Expressão facial pode revelar se uma pessoa é rica ou pobre

Psicólogos da Universidade de Toronto descobriram que as pessoas são moderadamente precisas em prever se alguém é mais rico ou mais pobre do que a média ao olhar para uma imagem do seu rosto inexpressivo.

De acordo com os especialistas, a expressão facial pode até explicar como é que os preconceitos ajudam a manter os ciclos de pobreza.

“Estas primeiras impressões podem tornar-se numa espécie de profecia auto-realizável. Vão influenciar as suas interacções e as oportunidades que uma pessoa tem”, afirmou a principal autora do estudo, Thora Bjornsdottir.

Os cientistas pediram aos participantes que vissem uma série de fotografias que mostravam os rostos neutros das pessoas, tendo que tomar uma decisão rápida e instintiva se aquelas pessoas ganhavam menos ou mais do que a média. Mais de 53% das vezes, um nível que excede a hipótese aleatória, os participantes adivinharam correctamente.

“As pessoas não estão realmente conscientes dos aspectos que os ajudam a fazer estes julgamentos. Se perguntarmos o porquê das respostas, os participantes não sabem”, aponta Bjornsdottir.

O estudo sugere que a percepção da classe social de alguém só é mais previsível se o seu rosto permanecer neutro e inexpressivo. No momento em que alguém exibe uma determinada expressão, como um sorriso ou uma cara de raiva, os resultados são diferentes.

Os cientistas argumentam que esta habilidade é possível devido a hábitos gerais de expressão que se integram na nossa expressão neutra. Se uma pessoa teve uma vida confortável e satisfatória, isso fica “gravado” no seu rosto.

“Com o passar do tempo, o nosso rosto começa a refletir e a revelar as nossas experiências de forma permanente”, destacou Bjornsdottir.

“Conseguimos observar que estudantes com apenas 18 a 22 anos já acumularam experiência de vida suficiente que mudou visivelmente e moldou os seus rostos até ao ponto que isso permita descobrir qual é a sua classe socioeconómica ou social”, acrescenta o professor Nicholas Rule.

O estudo também mostrou que os participantes sentiram que os “rostos ricos” eram mais propensos a ser contratados para um emprego do que os “rostos pobres”.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …