Maioria dos alunos tem 20 a Educação Física. Externato Ribadouro sob investigação

Marcos Santos / USP Imagens

Mais de metade dos alunos do 10.º ano do Externato Ribadouro teve 20 valores a Educação Física, no ano em que a disciplina voltou a contar para a média de acesso ao ensino superior. A Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEEC) abriu esta sexta-feira um inquérito.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) abriu esta sexta-feira um inquérito para apurar eventuais atos ilícitos na atribuição das notas da disciplina de Educação Física no Externato Ribadouro, no Porto, afirmou à Lusa fonte da tutela.

Fonte do Ministério da Educação revelou ainda que, além da abertura de um inquérito, a IGEC irá ainda “identificar os responsáveis por eventuais ilícitos praticados”. Caso se venha a verificar a prática de atos ilícitos desta gravidade, “o Ministério da Educação agirá intransigentemente”.

O Expresso noticiou a existência de uma invulgar concentração de classificações de 19 e 20 valores no final do segundo período na disciplina de Educação Física, situação que se repete, segundo aquele jornal, em nove turmas do 10.º ano daquele colégio particular.

Num total de 248 alunos do 10.º ano do Externato Ribadouro, 128 tiveram 20 valores à disciplina no final do segundo período e outros 108 conseguiram um 19. Isto significa que, no total de nove turmas, 95% dos estudantes obtiveram nota máxima ou quase, avança o Expresso, lembrando ainda que a classificação desta disciplina voltou a contar para a média final do curso e para o acesso ao ensino superior.

A situação é descrita no blogue “Com Regras” dedicado a temas de Educação e cuja autoria pertence a Alexandre Henriques, ele próprio professor do Educação Física.

O Ministério da Educação tem vindo a analisar a tendência de inflação de notas pelas escolas, utilizando para o efeito um indicador designado por “alinhamento” que mede a diferença entre as notas internas, atribuídas pela escola, e as médias nos exames nacionais. No entanto, no caso da disciplina de Educação Física não existem provas nacionais que permitam fazer este controlo.

“É com base neste indicador que se percebe que o Externato Ribadouro se repete como uma das escolas que mais tem inflacionado as notas dos alunos. Entre 2012/13 e 2016/17, o colégio surge sempre entre os estabelecimentos de ensino mais benevolentes. A ele juntam-se outras 15 escolas, como o Colégio de Nossa Senhora do Rosário e o Colégio Luso-Francês, ambos no Porto”, acrescenta o jornal.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) chegou a abrir processos de inquérito para investigar esta questão e já deu recomendações a várias escolas.

A Lusa tentou contactar por telefone o Externato Ribadouro, mas até ao momento não obteve resposta.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É um Externato, portanto nada de novo!…
    Haja dinheiro e os filhos dos riquinhos tem sempre notas excelentes nos colégios e nos externatos; depois chegam à vida real e é o que se vê!…

  2. Este problema tem mais de 30 anos, e por meia dúzia de colegos, pagam todos. Sei do que estou a afirmar. Fui professor do ensino particular durante 34 anos, e observei situações pontuais, até muito mais graves, mas muito dificiejs de provar. Mas esta situação também acontece, no ensino publico, é a saga da entrada em Medicina, Ciências Farmacêuticas, entre outros.

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …