/

Extinção dos dinossauros foi “azar”

A extinção dos dinossauros aconteceu graças a uma trágica conjugação de factores, segundo um estudo publicado na revista especializada Biological Reviews.

Várias espécies atravessavam já um período de fragilidade, quando um asteróide atingiu a Terra há 66 milhões de anos.

Factores como a elevação dos níveis do mar e a alta actividade vulcânica já tinham reduzido algumas populações de dinossauros.

O estudo reuniu 11 especialistas britânicos, canadianos e americanos para avaliar as mais recentes descobertas sobre a extinção dos gigantes de sangue frio.

“Os acontecimentos formaram uma tempestade perfeita no momento em que os dinossauros estavam mais vulneráveis”, afirmou à BBC o estudioso Steve Brusatte, da Universidade de Edinburgo.

Cadeia alimentar robusta

Brusatte diz que, se o choque do asteróide tivesse ocorrido 5 milhões de anos antes, as hipóteses de sobrevivência dos dinossauros teriam maiores, uma vez que os “ecossistemas estariam mais fortes, mais diversificados” e a “base da cadeia alimentar, mais robusta“.

Segundo o especialista, as populações de dinossauros tiveram diversas altas e baixas ao longo da sua existência, mas recuperaram sempre.

“Se eles pudessem ter tido alguns milhões de anos a mais para recuperar a sua diversidade, teriam tido mais hipóteses de sobreviver ao impacto do asteroide.”

Alex Beynon / Flickr

Se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, os dinossauros poderiam andar entre nós - excepto que não haveria um "nós".

Se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, os dinossauros poderiam andar entre nós – excepto que não haveria um “nós”.

Mas foi a extinção dos dinossauros que permitiu a evolução de outras espécies, como os mamíferos.

Por isso, Steve Brusatte diz que se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, o mundo seria provavelmente dominado por dinossauros até hoje.

Dinossauros inteligentes

Mais que isso: o especialista acredita que, se os dinossauros tivessem continuado,  é possível que tivessem desenvolvido inteligência.

A hipótese, no entanto, é minimizada por outro especialista, o professor Simon Conway-Morris, da Universidade de Cambridge.

Conway-Morris afirma que a experiência evolutiva da natureza com a inteligência dos dinossauros já aconteceu.

Chamamos-lhe corvos“, brincou Conway-Morris.

Segundo as provas científicas, as aves evoluíram a partir de um grupo de dinossauros – mas nem por isso um dos pássaros mais inteligentes, o corvo, atingiu o nível de inteligência dos seres humanos.

Conway-Morris acredita que, mesmo sem o fatídico asteróide, os dinossauros não teriam sobrevivido até aos dias de hoje, porque outros grupos de animais teriam desenvolvido inteligência e passado a usar ferramentas.

“Desse momento em diante, os dinossauros teriam virado pó”, afirma o professor.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.