Exoplaneta bizarro pode ser um núcleo interno exposto de um supergigante gasoso

Mark Garlick / University of Warwick

Impressão artística do exoplaneta NGTS-4b

Um mundo distante, cerca de 40 vezes mais massivo do que a Terra, pode ser o núcleo remanescente de um planeta gigante, ou um planeta gigante em formação cujo crescimento estagnou.

O TESS descobriu o exoplaneta TOI-849b pela primeira vez em 2018. Agora, um grupo de cientistas decidiu investigar este mundo alienígena que orbita a estrela solar TOI-849, a cerca de 730 anos-luz da Terra.

Este exoplaneta é cerca de 40 vezes mais massivo do que a Terra e tem um diâmetro de 3,45 vezes o do nosso planeta. Estas informações sugerem que o TOI-849b tem uma densidade semelhante à da Terra, tornando-o o planeta mais denso do tamanho de Neptuno descoberto até hoje.

O TOI-849b circula a sua estrela numa órbita rápida e justa, com apenas 18,4 horas de duração, o que o faz aproximar muito da sua estrela, a uma distância de apenas 1,5% de uma unidade astronómica (AU), a distância média entre a Terra e o Sol.

Este recém-descoberto exoplaneta situa-se no “deserto quente de Neptuno“, uma aparente e misteriosa escassez de mundos do tamanho de Neptuno que orbitam muito perto das suas estrelas, explica o Space.

Estudos anteriores concluíram que planetas com mais de 10 a 20 vezes a massa da Terra deveriam ter campos gravitacionais suficientemente fortes para absorver grandes quantidades de material dos discos protoplanetários de gás e poeira que circundam as suas estrelas recém-nascidas.

De acordo com essas investigações, estes mundos incham e tornam-se gigantes gasosos semelhantes a Júpiter ou Saturno. Assim, é possível que TOI-849b seja o remanescente de um gigante gasoso que perdeu a maior parte do seu peso, devido ao calor provocado pela órbita tão próxima da sua estrela.

Contudo, os cientistas chegaram à conclusão que esse aquecimento não consegue, por si só, reduzir a atmosfera de um gigante gasoso até ao núcleo do planeta.

Como tal, os investigadores sugerem que o TOI-849b pode ser o núcleo remanescente de um gigante gasoso que perdeu massa através de um mecanismo diferente: ou colidiu com outros planetas gigantes ou a gravidade da sua estrela “arrancou” grande parte do seu gás.

Outra explicação possível tem a ver com o desenvolvimento interrompido deste exoplaneta: o TOI-849b pode ter-se formado muito tarde, quando grande parte do disco protoplanetário do seu sistema se extinguiu.

Independentemente do que aconteceu a este mundo distante, o certo é que TOI-849b pode dar aos cientistas um vislumbre do núcleo de um gigante de gás. O artigo científico foi publicado na Nature.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abacates contêm substância que pode ajudar a combater a leucemia

Um composto presente no abacate pode, em última análise, oferecer uma rota para um melhor tratamento da leucemia, refere um novo estudo da Universidade de Guelph. O composto tem como alvo uma enzima que os cientistas …

"Cumplicidade criminosa." Erdogan acusa Biden de ter sangue nas mãos

Durante décadas, Israel contou com os Estados Unidos como escudo diplomático. Agora, o apoio inabalável do país parece cada vez mais precário, com Joe Biden a ser alvo de críticas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, …

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …