/

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo.

Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar agentes nervosos, uma das substâncias químicas mais poderosas (e perigosas) do mundo.

A exposição a uma pequena quantidade de um agente nervoso pode ser fatal para o ser humano, um facto que se tornou, ao longo dos anos, um sério motivo de preocupação para os militares norte-americanos.

Por essa razão, o exército dos Estados Unidos está a trabalhar com a equipa de investigadores da universidade norte-americana com o objetivo de se desenvolverem tecidos capazes de absorver e neutralizar agentes nervosos – sendo uma mais-valia nos futuros uniformes militares.

De acordo com a Wired, a equipa de químicos é liderada por Omar Farha e está empenhada na criação de um revestimento capaz de destruir os agentes nervosos VX e soman. Este revestimento contém uma molécula que, ao entrar em contacto com um agente nervoso, decompõe a toxina deste químico.

De acordo com os investigadores, o revestimento é eficaz desde que esteja num ambiente com, pelo menos, 30% de humidade.

Agora que o tecido foi criado, o próximo passo é avaliar se este é adequado para um uniforme militar. Nesta fase, os cientistas irão levar a cabo vários testes de respirabilidade, para garantir que o revestimento não se solta do tecido. Além disso, a equipa de Farha quer também encontrar formas para agilizar o processo de produção.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.