Cientistas capturaram o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz.

O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. O corpo celeste cuspiu material incandescente para o Espaço e a sua forte gravidade arrastou a sua estrela companheira para um disco emissor de raios-X ao seu redor.

No vídeo captado pelos cientistas da NASA, parte do gás quente no disco cruza o “horizonte de eventos” – o ponto de não retorno -, e é consumida pelo buraco negro. A outra parte do gás é ejetada desde o seu interior em direções opostas, ao longo das linhas do campo magnético.

De acordo com a equipa, os jatos estão a desacelerar à medida que se afastam do buraco negro. A maior parte da energia dos jatos não é convertida em radiação, mas sim libertada quando as partículas interagem com o material circundante. Estas interações podem ser a causa da desaceleração dos jatos.

Segundo a Sputnik, as novas imagens do comportamento deste buraco negro são baseadas em quatro observações obtidas com o Chandra em novembro de 2018 e fevereiro, maio e junho de 2019.O artigo científico com os resultados foi publicado recentemente no The Astrophysical Journal Letters.

Os astrónomos estimam que a massa ejetada do buraco negro corresponda a cerca de 500 milhões de vezes a massa do Empire State Building, um arranha-céus de 102 andares no centro de Manhattan, em Nova Iorque.

Até hoje, só foram observados em raios-X dois outros exemplos deste tipo de ejeções de alta velocidade a partir de buracos negros de massa estelar.

O buraco negro e sua a estrela companheira formam um sistema chamado MAXI J1820+070, localizado a cerca de 10.000 anos-luz da Terra. A massa do buraco negro é cerca de oito vezes a do Sol, enquanto que a estrela tem quase metade da massa da nossa estrela.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de fazer um reparo: Não creio que o título esteja correcto, pois, até ao momento, nunca foi detectada a explosão de qualquer buraco negro muito ou pouco massivo. Ao ler o texto, obviamente, percebe-se que é diferente. Saudações ao ZAP.

RESPONDER

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …