Extinção dos dinossauros foi “azar”

A extinção dos dinossauros aconteceu graças a uma trágica conjugação de factores, segundo um estudo publicado na revista especializada Biological Reviews.

Várias espécies atravessavam já um período de fragilidade, quando um asteróide atingiu a Terra há 66 milhões de anos.

Factores como a elevação dos níveis do mar e a alta actividade vulcânica já tinham reduzido algumas populações de dinossauros.

O estudo reuniu 11 especialistas britânicos, canadianos e americanos para avaliar as mais recentes descobertas sobre a extinção dos gigantes de sangue frio.

“Os acontecimentos formaram uma tempestade perfeita no momento em que os dinossauros estavam mais vulneráveis”, afirmou à BBC o estudioso Steve Brusatte, da Universidade de Edinburgo.

Cadeia alimentar robusta

Brusatte diz que, se o choque do asteróide tivesse ocorrido 5 milhões de anos antes, as hipóteses de sobrevivência dos dinossauros teriam maiores, uma vez que os “ecossistemas estariam mais fortes, mais diversificados” e a “base da cadeia alimentar, mais robusta“.

Segundo o especialista, as populações de dinossauros tiveram diversas altas e baixas ao longo da sua existência, mas recuperaram sempre.

“Se eles pudessem ter tido alguns milhões de anos a mais para recuperar a sua diversidade, teriam tido mais hipóteses de sobreviver ao impacto do asteroide.”

Alex Beynon / Flickr

Se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, os dinossauros poderiam andar entre nós - excepto que não haveria um "nós".

Se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, os dinossauros poderiam andar entre nós – excepto que não haveria um “nós”.

Mas foi a extinção dos dinossauros que permitiu a evolução de outras espécies, como os mamíferos.

Por isso, Steve Brusatte diz que se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, o mundo seria provavelmente dominado por dinossauros até hoje.

Dinossauros inteligentes

Mais que isso: o especialista acredita que, se os dinossauros tivessem continuado,  é possível que tivessem desenvolvido inteligência.

A hipótese, no entanto, é minimizada por outro especialista, o professor Simon Conway-Morris, da Universidade de Cambridge.

Conway-Morris afirma que a experiência evolutiva da natureza com a inteligência dos dinossauros já aconteceu.

Chamamos-lhe corvos“, brincou Conway-Morris.

Segundo as provas científicas, as aves evoluíram a partir de um grupo de dinossauros – mas nem por isso um dos pássaros mais inteligentes, o corvo, atingiu o nível de inteligência dos seres humanos.

Conway-Morris acredita que, mesmo sem o fatídico asteróide, os dinossauros não teriam sobrevivido até aos dias de hoje, porque outros grupos de animais teriam desenvolvido inteligência e passado a usar ferramentas.

“Desse momento em diante, os dinossauros teriam virado pó”, afirma o professor.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …