Estar exposto à luz do telemóvel durante a noite pode espalhar o cancro mais rapidamente

A exposição a fontes de luz fraca à noite, como dispositivos móveis, pode contribuir para a disseminação do cancro de mama para os ossos, mostraram investigadores americanos em um estudo realizado em animais.

Segundo os cientistas, quando o cancro de mama se espalha, muitas vezes espalha-se para os ossos, onde pode causar dor severa e ossos frágeis. Assim, num novo estudo financiado pelo Centro de Ciências Clínicas e Transnacionais da Louisiana, em colaboração com o Louisiana Cancer Research Consortium e o Tulane Center for Circadian Biology, os investigadores criaram um modelo de cancro ósseo metastático em ratos.

Os cientistas injetaram células de cancro de mama humano com recetor de estrogénio positivo, que têm uma baixa propensão a crescer, nos ossos da tíbia ou na canela de ratos fêmeas. Como os humanos, os ratos usados ​​neste estudo produziram um forte sinal durante a noite da melatonina circadiana, uma hormona com forte ação anti-cancerígena e que promove o sono.

Todos os ratos foram mantidos à luz durante 12 horas por dia. Nas 12 horas restantes, um grupo de três ratos passou-os no escuro, o que os ajudou a produzir altos níveis de melatonina endógena. Outro grupo passou a segunda metade do dia numa penumbra de cerca de 0,2 lux (semelhante à que emite um telemóvel), que suprimiu a produção noturna de melatonina.

Imagens de raios X mostraram que ratos expostos a um ciclo de luz ou luz fraca desenvolveram tumores muito maiores e sofreram mais danos ósseos do que os ratos mantidos num ciclo padrão claro ou escuro.

“Isso é importante, já que muitos pacientes com cancro de mama provavelmente são expostos à luz durante a noite devido à falta de sono, stresse, excesso de luz no quarto devido a dispositivos móveis e outras fontes, ou trabalho noturno “, explica Muralidharan Anbalagan, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane.

O objetivo final do novo estudo é encontrar uma maneira de inibir ou suprimir a progressão das metástases de cancro da mama para os ossos.

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …