Explosão de artefacto em Nova Iorque faz 25 feridos

A explosão de um artefacto num caixote do lixo no bairro de Chelsea, em Manhatan, no centro da cidade norte-americana de Nova Iorque, provocou 25 feridos.

“Ninguém parece estar em perigo de vida”, informaram os bombeiros, através de uma mensagem na rede social Twitter.

Testemunhas citadas por meios de comunicação locais dizem que se tratou, aparentemente, da explosão de um artefacto que estava dentro de um caixote de lixo na Rua 23, perto da Sexta Avenida, em Manhatan.

Segundo o chefe da Unidade de Contraterrorismo da Polícia de Nova Iorque,  James R. Waters, citado pela agência Reuters, a deflagração “foi provocada por um artefacto explosivo improvisado“.

A zona foi isolada pela polícia e há vários camiões de bombeiros e ambulâncias no local, segundo as imagens transmitidas pelas televisões, que mostram serenidade entre as pessoas que estão no local, havendo curiosos que observam os trabalhos das autoridades de socorro e policiais.

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, disse que as equipas de emergência estão no local por causa de uma “aparente explosão”.

Segundo o autarca, a explosão foi intencional mas estão, para já, descartadas ligações a terrorismo.

Não há indícios, neste momento, de uma ligação terrorista a este incidente. Esta é uma informação preliminar”, disse o ‘mayor’, numa conferência de imprensa no local, prometendo uma investigação “muito cuidadosa”.

Blasio garantiu não haver uma ameaça terrorista “particular neste momento” contra a cidade de Nova Iorque.

Jason Szenes / EPA

-

Um outro artefacto explodiu horas antes num caixote de lixo em Nova Jersey

Fonte oficial da Casa Branca divulgou que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já foi informado sobre a explosão, cujas causas “continuam a ser objeto de investigação”.

“O Presidente receberá informação à medida que novos dados estejam disponíveis”, acrescentou a mesma fonte.

O incidente ocorreu por volta das 20:30 locais, 01:30 de hoje em Lisboa, segundo a informação mais recente dos bombeiros.

Horas antes, um outro artefacto explodiu num caixote de lixo em Nova Jersey, estado vizinho de Nova Iorque, na localidade de Seaside Park, que não provocou feridos nem danos materiais.

Esta artefacto em New Jersey estava programado para explodir à passagem de uma corrida solidária pelo local, mas a partida foi atrasada.

Segundo Bill de Blasio, “com base nas informações disponíveis neste momento”, não há ligação entre a explosão em New Jersey e da Nova Iorque.

Nova Iorque está sob medidas especiais de segurança porque acolhe na segunda-feira uma cimeira sobre refugiados e migrantes e, a partir de terça-feira, a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. COMO PODEM, AFIRMAR, QUE NÃO FOI ACTO TERRORISTA?
    PODE NÃO TER LIGAÇÃO A QUALQUER, CÉLULA TERRORISTA, DAS QUE CONHECEMOS. MAS QUE FOI ACTO TERRORISTA, FOI SEM DÚVIDA ALGUMA. SERÁ QUE NÃO ESPALHOU O TERROR, NAS PESSOAS ATINGIDAS OU QUE O PRESENCIARAM? SERÁ QUE NÃO ESPALHOU O TERROR EM NOVA IORQUE, DEPOIS DAS INTEMPESTIVAS DECLARAÇÕES DE Trump
    SERÁ QUE NÃO CONTINUOU A ESPALHAR O TERROR, DEPOIS DA CANDIDATA Hillary Clinton, ter demorado tanto nas suas declarações que dava tempo a explodirem mais uma duzia de bombas se as tivessem colocado? Assim vai o mundo.
    NOVA ORDEM MUNDIAL, É PRECISA URGENTE.

RESPONDER

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …

Ex-diretor revela carta que desmente Berardo sobre créditos na CGD

O ex-diretor de grandes empresas da CGD afirmou que José Berardo enviou uma carta dirigida a Carlos Santos Ferreira, ex presidente do banco, a solicitar a abertura do crédito de 350 milhões de euros para …

Suecos burlaram multinacionais em 1,7 milhões de euros a partir de Setúbal

Um casal de suecos burlou várias empresas multinacionais com um esquema de roubo de emails praticado a partir de Setúbal. Estas empresas chegaram a transferir 1,7 milhões de euros até à detenção do casal. Michel M., …

Huawei admite quebra de receitas superior a 26 mil milhões de euros

O fundador da Huawei admitiu esta segunda-feira uma quebra de receitas em 30.000 milhões de dólares (26.760 milhões de euros), face à pressão de Washington, que acusa o grupo de telecomunicações de estar exposto à …

Relação agrava pena de subcomissário da PSP que agrediu adeptos do Benfica

O Tribunal da Relação de Guimarães agravou para três anos e meio a pena de prisão, suspensa na sua execução, de um subcomissário da PSP por agressão a dois adeptos do Benfica naquela cidade, em …

Indonésia devolve aos EUA cinco contentores com resíduos não declarados

A Indonésia devolveu cinco contentores de lixo aos Estados Unidos (EUA) por terem sido encontrados resíduos não declarados no seu interior, informaram esta segunda-feira fontes oficiais. O porta-voz do ministério do Meio Ambiente indonésio, Djati Witjaksono …