Ex-PM John Major alerta para apoiantes radicais do Brexit entre conservadores

Steve Punter / Wikimedia

O ex-primeiro-ministro inglês John Major

O ex-primeiro-ministro inglês John Major

O ex-primeiro-ministro britânico John Major alertou hoje para a existência de “ultra” apoiantes do Brexit no Partido Conservador, que procuram uma rutura radical com a União Europeia e silenciam qualquer dissidência.

Num artigo publicado no jornal “The Mail on Sunday”, John Major disse que a campanha a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’), em que participou o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, esteve baseada em “factos e falsas promessas”.

O ex-primeiro-ministro, que esteve no cargo entre 1990 e 1997, lamentou que uma fação dos conservadores se oponha a qualquer crítica à sua visão de “um Brexit duro”, atitude que classificou de “profundamente antidemocrática e muito pouco britânica”.

“Lançaram ataques pessoais contra o Governador do Banco de Inglaterra, contra juízes, altos funcionários, políticos estrangeiros e outras figuras públicas”, disse John Major.

“Se esse rancor vem das massas ou de minorias extremas pode ser ignorado. Mas quando se trata de políticos, incluindo aqueles que estão no partido do Governo, é hora de enfrentá-lo”, sustentou.

Para o antigo primeiro-ministro, romper por completo os laços com a UE e com as regras do comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC) com os 27 parceiros da UE seria um “desastre” para a economia britânica.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PRR. Nome de Vítor Caldeira na mesa para presidir à Comissão de Auditoria e Controlo

O inspetor-geral de Finanças vai presidir à Comissão de Auditoria e Controlo (CAC) que acompanhará a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que deverá, também, integrar o ex-presidente do Tribunal de Contas …

Altice Portugal avança "nas próximas semanas" com despedimento coletivo

A Altice Portugal confirmou esta terça-feira à Lusa que vai dar início, "nas próximas semanas", a um processo de rescisões de contratos de trabalho através de despedimento coletivo, no âmbito do Plano Integrado de Reorganização, …

BE e PAN criticam "falta de liberdade de expressão" no Porto

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”. “Soubemos que …

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …