Explorador descobriu por acaso uma tartaruga que brilha no escuro

Um biólogo marinho tropeçou numa tartaruga bio-fluorescente quando mergulhava nas águas das Ilhas Salomão – uma descoberta casual que espanta a comunidade científica, por se tratar do primeiro réptil que brilha no escuro.

A bio-fluorescência, ou seja, a capacidade de os animais transformarem a luz que absorvem e de a re-emitirem noutra cor, não é um fenómeno novo na natureza. Há vários peixes, nomeadamente o peixe-gato, o linguado, as raias, alguns tipos de tubarões, os tamboris e as enguias, que têm assim capacidade, tal como alguns corais.

Mas nunca antes se tinha descoberto um réptil com este “poder” de brilhar no escuro.

O achado é da responsabilidade de David Gruber, explorador da National Geographic, que se deparou com esta tartaruga bio-fluorescente por mero acaso, quando filmava, debaixo de água, animais conhecidos por esta capacidade nas Ilhas Salomão.

Este espécime raro é uma tartaruga-marinha-de-pente, uma das espécies mais raras do planeta, e que está ameaçada de extinção. Este factor leva a que oe exemplares conhecidos sejam bastante protegidas pela comunidade científica, pelo que muito pouco se sabe sobre elas.

“É bastante difícil estudar esta espécie”, explica à National Geographic o explorador que tropeçou na tartaruga.

Apesar disso, David Gruber conseguiu apurar que a cor vermelha que se vê nas imagens será originária de uma alga bio-fluorescente, que teria ficado agarrada à carapaça da tartaruga. Já os tons de verde serão re-emitidos pela própria tartaruga.

Alexander Gaos, biólogo marinho que estuda tartarugas há vários anos, constata no National Geographic que “nunca ninguém viu algo assim”, pelo que fala de uma descoberta “espantosa”.

Ele explica ainda que a bio-fluorescência “é, normalmente, usada para encontrar ou atrair presas ou para defesa ou algum tipo de comunicação”.

No caso desta tartaruga-marinha-de-pente, acredita-se que a bio-fluorescência pode ser uma adaptação de camuflagem, já que ela divide o habitat com corais e tubarões que também brilham no escuro.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …