Estar exposto à luz do telemóvel durante a noite pode espalhar o cancro mais rapidamente

A exposição a fontes de luz fraca à noite, como dispositivos móveis, pode contribuir para a disseminação do cancro de mama para os ossos, mostraram investigadores americanos em um estudo realizado em animais.

Segundo os cientistas, quando o cancro de mama se espalha, muitas vezes espalha-se para os ossos, onde pode causar dor severa e ossos frágeis. Assim, num novo estudo financiado pelo Centro de Ciências Clínicas e Transnacionais da Louisiana, em colaboração com o Louisiana Cancer Research Consortium e o Tulane Center for Circadian Biology, os investigadores criaram um modelo de cancro ósseo metastático em ratos.

Os cientistas injetaram células de cancro de mama humano com recetor de estrogénio positivo, que têm uma baixa propensão a crescer, nos ossos da tíbia ou na canela de ratos fêmeas. Como os humanos, os ratos usados ​​neste estudo produziram um forte sinal durante a noite da melatonina circadiana, uma hormona com forte ação anti-cancerígena e que promove o sono.

Todos os ratos foram mantidos à luz durante 12 horas por dia. Nas 12 horas restantes, um grupo de três ratos passou-os no escuro, o que os ajudou a produzir altos níveis de melatonina endógena. Outro grupo passou a segunda metade do dia numa penumbra de cerca de 0,2 lux (semelhante à que emite um telemóvel), que suprimiu a produção noturna de melatonina.

Imagens de raios X mostraram que ratos expostos a um ciclo de luz ou luz fraca desenvolveram tumores muito maiores e sofreram mais danos ósseos do que os ratos mantidos num ciclo padrão claro ou escuro.

“Isso é importante, já que muitos pacientes com cancro de mama provavelmente são expostos à luz durante a noite devido à falta de sono, stresse, excesso de luz no quarto devido a dispositivos móveis e outras fontes, ou trabalho noturno “, explica Muralidharan Anbalagan, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane.

O objetivo final do novo estudo é encontrar uma maneira de inibir ou suprimir a progressão das metástases de cancro da mama para os ossos.

PARTILHAR

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …