/

Exoplaneta surpreendentemente denso desafia teorias de formação de planetas

1

NOIRLab / NSF / AURA / J. Pollard

Exoplaneta K2-25b

Novas observações do K2-25b, um exoplaneta surpreendentemente denso para o seu tamanho e idade, estão a desafiar as teorias de formação planetária.

Com 25 massas terrestres e pouco mais pequeno do que Neptuno, o exoplaneta K2-25b é muito denso para a sua idade e tamanho. Mas o seu potencial não fica por aqui: este jovem planeta, que orbita uma estrela no aglomerado de estrelas Hyades, está a desafiar as teorias de formação planetária.

Segundo o Phys, o K2-25b é um exoplaneta praticamente rochoso, com apenas uma pequena camada de gás à volta do núcleo, características que intrigam os cientistas.

Além de não entenderem como é que um núcleo tão grande se formou, também não percebem como é que uma massa nuclear tão grande (que gera uma forte atração gravitacional) não acumulou uma camada de gás significativa à sua volta.

Isto levanta dúvidas sobre as atuais teorias acerca da formação de planetas, uma vez que defendem que um planeta gigante se forma a partir de um modesto núcleo de gelo e rocha, de cinco a dez vezes a massa da Terra e, pouco a pouco, envolve-se num enorme invólucro gasoso, com centenas de vezes a massa da Terra. O resultado deste cocktail seria um gigante gasoso, como Júpiter.

Mas o K2-25b quebra estas regras: com uma massa 25 vezes maior do que a da Terra, o exoplaneta é relativamente pequeno, quase inteiramente um “núcleo” e não tem quase nada de gasoso ao seu redor. O artigo científico foi recentemente publicado no Astronomical Journal.

Gudmundur Stefansson, investigador da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, não hesita em afirmar que o K2-25b é “incomum“. Este planeta denso tem uma órbita ao redor da sua estrela hospedeira, uma anã castanha, de apenas 3,5 dias.

Como uma só observação não é suficiente para mudar teorias, os astrónomos vão continuar a observar sistemas semelhantes em busca de novas informações que possam, eventualmente, levar a novas hipóteses.

ZAP //

1 Comment

  1. Entretanto vão descobrir que um pequeno buraco negro aglomerou material mas extinguiu-se, sendo que as suas forças concentraram essa massa, mas ao extinguir-se libertou uma pequena quantidade gasosa (o núcleo).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.