O que existia antes do Big Bang? Cientistas revelam nova teoria

Um grupo de matemáticos sugere que o nosso Universo atravessa, de forma cíclica, quatro fases distintas – portanto, antes do Big Bang já havia um outro Universo, ou seja, outra “fase cosmológica”.

Segundo os investigadores, o nosso Universo não começou com a enorme explosão a que chamamos Big Bang – simplesmente houve uma transição de uma fase para outra.

O estudo, publicado Cornell University Library, prevê quatro fases distintas para o nosso Universo, sendo que a fase atual do Universo é apenas uma dessas fases.

“Houve uma fase antes do Big Bang, e é possível saber mais essa fase do Universo ao estudar a física da fase atual do nosso Universo” destacam os cientistas.

De acordo com Mir Faizal, um dos autores do estudo, “o Universo pode existir em quatro fases, tal como a água pode existir em três fases diferentes”.

“Da mesma forma que sabemos mais acerca as propriedades do gelo ao estudar a água que o formou, podemos saber mais sobre a cosmologia anterior ao Big Bang ao estudar a física do Universo”, destacou, citado pelo Daily Express.

Para a realização do estudo, os investigadores elaboraram uma versão modificada do princípio da incerteza, criado por Werner Heisenberg – que estabelece que não podemos determinar com precisão a posição e o momento de uma partícula.

“Usando nosso modelo cosmológico podemos estudar a física da fase cosmológica antes do início do nosso Universo” afirmou Faizal.

Os investigadores vão agora continuar a estudar o Universo para descobrir mais informações sobre as suas quatro fases.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que nem tudo começou com o Big Bang, já outros o afirmaram. Na década de 60 do século passado, realizou-se em Lisboa um congresso sobre Modelos Cosmológicos, organizado pelo então existente Centro de Cálculo Científico do Instituto Gulbenkian de Ciência. Os trabalhos apresentados nesse congresso foram aliás publicados em um volume pela Fundação Gulbenkian. Um dos congressistas, o Prof. António Gião, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e diretor científico do referido centro, defendeu em termos matemáticos, um modelo do Universo hipertoroidal, uma figura que generaliza o toro (a forma de um pneumático de automóvel) para um maior número de dimensões. Ao percorrer o hipertoro, o universo ora se expande ora se retrai, de uma maneira obviamente cíclica.

    J. M. S. Simões-Pereira

    • Essas ideias do double torus não são nada novas. Expansão, contração, infinito dentro do finito… E não é que faz todo o sentido!.. Aliás, o físico Nassim Haramein foi quem eu ouvi falar disso primeiro.
      Procure as palestras dele na internet e maravilhe-se!

  2. Esta noticia não tem afinal um desenvolvimento correspondente ao titulo, pelo que percebi o universo existe de forma cíclica, atravessando 4 fases tal como a quase todos os elementos conhecidos da química, pois não devemos esquecer o novo estado que entretanto foi descoberto, o plasma, mas a resposta que eu gostaria de ter lido aqui, é: E antes, o que existia ? Para alem do universo que não é infinito, o que existe que possa ter dado origem a toda a matéria e energia que temos a noção que existe? O que está para alem dessa fronteira? Se são outros universos, o que está para além de todos esses universos?
    Essa sim era a teoria que o titulo me sugeriu. Fiquei desapontado com o titulo sensacionalista.
    A minha teoria é que o nosso universo é como um átomo no meio de tantos outros pertencentes a qualquer coisa, só não tenho teoria para a coisa.
    Explicaria as varias fases, que tal como o vento no nosso planeta, a energia flui de um lado para o outro e “congela em matéria” quando diminui em determinados pontos e “descongela em energia” quando essa concentração aumenta até ficar instável (Buracos negros), e é libertada em explosões massivamente gigantescas que “sopram” essa energia para longe em todas as direções, dado que estes acontecimentos são muitos e vão sucedendo em simultâneo em vários pontos do Universo ao mesmo tempo, a energia está em constante movimento e em todas as direções, originando novamente os mesmos resultados.
    Imagine-se, um lago com as aguas completamente paradas em que de repente começa a chover, os pingos de chuva são as explosões nos vários pontos do universo em simultâneo e as ondas que são originadas por cada pingo são a energia libertada a viajar em todas as direções.
    Continuo sem teoria para as paredes do lago.

  3. Vontade de entender não falta!
    Mas atirar com teorias á toa sem que tenham percebido bem as implicações do que já sabemos, pela confirmação prática das implicações de teorias validadas para todos os fenómenos conhecidos é outra coisa.
    ANdam por aí muitas teorias que não passam de fantasias de ficção básica. como essas, universos paralelos tuneis de viajar no espaço tempo e outras igualmente delirantes.
    Basta considerar os efeitos relativistas para se perceber que o tempo práticamente está parado em objectos do tamanho do universo quando concentrado num ponto para se perceber que há um infinito temporal no inicio e tudo indica aue se o universo continuar a expandir haverá a continuação da diminuição da temperatura do universo até ao zero absoluto onde tudo para e o tempo não tem mais significado!
    Esta é a minha maneira simples, gosto das explicações simples encerram mais verdade.

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …