Ex primeiro-ministro francês candidata-se à Câmara de Barcelona

Webstern Socialiste / Flickr

Manuel Valls, ex-primeiro-ministro da França, candidata-se a Barcelona

Pela primeira vez na História um antigo primeiro-ministro francês candidata-se à presidência da câmara de uma cidade de um país estrangeiro. Manuel Valls anunciou esta terça-feira a sua candidatura à autarquia de Barcelona, em Espanha, e fê-lo directamente a partir da capital catalã.

“Quero ser o próximo presidente da câmara de Barcelona” declarou Manuel Valls a partir da capital catalã. O antigo primeiro-ministro francês, de 56 anos, proferiu a sua alocução no Centro de cultura contemporânea da cidade onde tinha nascido.

Valls, que ainda é deputado em França, pelo circulo de Essonne, na periferia sul de Paris, só aos 20 anos obteve a nacionalidade francesa.

O antigo primeiro-ministro gaulês fez toda a sua vida política activa no país, na ala mais à direita do partido socialista. Foi presidente da câmara de Evry, Ministro do Interior e primeiro-ministro do presidente François Hollande, e candidato derrotado às primárias da esquerda do ano passado.

Arredado do Eliseu, Valls acabaria por se aliar ao partido do actual chefe de Estado, Emmanuel Macron. Natural de Barcelona, acabou por se envolver nos últimos tempos na luta contra o independentismo catalão e pela manutenção da região no seio da Espanha.

O partido centrista Ciudadanos já prometeu apoia Valls na conquista da câmara de Barcelona – enquanto, a partir de França, se multiplicam os apelos a que o político que saltou a fronteira se demita dos cargos políticos que mantém ainda do outro lado dos Pirinéus.

RFI // RFI

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é que é vontade ir ao “tacho”!…
    já não bastava candidatar-se a uma Camara de uma cidade onde não vive, este chega ao cumulo de se candidatar a uma Camara noutro país!…
    No mínimo, tem que perder imediatamente todos o cargos públicos que ainda tem na França!
    Em Barcelona também não vai ter muita sorte… eu estive lá na semana passada e sente-se cada vez mais a vontade da independência da República Catalana!
    Mas, até vou ficar atento aos resultados…

  2. Simplesmente vergonhoso! Mais um servo ao serviço de sua majestade em nome da continuidade imperialista de Madrid, será que na política vale tudo? Este deve ser mais um descendente de castelhanos a pretender ditar leis em terra alheia. O povo catalão merece mais respeito logo até pelo civismo que têm demonstrado até aqui perante todas as provocações de Madrid.

RESPONDER

Bomba junto a escola em Cabul, no Afeganistão, causa 25 mortos e 50 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola na zona ocidental de Cabul provocou hoje pelo menos 25 mortes, muitos deles jovens estudantes, e 50 feridos, adiantou uma fonte do Governo do Afeganistão. Segundo avança …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …