Ex-primeiro-ministro escocês absolvido das acusações de assédio sexual

Ewan McIntosh / Flickr

Alex Salmond

Alex Salmond, ex-primeiro-ministro da Escócia, foi absolvido esta segunda-feira das acusações de assédio sexual.

O antigo chefe do governo autónomo escocês Alex Salmond estava acusado de ataques sexuais e tentativas de violação. Esta segunda-feira, um júri do Tribunal Superior de Edimburgo decidiu ilibar o político das 12 acusações de tentativa de violação, assédio sexual e comportamento indecente levadas a tribunal por nove mulheres.

A acusação disse ter provas de um tipo de comportamento “predador” e “reincidente” por parte de Salmond. No entanto, segundo o Expresso, o político afirmou sempre que não tinha cometido os atos de que era acusado.

Salmond foi chefe do governo regional entre 2007 e 2014. Agora que o seu nome está limpo, a Sky News avança que o político está a considerar regressar à vida política.

Este caso teve início nos primeiros meses de 2018, quando algumas queixas de funcionárias do Governo escocês chegaram ao quartel-general dos nacionalistas escoceses. Os nomes de quem acusou Salmond não são conhecidos, mas uma das queixosas, apresentada apenas como H. nos documentos judiciais, disse em tribunal sentir-se “como se estivesse a ser alvo de uma caçada”.

Segundo a mulher, Salmond despiu-a contra a sua vontade, empurrou o seu corpo contra o dela, e apalpou-a sem consentimento. “Fisicamente ele estava em cima de mim, o dia já tinha escurecido, ele estava sempre a beijar-me, a tentar tirar-me a roupa, aconteceu tudo muito rápido.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.