Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada.

De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no Canadá sentem-se em perigo, depois do desaparecimento de Ahmed Abdullah al-Harbi, no mês passado, quando visitou a embaixada da Arábia Saudita em Otava.

O dissidente saudita acabou por reaparecer, na semana passada, mas na Arábia Saudita, pelo que os restantes ativistas receiam que este tenha sido coagido a regressar e a fornecer informações às autoridades sobre os restantes e as suas famílias.

São pessoas que “agora ficaram expostas. Ahmed revelou os seus nomes. E têm receio de poderem vir a ser localizados e que alguma coisa lhes possa acontecer a qualquer momento”, disse um dissidente no Canadá, que preferiu manter o anonimato.

“Existem pessoas que adotaram nomes falsos. Agora sabem quem elas são“, lamentou, por sua vez, Omar Abdulaziz, importante dissidente saudita que também vive no Canadá.

Segundo o mesmo diário, se os seus nomes forem revelados, as autoridades sauditas podem ameaçar as suas famílias na Arábia Saudita. O Governo costuma emitir proibições de viagem a familiares de dissidentes como forma de intimidação.

Na semana passada, um relatório apresentado pelos serviços de inteligência norte-americanos revelou que o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, aprovou o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018, na Turquia.

Esta terça-feira, soube-se que a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) entrou com uma ação judicial na Alemanha, na qual pede a acusação do príncipe herdeiro por crimes contra a Humanidade, incluindo o assassinato de Khashoggi.

Além da morte de Khashoggi, a denúncia da RSF aborda a situação de 34 jornalistas que foram detidos na Arábia Saudita, entre eles o escritor Raif Badawi, condenado em 2014 a 10 anos de prisão e a mil chicotadas por acusações relacionadas aos conteúdos de um blogue que o próprio fundou.

Com mais de 500 páginas, a denúncia detalha assassinatos, tortura, violência sexual, desaparecimentos e outros crimes contra a Humanidade cometidos contra jornalistas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …