Explosão de artefacto em Nova Iorque faz 25 feridos

A explosão de um artefacto num caixote do lixo no bairro de Chelsea, em Manhatan, no centro da cidade norte-americana de Nova Iorque, provocou 25 feridos.

“Ninguém parece estar em perigo de vida”, informaram os bombeiros, através de uma mensagem na rede social Twitter.

Testemunhas citadas por meios de comunicação locais dizem que se tratou, aparentemente, da explosão de um artefacto que estava dentro de um caixote de lixo na Rua 23, perto da Sexta Avenida, em Manhatan.

Segundo o chefe da Unidade de Contraterrorismo da Polícia de Nova Iorque,  James R. Waters, citado pela agência Reuters, a deflagração “foi provocada por um artefacto explosivo improvisado“.

A zona foi isolada pela polícia e há vários camiões de bombeiros e ambulâncias no local, segundo as imagens transmitidas pelas televisões, que mostram serenidade entre as pessoas que estão no local, havendo curiosos que observam os trabalhos das autoridades de socorro e policiais.

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, disse que as equipas de emergência estão no local por causa de uma “aparente explosão”.

Segundo o autarca, a explosão foi intencional mas estão, para já, descartadas ligações a terrorismo.

Não há indícios, neste momento, de uma ligação terrorista a este incidente. Esta é uma informação preliminar”, disse o ‘mayor’, numa conferência de imprensa no local, prometendo uma investigação “muito cuidadosa”.

Blasio garantiu não haver uma ameaça terrorista “particular neste momento” contra a cidade de Nova Iorque.

Jason Szenes / EPA

-

Um outro artefacto explodiu horas antes num caixote de lixo em Nova Jersey

Fonte oficial da Casa Branca divulgou que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já foi informado sobre a explosão, cujas causas “continuam a ser objeto de investigação”.

“O Presidente receberá informação à medida que novos dados estejam disponíveis”, acrescentou a mesma fonte.

O incidente ocorreu por volta das 20:30 locais, 01:30 de hoje em Lisboa, segundo a informação mais recente dos bombeiros.

Horas antes, um outro artefacto explodiu num caixote de lixo em Nova Jersey, estado vizinho de Nova Iorque, na localidade de Seaside Park, que não provocou feridos nem danos materiais.

Esta artefacto em New Jersey estava programado para explodir à passagem de uma corrida solidária pelo local, mas a partida foi atrasada.

Segundo Bill de Blasio, “com base nas informações disponíveis neste momento”, não há ligação entre a explosão em New Jersey e da Nova Iorque.

Nova Iorque está sob medidas especiais de segurança porque acolhe na segunda-feira uma cimeira sobre refugiados e migrantes e, a partir de terça-feira, a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. COMO PODEM, AFIRMAR, QUE NÃO FOI ACTO TERRORISTA?
    PODE NÃO TER LIGAÇÃO A QUALQUER, CÉLULA TERRORISTA, DAS QUE CONHECEMOS. MAS QUE FOI ACTO TERRORISTA, FOI SEM DÚVIDA ALGUMA. SERÁ QUE NÃO ESPALHOU O TERROR, NAS PESSOAS ATINGIDAS OU QUE O PRESENCIARAM? SERÁ QUE NÃO ESPALHOU O TERROR EM NOVA IORQUE, DEPOIS DAS INTEMPESTIVAS DECLARAÇÕES DE Trump
    SERÁ QUE NÃO CONTINUOU A ESPALHAR O TERROR, DEPOIS DA CANDIDATA Hillary Clinton, ter demorado tanto nas suas declarações que dava tempo a explodirem mais uma duzia de bombas se as tivessem colocado? Assim vai o mundo.
    NOVA ORDEM MUNDIAL, É PRECISA URGENTE.

RESPONDER

Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar …

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …