/

Cientistas capturaram o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço

2

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz.

O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. O corpo celeste cuspiu material incandescente para o Espaço e a sua forte gravidade arrastou a sua estrela companheira para um disco emissor de raios-X ao seu redor.

No vídeo captado pelos cientistas da NASA, parte do gás quente no disco cruza o “horizonte de eventos” – o ponto de não retorno -, e é consumida pelo buraco negro. A outra parte do gás é ejetada desde o seu interior em direções opostas, ao longo das linhas do campo magnético.

De acordo com a equipa, os jatos estão a desacelerar à medida que se afastam do buraco negro. A maior parte da energia dos jatos não é convertida em radiação, mas sim libertada quando as partículas interagem com o material circundante. Estas interações podem ser a causa da desaceleração dos jatos.

Segundo a Sputnik, as novas imagens do comportamento deste buraco negro são baseadas em quatro observações obtidas com o Chandra em novembro de 2018 e fevereiro, maio e junho de 2019.O artigo científico com os resultados foi publicado recentemente no The Astrophysical Journal Letters.

Os astrónomos estimam que a massa ejetada do buraco negro corresponda a cerca de 500 milhões de vezes a massa do Empire State Building, um arranha-céus de 102 andares no centro de Manhattan, em Nova Iorque.

Até hoje, só foram observados em raios-X dois outros exemplos deste tipo de ejeções de alta velocidade a partir de buracos negros de massa estelar.

O buraco negro e sua a estrela companheira formam um sistema chamado MAXI J1820+070, localizado a cerca de 10.000 anos-luz da Terra. A massa do buraco negro é cerca de oito vezes a do Sol, enquanto que a estrela tem quase metade da massa da nossa estrela.

ZAP //

2 Comments

  1. Gostaria de fazer um reparo: Não creio que o título esteja correcto, pois, até ao momento, nunca foi detectada a explosão de qualquer buraco negro muito ou pouco massivo. Ao ler o texto, obviamente, percebe-se que é diferente. Saudações ao ZAP.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.