Ex-ministro do Turismo do Brasil detido por suspeita de corrupção

pmdbnacional / Flickr

Henrique Eduardo Alves, ex-ministro do Turismo do Brasil

Henrique Eduardo Alves, ex-ministro do Turismo do Brasil

O ex-ministro do Turismo do Brasil foi detido, esta terça-feira, no âmbito de uma investigação ligada à operação Lava Lato, que investiga corrupção na construção do estádio Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Henrique Eduardo Alves é suspeito de corrupção e branqueamento de capitais por ter supostamente participado em desvios nas obras do estádio, construído para receber jogos do último mundial de futebol, realizado no Brasil em 2014.

Além do ex-ministro, a operação também tem como alvo o ex-deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que está preso na cidade de Curitiba.

Segundo informações divulgadas pela polícia brasileira, está em causa a investigação a cobrança de preços muito além dos estipulados na construção do estádio que chega a 77 milhões de reais (20,8 milhões de euros).

“A investigação começou após a análise das provas coletadas em várias das etapas da Operação Lava Jato, que apontavam solicitação e o efetivo recebimento de vantagens indevidas por dois ex-parlamentares cujas atuações políticas favoreceriam duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio”, explicou a polícia federal em nota.

As autoridades policiais destacaram ainda que com base no depoimento de delatores que colaboram com a Justiça e na quebra de sigilo fiscal, bancário e telefónico dos envolvidos foram identificados diversos valores recebidos como doação eleitoral oficial entre os anos de 2012 e 2014. Estas doações, porém, eram pagamentos de subornos.

Henrique Eduardo Alves foi ministro do Turismo no Governo da ex-Presidente Dilma Rousseff e também do atual Presidente, Michel Temer.

Saiu do Governo no ano passado depois da denúncias relacionadas à Lava Jato envolverem o seu nome. Na altura, o político foi citado como fazendo parte de um esquema de corrupção denunciado pelo delator Sérgio Machado, ex-presidente da Transpreto, uma das subsidiárias da Petrobras.

A operação policial de hoje foi batizada com o nome de Manus em referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, cujo significado é uma mão esfrega a outra, uma mão lava a outra.

A Lava Jato investiga o maior escândalo de corrupção da história do Brasil, que envolve grandes empresas, nomeadamente a petrolífera Petrobras.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …