O que existia antes do Big Bang? Cientistas revelam nova teoria

Um grupo de matemáticos sugere que o nosso Universo atravessa, de forma cíclica, quatro fases distintas – portanto, antes do Big Bang já havia um outro Universo, ou seja, outra “fase cosmológica”.

Segundo os investigadores, o nosso Universo não começou com a enorme explosão a que chamamos Big Bang – simplesmente houve uma transição de uma fase para outra.

O estudo, publicado Cornell University Library, prevê quatro fases distintas para o nosso Universo, sendo que a fase atual do Universo é apenas uma dessas fases.

“Houve uma fase antes do Big Bang, e é possível saber mais essa fase do Universo ao estudar a física da fase atual do nosso Universo” destacam os cientistas.

De acordo com Mir Faizal, um dos autores do estudo, “o Universo pode existir em quatro fases, tal como a água pode existir em três fases diferentes”.

“Da mesma forma que sabemos mais acerca as propriedades do gelo ao estudar a água que o formou, podemos saber mais sobre a cosmologia anterior ao Big Bang ao estudar a física do Universo”, destacou, citado pelo Daily Express.

Para a realização do estudo, os investigadores elaboraram uma versão modificada do princípio da incerteza, criado por Werner Heisenberg – que estabelece que não podemos determinar com precisão a posição e o momento de uma partícula.

“Usando nosso modelo cosmológico podemos estudar a física da fase cosmológica antes do início do nosso Universo” afirmou Faizal.

Os investigadores vão agora continuar a estudar o Universo para descobrir mais informações sobre as suas quatro fases.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que nem tudo começou com o Big Bang, já outros o afirmaram. Na década de 60 do século passado, realizou-se em Lisboa um congresso sobre Modelos Cosmológicos, organizado pelo então existente Centro de Cálculo Científico do Instituto Gulbenkian de Ciência. Os trabalhos apresentados nesse congresso foram aliás publicados em um volume pela Fundação Gulbenkian. Um dos congressistas, o Prof. António Gião, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e diretor científico do referido centro, defendeu em termos matemáticos, um modelo do Universo hipertoroidal, uma figura que generaliza o toro (a forma de um pneumático de automóvel) para um maior número de dimensões. Ao percorrer o hipertoro, o universo ora se expande ora se retrai, de uma maneira obviamente cíclica.

    J. M. S. Simões-Pereira

    • Essas ideias do double torus não são nada novas. Expansão, contração, infinito dentro do finito… E não é que faz todo o sentido!.. Aliás, o físico Nassim Haramein foi quem eu ouvi falar disso primeiro.
      Procure as palestras dele na internet e maravilhe-se!

  2. Esta noticia não tem afinal um desenvolvimento correspondente ao titulo, pelo que percebi o universo existe de forma cíclica, atravessando 4 fases tal como a quase todos os elementos conhecidos da química, pois não devemos esquecer o novo estado que entretanto foi descoberto, o plasma, mas a resposta que eu gostaria de ter lido aqui, é: E antes, o que existia ? Para alem do universo que não é infinito, o que existe que possa ter dado origem a toda a matéria e energia que temos a noção que existe? O que está para alem dessa fronteira? Se são outros universos, o que está para além de todos esses universos?
    Essa sim era a teoria que o titulo me sugeriu. Fiquei desapontado com o titulo sensacionalista.
    A minha teoria é que o nosso universo é como um átomo no meio de tantos outros pertencentes a qualquer coisa, só não tenho teoria para a coisa.
    Explicaria as varias fases, que tal como o vento no nosso planeta, a energia flui de um lado para o outro e “congela em matéria” quando diminui em determinados pontos e “descongela em energia” quando essa concentração aumenta até ficar instável (Buracos negros), e é libertada em explosões massivamente gigantescas que “sopram” essa energia para longe em todas as direções, dado que estes acontecimentos são muitos e vão sucedendo em simultâneo em vários pontos do Universo ao mesmo tempo, a energia está em constante movimento e em todas as direções, originando novamente os mesmos resultados.
    Imagine-se, um lago com as aguas completamente paradas em que de repente começa a chover, os pingos de chuva são as explosões nos vários pontos do universo em simultâneo e as ondas que são originadas por cada pingo são a energia libertada a viajar em todas as direções.
    Continuo sem teoria para as paredes do lago.

  3. Vontade de entender não falta!
    Mas atirar com teorias á toa sem que tenham percebido bem as implicações do que já sabemos, pela confirmação prática das implicações de teorias validadas para todos os fenómenos conhecidos é outra coisa.
    ANdam por aí muitas teorias que não passam de fantasias de ficção básica. como essas, universos paralelos tuneis de viajar no espaço tempo e outras igualmente delirantes.
    Basta considerar os efeitos relativistas para se perceber que o tempo práticamente está parado em objectos do tamanho do universo quando concentrado num ponto para se perceber que há um infinito temporal no inicio e tudo indica aue se o universo continuar a expandir haverá a continuação da diminuição da temperatura do universo até ao zero absoluto onde tudo para e o tempo não tem mais significado!
    Esta é a minha maneira simples, gosto das explicações simples encerram mais verdade.

RESPONDER

Afastado juiz que disse que "fechar as pernas" impedia agressão sexual

Um juiz de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA), que disse que fechar as pernas poderia evitar uma agressão sexual foi impedido de presidir um tribunal, tendo sido afastado da Suprema Corte do Estado. Segundo noticiou …

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …