Estar exposto à luz do telemóvel durante a noite pode espalhar o cancro mais rapidamente

A exposição a fontes de luz fraca à noite, como dispositivos móveis, pode contribuir para a disseminação do cancro de mama para os ossos, mostraram investigadores americanos em um estudo realizado em animais.

Segundo os cientistas, quando o cancro de mama se espalha, muitas vezes espalha-se para os ossos, onde pode causar dor severa e ossos frágeis. Assim, num novo estudo financiado pelo Centro de Ciências Clínicas e Transnacionais da Louisiana, em colaboração com o Louisiana Cancer Research Consortium e o Tulane Center for Circadian Biology, os investigadores criaram um modelo de cancro ósseo metastático em ratos.

Os cientistas injetaram células de cancro de mama humano com recetor de estrogénio positivo, que têm uma baixa propensão a crescer, nos ossos da tíbia ou na canela de ratos fêmeas. Como os humanos, os ratos usados ​​neste estudo produziram um forte sinal durante a noite da melatonina circadiana, uma hormona com forte ação anti-cancerígena e que promove o sono.

Todos os ratos foram mantidos à luz durante 12 horas por dia. Nas 12 horas restantes, um grupo de três ratos passou-os no escuro, o que os ajudou a produzir altos níveis de melatonina endógena. Outro grupo passou a segunda metade do dia numa penumbra de cerca de 0,2 lux (semelhante à que emite um telemóvel), que suprimiu a produção noturna de melatonina.

Imagens de raios X mostraram que ratos expostos a um ciclo de luz ou luz fraca desenvolveram tumores muito maiores e sofreram mais danos ósseos do que os ratos mantidos num ciclo padrão claro ou escuro.

“Isso é importante, já que muitos pacientes com cancro de mama provavelmente são expostos à luz durante a noite devido à falta de sono, stresse, excesso de luz no quarto devido a dispositivos móveis e outras fontes, ou trabalho noturno “, explica Muralidharan Anbalagan, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane.

O objetivo final do novo estudo é encontrar uma maneira de inibir ou suprimir a progressão das metástases de cancro da mama para os ossos.

PARTILHAR

RESPONDER

AstraZeneca entregou 10% das vacinas. Depois de Itália, França e Alemanha admitem bloquear exportações

A presidente da Comissão Europeia avisou esta segunda-feira que outros países poderão seguir o exemplo da Itália e bloquear as exportações de vacinas da covid-19 e disse esperar um reforço na entrega pelas farmacêuticas no …

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …