/

Exército de drones caseiros bombardeou bases aéreas russas na Síria

8

O tempo em que os ataques de veículos aéreos não tripulados eram coisa de ficção científica já passou. O Ministério da Defesa russo confirmou que as suas bases na Síria foram bombardeadas por drones caseiros de inimigos não identificados.

Esta foi a primeira vez que drones guiados por GPS foram utilizados para um ataque militar, mas certamente não será a última.

O ataque confirmado pelo Ministério da Defesa da Rússia ocorreu no dia 5 de Janeiro. 13 pequenos drones visaram dois locais de defesa russos diferentes na Síria: a Base Aérea de Khmeimim e uma base naval no porto de Tartus.

Seis dos drones foram interceptados por unidades de guerra electrónica russas – três foram capturados e três explodiram em contacto com o solo. Outros sete foram “eliminados” por mísseis anti-aéreos Pantsir-S disparados pela defesa russa.

Não houve vítimas ou danos, mas os perigos imediatos e futuros são evidentes.

Ao examinar os drones capturados, os militares russos descobriram que estes foram grosseiramente montados e que carregavam bombas feitas localmente sobre as suas asas.

As fotografias dos veículos aéreos divulgadas pelo Ministério de Defesa da Rússia passam a impressão de que não eram potentes. Mas a análise efectuada revelou que foram lançados a partir de um local a mais de 50 quilómetros de distância dos seus alvos, navegando via GPS e sensores de controle de altitude.

Um exame técnico indicou que os drones teriam uma faixa de ataque efectiva de cerca de 100 quilómetros, o que é bastante aterrorizante. Isto significa que locais que podem parecer imunes a bombardeamentos estão, nesta nova era tecnológica, expostos.

Embora o uso deste tipo de veículo em cenários de guerra não seja novo, um ataque como este sofrido pelas bases russas na Síria é inédito.

Ainda não se sabe quem está por trás dos explosivos, uma vez que nenhum grupo assumiu responsabilidade pelo ataque.

No entanto, de acordo com o portal Science Alert, os russos insinuaram que a tecnologia utilizada era muito avançada para militantes locais, o que pode ser interpretado como uma sugestão de que tiveram ajuda das forças americanas nas proximidades, algo que o Pentágono diz que é “absolutamente falso”.

Há muitos dados sobre este incidente que ainda não estão claros, mas podemos ter a certeza de que este “avanço” pode abrir um novo capítulo no livro dos combates militares, com um final potencialmente sombrio.

8 Comments

    • … pois… é que com os microcontroladores programáveis baratos.. sejam eles arduinos ou só atmegas a coisa não é nada difícil de fazer.. mesmo nada.. e para além de tudo isso… funciona perfeitamente!!

      … pior que esse ataque… é a ideia que fica no ar para o público em geral! Qualquer um por muito pouco dinheiro e sem rasto visível compra um controlador.. uns “motoreszecos”.. sensores gps.. packs de baterias… traça a rota.. e puff… yep.. a “coisa” acabou de bater na ventoínha.. vivemos em tempos complicados!!! 🙁

      A segurança.. infelizmente.. é apenas uma ilusão!

  1. Realmente … “casualidades” ???
    Já em tempos eu alertei para as traduções à letra ou à “google”. que de tão óbvias poderiam ser facilmente corrigidas antes de mostrarem este tão grande mau aspecto !!!

    Em relação ao “perigo” creio que para os Russos interceptar estes drones é uma brincadeira, como ficou visto pelo resultado: ele foram facilmente neutralizados não obstante o seu elevado número!
    Eu recordo que estamos a falar de umas forças armadas que neutralizaram e até capturaram 2 enormes drones americanos de alta tecnologia enviados para espionagem na Ucrânia !

    Esperemos por mais episódios destes para nos divertirmos … !

  2. Porque é que colocam um multirotor como capa da noticia quando o aparelho usado para transportar as bombas nada tem a ver com um multirotor?

  3. Possivelmente inventados pelos tais dissidentes russos fugidos com a queda da URSS os tais que agora ao serviço do ditador Kim-Jong-un inventam bombas atómicas e mísseis.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.