/

Estar exposto à luz do telemóvel durante a noite pode espalhar o cancro mais rapidamente

A exposição a fontes de luz fraca à noite, como dispositivos móveis, pode contribuir para a disseminação do cancro de mama para os ossos, mostraram investigadores americanos em um estudo realizado em animais.

Segundo os cientistas, quando o cancro de mama se espalha, muitas vezes espalha-se para os ossos, onde pode causar dor severa e ossos frágeis. Assim, num novo estudo financiado pelo Centro de Ciências Clínicas e Transnacionais da Louisiana, em colaboração com o Louisiana Cancer Research Consortium e o Tulane Center for Circadian Biology, os investigadores criaram um modelo de cancro ósseo metastático em ratos.

Os cientistas injetaram células de cancro de mama humano com recetor de estrogénio positivo, que têm uma baixa propensão a crescer, nos ossos da tíbia ou na canela de ratos fêmeas. Como os humanos, os ratos usados ​​neste estudo produziram um forte sinal durante a noite da melatonina circadiana, uma hormona com forte ação anti-cancerígena e que promove o sono.

Todos os ratos foram mantidos à luz durante 12 horas por dia. Nas 12 horas restantes, um grupo de três ratos passou-os no escuro, o que os ajudou a produzir altos níveis de melatonina endógena. Outro grupo passou a segunda metade do dia numa penumbra de cerca de 0,2 lux (semelhante à que emite um telemóvel), que suprimiu a produção noturna de melatonina.

Imagens de raios X mostraram que ratos expostos a um ciclo de luz ou luz fraca desenvolveram tumores muito maiores e sofreram mais danos ósseos do que os ratos mantidos num ciclo padrão claro ou escuro.

“Isso é importante, já que muitos pacientes com cancro de mama provavelmente são expostos à luz durante a noite devido à falta de sono, stresse, excesso de luz no quarto devido a dispositivos móveis e outras fontes, ou trabalho noturno “, explica Muralidharan Anbalagan, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane.

O objetivo final do novo estudo é encontrar uma maneira de inibir ou suprimir a progressão das metástases de cancro da mama para os ossos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.