Ex primeiro-ministro francês candidata-se à Câmara de Barcelona

Webstern Socialiste / Flickr

Manuel Valls, ex-primeiro-ministro da França, candidata-se a Barcelona

Pela primeira vez na História um antigo primeiro-ministro francês candidata-se à presidência da câmara de uma cidade de um país estrangeiro. Manuel Valls anunciou esta terça-feira a sua candidatura à autarquia de Barcelona, em Espanha, e fê-lo directamente a partir da capital catalã.

“Quero ser o próximo presidente da câmara de Barcelona” declarou Manuel Valls a partir da capital catalã. O antigo primeiro-ministro francês, de 56 anos, proferiu a sua alocução no Centro de cultura contemporânea da cidade onde tinha nascido.

Valls, que ainda é deputado em França, pelo circulo de Essonne, na periferia sul de Paris, só aos 20 anos obteve a nacionalidade francesa.

O antigo primeiro-ministro gaulês fez toda a sua vida política activa no país, na ala mais à direita do partido socialista. Foi presidente da câmara de Evry, Ministro do Interior e primeiro-ministro do presidente François Hollande, e candidato derrotado às primárias da esquerda do ano passado.

Arredado do Eliseu, Valls acabaria por se aliar ao partido do actual chefe de Estado, Emmanuel Macron. Natural de Barcelona, acabou por se envolver nos últimos tempos na luta contra o independentismo catalão e pela manutenção da região no seio da Espanha.

O partido centrista Ciudadanos já prometeu apoia Valls na conquista da câmara de Barcelona – enquanto, a partir de França, se multiplicam os apelos a que o político que saltou a fronteira se demita dos cargos políticos que mantém ainda do outro lado dos Pirinéus.

// RFI

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é que é vontade ir ao “tacho”!…
    já não bastava candidatar-se a uma Camara de uma cidade onde não vive, este chega ao cumulo de se candidatar a uma Camara noutro país!…
    No mínimo, tem que perder imediatamente todos o cargos públicos que ainda tem na França!
    Em Barcelona também não vai ter muita sorte… eu estive lá na semana passada e sente-se cada vez mais a vontade da independência da República Catalana!
    Mas, até vou ficar atento aos resultados…

  2. Simplesmente vergonhoso! Mais um servo ao serviço de sua majestade em nome da continuidade imperialista de Madrid, será que na política vale tudo? Este deve ser mais um descendente de castelhanos a pretender ditar leis em terra alheia. O povo catalão merece mais respeito logo até pelo civismo que têm demonstrado até aqui perante todas as provocações de Madrid.

RESPONDER

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …