Executivo norte-americano demite-se após admitir romance com espia russa

CoinDesk / Flickr

À direita, Patrick Byrne

Patrick Byrne, CEO da Overstock, anunciou esta quinta-feira o seu pedido de demissão do cargo ao admitir que teve um romance com uma russa condenada por “conspiração”.

A confissão do envolvimento com Maria Butina — agente russa que seduziu a elite dos grupos pró-armas nos EUA, para se infiltrar na classe política — levou Byrne a renunciar ao cargo porque a sua presença estaria a complicar as relações comerciais da empresa.

Numa entrevista ao The New York Times, Byrne disse que conheceu a espia numa convenção em Las Vegas, e que a sua insistência em se reunir com membros da campanha presidencial de Hillary Clinton e Donald Trump despertou a sua desconfiança.

Decidiu então envolver-se com o FBI, mas as distrações e consequências do seu envolvimento dificultaram a liderança na venda a retalho online. Segundo Byrne, isto transformou-o em alguém demasiado “controverso” para dirigir a empresa.

Após a divulgação do pedido de demissão de Byrne, as ações da Overstock — loja online fundada no final da década de 90 — subiram 8,31%, depois de terem sofrido uma queda de 30% em dois dias no início do mês por causa da polémica.

“Acredito que fiz o que era necessário para o bem do país, para a saúde da empresa, estou na triste posição de ter de cortar laços com a Overstock, tanto como CEO como membro do conselho de administração”, escreveu o ex-executivo na sua carta de demissão dirigida aos acionistas, noticia a Reuters.

Pavel Starikov / Flickr

A agente russa Maria Butina

Byrne admitiu na semana passada que, durante três anos, teve uma relação com Butina, mulher condenada por “conspiração” por seduzir membros da NRA, a Associação Nacional de Rifles, com o objetivo de se infiltrar na classe política americana.

Butina é a única agente russa detida e condenada nos Estados Unidos pela investigação por interferência de Moscovo nas eleições presidenciais de 2016. A agente russa cumpre agora uma sentença de 18 meses de prisão.

A agente admitiu ter conspirado com uma autoridade russa para se infiltrar num grupo de defesa de armas e influenciar ativistas conservadores e republicanos norte-americanos.

Na carta de demissão do executivo, Byrne disse ter ajudado agentes e revelou o seu envolvimento em investigações de espionagem política conduzidas contra Hillary Clinton e Donald Trump.

“Acredito que, no futuro, a minha presença definitivamente não será propícia para discussões estratégicas”, escreveu Byrne na sua carta de renúncia.

O romance foi tornado público a 12 de agosto através de reportagens na Fox News. Byrne disse que divulgou a sua declaração por entender que alguém acabaria por descobrir o seu envolvimento na investigação federal se ele não o revelasse.

Patrick Byrne fundou a Overstock, uma empresa de venda online a retalho de móveis e decoração com descontos. O norte-americano esteve durante 20 anos no cargo de diretor executivo da empresa.

Embora o diretor executivo se tenha afastado, continua a estar envolvido na empresa. Byrne é o maior acionista da Overstock, detendo 15% do negócio, e mantém um investimento pessoal significativo em tecnologia blockchain, na qual a empresa investiu.

Byrne disse que vai continuar envolvido nos investimentos em blockchain da empresa e talvez num novo negócio, que vai aplicar esta tecnologia no mercado de energia elétrica. Mas primeiro quero surfar“, confessou. Apesar do recuo, Byrnes pretende relançar o seu site DeepCapture.com e “continuar a falar para o mundo”.

DR, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …