/

Explosão de artefacto em Nova Iorque faz 25 feridos

1

A explosão de um artefacto num caixote do lixo no bairro de Chelsea, em Manhatan, no centro da cidade norte-americana de Nova Iorque, provocou 25 feridos.

“Ninguém parece estar em perigo de vida”, informaram os bombeiros, através de uma mensagem na rede social Twitter.

Testemunhas citadas por meios de comunicação locais dizem que se tratou, aparentemente, da explosão de um artefacto que estava dentro de um caixote de lixo na Rua 23, perto da Sexta Avenida, em Manhatan.

Segundo o chefe da Unidade de Contraterrorismo da Polícia de Nova Iorque,  James R. Waters, citado pela agência Reuters, a deflagração “foi provocada por um artefacto explosivo improvisado“.

A zona foi isolada pela polícia e há vários camiões de bombeiros e ambulâncias no local, segundo as imagens transmitidas pelas televisões, que mostram serenidade entre as pessoas que estão no local, havendo curiosos que observam os trabalhos das autoridades de socorro e policiais.

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, disse que as equipas de emergência estão no local por causa de uma “aparente explosão”.

Segundo o autarca, a explosão foi intencional mas estão, para já, descartadas ligações a terrorismo.

Não há indícios, neste momento, de uma ligação terrorista a este incidente. Esta é uma informação preliminar”, disse o ‘mayor’, numa conferência de imprensa no local, prometendo uma investigação “muito cuidadosa”.

Blasio garantiu não haver uma ameaça terrorista “particular neste momento” contra a cidade de Nova Iorque.

Jason Szenes / EPA

-

Um outro artefacto explodiu horas antes num caixote de lixo em Nova Jersey

Fonte oficial da Casa Branca divulgou que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já foi informado sobre a explosão, cujas causas “continuam a ser objeto de investigação”.

“O Presidente receberá informação à medida que novos dados estejam disponíveis”, acrescentou a mesma fonte.

O incidente ocorreu por volta das 20:30 locais, 01:30 de hoje em Lisboa, segundo a informação mais recente dos bombeiros.

Horas antes, um outro artefacto explodiu num caixote de lixo em Nova Jersey, estado vizinho de Nova Iorque, na localidade de Seaside Park, que não provocou feridos nem danos materiais.

Esta artefacto em New Jersey estava programado para explodir à passagem de uma corrida solidária pelo local, mas a partida foi atrasada.

Segundo Bill de Blasio, “com base nas informações disponíveis neste momento”, não há ligação entre a explosão em New Jersey e da Nova Iorque.

Nova Iorque está sob medidas especiais de segurança porque acolhe na segunda-feira uma cimeira sobre refugiados e migrantes e, a partir de terça-feira, a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. COMO PODEM, AFIRMAR, QUE NÃO FOI ACTO TERRORISTA?
    PODE NÃO TER LIGAÇÃO A QUALQUER, CÉLULA TERRORISTA, DAS QUE CONHECEMOS. MAS QUE FOI ACTO TERRORISTA, FOI SEM DÚVIDA ALGUMA. SERÁ QUE NÃO ESPALHOU O TERROR, NAS PESSOAS ATINGIDAS OU QUE O PRESENCIARAM? SERÁ QUE NÃO ESPALHOU O TERROR EM NOVA IORQUE, DEPOIS DAS INTEMPESTIVAS DECLARAÇÕES DE Trump
    SERÁ QUE NÃO CONTINUOU A ESPALHAR O TERROR, DEPOIS DA CANDIDATA Hillary Clinton, ter demorado tanto nas suas declarações que dava tempo a explodirem mais uma duzia de bombas se as tivessem colocado? Assim vai o mundo.
    NOVA ORDEM MUNDIAL, É PRECISA URGENTE.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.