Extinção dos dinossauros foi “azar”

A extinção dos dinossauros aconteceu graças a uma trágica conjugação de factores, segundo um estudo publicado na revista especializada Biological Reviews.

Várias espécies atravessavam já um período de fragilidade, quando um asteróide atingiu a Terra há 66 milhões de anos.

Factores como a elevação dos níveis do mar e a alta actividade vulcânica já tinham reduzido algumas populações de dinossauros.

O estudo reuniu 11 especialistas britânicos, canadianos e americanos para avaliar as mais recentes descobertas sobre a extinção dos gigantes de sangue frio.

“Os acontecimentos formaram uma tempestade perfeita no momento em que os dinossauros estavam mais vulneráveis”, afirmou à BBC o estudioso Steve Brusatte, da Universidade de Edinburgo.

Cadeia alimentar robusta

Brusatte diz que, se o choque do asteróide tivesse ocorrido 5 milhões de anos antes, as hipóteses de sobrevivência dos dinossauros teriam maiores, uma vez que os “ecossistemas estariam mais fortes, mais diversificados” e a “base da cadeia alimentar, mais robusta“.

Segundo o especialista, as populações de dinossauros tiveram diversas altas e baixas ao longo da sua existência, mas recuperaram sempre.

“Se eles pudessem ter tido alguns milhões de anos a mais para recuperar a sua diversidade, teriam tido mais hipóteses de sobreviver ao impacto do asteroide.”

Alex Beynon / Flickr

Se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, os dinossauros poderiam andar entre nós - excepto que não haveria um "nós".

Se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, os dinossauros poderiam andar entre nós – excepto que não haveria um “nós”.

Mas foi a extinção dos dinossauros que permitiu a evolução de outras espécies, como os mamíferos.

Por isso, Steve Brusatte diz que se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, o mundo seria provavelmente dominado por dinossauros até hoje.

Dinossauros inteligentes

Mais que isso: o especialista acredita que, se os dinossauros tivessem continuado,  é possível que tivessem desenvolvido inteligência.

A hipótese, no entanto, é minimizada por outro especialista, o professor Simon Conway-Morris, da Universidade de Cambridge.

Conway-Morris afirma que a experiência evolutiva da natureza com a inteligência dos dinossauros já aconteceu.

Chamamos-lhe corvos“, brincou Conway-Morris.

Segundo as provas científicas, as aves evoluíram a partir de um grupo de dinossauros – mas nem por isso um dos pássaros mais inteligentes, o corvo, atingiu o nível de inteligência dos seres humanos.

Conway-Morris acredita que, mesmo sem o fatídico asteróide, os dinossauros não teriam sobrevivido até aos dias de hoje, porque outros grupos de animais teriam desenvolvido inteligência e passado a usar ferramentas.

“Desse momento em diante, os dinossauros teriam virado pó”, afirma o professor.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …