são capazes de crer, por incapacidade de abstração, por limitação própria. Neste contexto, admitir essas limitações, já seria um passo gigante para sair do marasmo intelectual.

  12. É incrível como há gente que deseja comunicar com algo que não entende nem compreende. Como podem verificar, esses seres no Universo já comunicam connosco há milhares de anos, mas até hoje, ninguém conseguiu entender a comunicação deles. Resumindo, quando se atinge um patamar evolutivo e de conhecimento tão alto, somos meros “bonecos de barro” com vida neste pequeno mundo.

RESPONDER

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …